A área de serviço, geralmente, é um ambiente esquecido em nosso lar, não é verdade? E na casa das clientes não é diferente. O que acontece, na maioria dos casos, é que a decoração ganha prioridade em todos os outros cantos, menos, na lavanderia.

Logo, este ambiente, que deveria ser um espaço organizado e que remete à limpeza, acaba virando a área da bagunça. Itens que não são mais usados, produtos de limpeza, roupa suja… Quando menos percebemos, está tudo entulhado e não há mais espaço para um grampo de cabelo.

Se você se identificou com esta situação ou já viu alguma lavanderia neste estado, acompanhe nosso artigo de hoje e descubra algumas dicas mágicas para ganhar mais espaço na lavanderia!

Passo a passo para ganhar mais espaço na lavanderia

1. Elimine o que é desnecessário

Caixas com itens antigos, embalagens vazias, objetos guardados. Não adianta: o primeiro passo para organizar qualquer ambiente é começando a árdua tarefa de eliminar itens desnecessários – e para ganhar mais espaço na lavanderia não é diferente.

2. Otimize o espaço levando em consideração a utilidade dos objetos

Depois de deixar no ambiente somente o que é necessário, começa a primeira parte da organização em si. Primeiro, pense onde vai ficar a máquina de lavar – que é o maior e mais importante item do ambiente.

Qual o melhor local para ela levando em conta a circulação? O local escolhido favorece no dia a dia da cliente, pensando no ato de colocar e tirar as roupas da máquina? Ela está perto de algum armário com os produtos de limpeza? Se a tampa é na parte superior, há espaço suficiente para abertura?

As mesmas regras valem, também, para os outros itens encontrados no espaço, como armários, secadora, varais, etc.

3. Adicione os elementos mágicos para ganhar mais espaço na lavanderia

Como é o caso da cozinha, ou mesmo do closet, existem alguns elementos que podem ajudar – e muito – a ganhar mais espaço na lavanderia. Conheça alguns deles:

  • Varais retráteis: se você mora em apartamento, sabe da dificuldade de lidar com varais de dobrar, pois nem sempre eles são o suficiente. Por isso, ter um varal retrátil na lavanderia ajuda a secar grandes volumes de roupa e, quando não estiver sendo usado, ele não vai ocupar espaço em vão.
  • Ganchos de parede: eles são perfeitos para pendurar todas as vassouras da casa. Assim, elas não ficam jogadas onde não devem e não ocupam espaço. Se a cliente tiver um armário alto na lavanderia, melhor ainda, você pode fixar os ganchos pelo lado de dentro da porta, mantendo-as ali mesmo.
  • Pequenas prateleiras: sabe aquelas coisas que são muito usadas, quase todos os dias? Ter prateleiras para deixá-las sempre a mão pode ser algo muito funcional!
  • Cestos organizadores: os cestos são perfeitos para manter a ordem dentro dos armários e ainda, otimizar o espaço. Use-os para separar todos os itens por função, como por exemplo, grampos de roupas, produtos para as roupas, para o piso e cerâmicas, elementos de costura, ferro de passar, pequenas ferramentas (se houver) entre outras. Depois, organize-os dentro do armário e, se for o caso, etiquete-os para que tudo fique ainda mais claro.

4. Móveis pré-fabricados são sempre uma excelente solução

Nós sabemos que o tamanho dos imóveis diminuiu consideravelmente nos últimos anos e as lavandeiras, que antigamente tinham um bom tamanho, hoje, são espaços bem reduzidos. Por isso, quando a sua cliente ainda não tem móveis nesse ambiente, sugerir a contratação de um profissional para pensar no mobiliário do espaço garante que tudo vá ficar no seu devido lugar depois das suas técnicas de organização.

Estas são algumas dicas bem simples quando se trata de ganhar mais espaço na lavanderia. É muito fácil aplicá-las, e ver o resultado desta prática é algo quase que instantâneo. Ponto pra você e pra sua cliente, que vai ter muito mais facilidade em usar a área de serviço.

Se você tem alguma outra dúvida sobre como ganhar mais espaço na lavanderia? Escreva pra mim pelos comentários e até a próxima. 

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.