Organizando o Home Office: o Cérebro da Sua Casa

No desafio dessa semana, vou te ajudar a organizar seu escritório, ou home office. Se sua cozinha é considerada o centro das calorosas reuniões familiares e agitada pelas atividades do dia a dia, seu escritório é o cérebro da sua casa.

Não importa se você trabalha em casa ou se usa esse espaço para pagar contas e organizar as obrigações familiares, um home office organizado é imprescindível para manter sua casa e sua rotina funcionando bem. 

Helena Alkhas

Passo-a-Passo Para Organizar o Home Office

  1. Organizando Para Organizar

    Como sempre vamos nos organizar para organizar! Confira as dicas de como se preparar para o Desafio e a lista de materiais que compartilhei contigo aqui neste post.

    Traga tudo o que você irá precisar para o seu projeto de organização.

    Separe cestas ou caixas e identifique com os cartões que você baixou quando se inscreveu para o desafio para que possamos fazer a triagem de forma correta. São eles: MANTER, MOVER, DOAR e LIXO.

    No caso da organização de armários como o que vamos organizar essa semana, eu também crio uma bolsa para colocar as peças que precisam de reparo. Ao final da triagem, coloque essa bolsa no seu carro, garantindo que ela não ficará esquecida em um canto do seu lindo quarto.

    A caixa “MANTER” é para os itens que vão continuar nesse cômodo, e a caixa “MOVER” é para aquelas coisas que precisam ser guardadas em outro lugar da casa, mas que como eu te ensinei, não faremos até terminarmos a organização deste espaço.

    Crie uma área de trabalho, liberando uma area do quarto, como a cama, por exemplo. Seja o chão ou a cama, cubra com um lençol ou uma colcha.

    Eu também gosto de deixar o aspirador por perto quando estou organizando qualquer local. É perfeito para limpar bem todos os cantinhos e as áreas mais escondidas e difíceis de alcançar. 

  2. Reúna Suas Ferramentas

    Baixe o checklist de organização desta semana
    – Sacos de lixo,
    – Etiquetas,
     – Marcadores e caneta,
     – Uma pasta para seu checklist,
    – Um bloco de anotações para escrever o que precisa ser comprado ou ser feito,
    – Escada doméstica,
    – Faca multiuso,
    – Notas adesivas (do tipo post-it).

  3. Superfícies Destralhadas

    Uma parte importante de um Home Office produtivo é ter onde trabalhar.
    Com o dia-a-dia super corrido, acabamos por deixar tudo na mesa, nas bancadas e quando finalmente paramos para organizar, ficamos sem fôlego, pois o acúmulo é grande e aí bate aquele desânimo.

    Para que você comece com o que chamamos em inglês de u0022clean slateu0022, que é quando damos uma zerada na situação e podemos recomeçar.

    Assim, agora é hora de você remover e coletar absolutamente tudo o que está na mesa, bancadas, cadeiras, empilhado no chão etc.

    Nós vamos trabalhar primeiro com o que não u0022tem casau0022, o que está simplesmente empilhado esperando você tomar uma providência.

    Você provavelmente irá encontrar correspondência fechada, revistas, catálogos, materiais de projetos, documentos e tudo bem. Agora eu só quero que você separe tudo isso em suas próprias categorias, as nossas famosas famílias.

    Na semana que vem, nós iremos organizar papéis e documentos, então, não se preocupe pois, nós vamos dar um endereço para a papelada da sua vida. Prometo!

  4. A Escrivaninha

    Por alguma razão que me escapa a compreensão, o mobiliário de escritórios costuma ter todo tamanho de gaveta, inclusive gavetas em tamanhos absolutamente inúteis (eu tenho uma dessas na minha mesa! ha!).

    São aquelas gavetas profundas demais para organizarmos com caixas, mas rasas demais para organizarmos pastas suspensas. Enfim, divago e o que quero dizer é que é hora de esvaziarmos todas as gavetas da sua escrivaninha. 😀

    Eu gosto de começar pela sua escrivaninha, pois, mesmo que você não consiga terminar os armários e estantes em uma tacada só, pelo menos você terá a sua mesa já organizada e limpa e poderá se sentar, seja para trabalhar ou rever algum documento para a sua casa.

    Remova tudo e agora que as superfícies do home office estão vazias (você deve ter seguido o passo #3), vá colocando os grupos de itens juntos e aproveitando para destralhar.

    Itens comuns nas gavetas do escritório são:
    – clipes de papel
    – grampeador
    – removedor de grampos
    – reserva de grampos para o grampeador
    – régua
    – furador
    – elástico
    – tesoura
    – cola
    – fita durex
    – envelopes
    – cartões profissionais
    – canetas
    – lápis / lapiseira
    – apontador
    – grafite
    – borracha
    – talões de cheque
    – caderno de senhas
    – cartucho de tinta da impressora
    – pequenos equipamentos e acessórios
    – etiquetadora (claro!)

    Uma vez você tenha removido tudo das gavetas e organizado por categorias, aproveite para limpar as suas gavetas para então repor tudo no lugar antes de passar para a próxima etapa. Assim, você garante que ela estará prontinha para ser usada se você precisar.

    Quando for organizar as gavetas use caixas ou divisores de gaveta para manter bem organizado as coisas miúdas, como clipes de papel, canetas, lápis e grampos. Fica muito mais fácil manter tudo no lugar.

    Caso você não tenha esses produtos em casa, coloque todos os itens miúdos em pequenos saquinhos, tipo ziplock até você poder comprar ou fazer as caixinhas.

  5. Armários u0026 Estantes

    Se você tem armários e/ou estantes, chegou a temida hora de revisitar absolutamente tudo o que você vem guardando por aqui.

    Reveja todos os itens e se pergunte se isso é realmente necessário, se vale a pena o espaço que ocupa na sua casa e por consequência na sua vida.

    Organize seu home office de acordo com o que você mais usa. Ponha os itens que você usa habitualmente nas gavetas da escrivaninha. Coloque os itens menos usados nas prateleiras mais altas ou nos armários. 

    Use revisteiros e pastas de arquivo para guardar itens que você precisa mas não quer que fiquem a vista o tempo todo. 

  6. Revisão

    Uma vez um espaço esteja organizado, se ele é usado continuamente como um home office, ele não se manterá assim, a não ser que você o mantenha organizado.

    Assim, crie o hábito de reorganizar sua área de trabalho no fim de cada dia, bem como de agendar revisões semestrais ou anuais. Isso vai garantir que seu escritório esteja sempre organizado, com apenas o que você realmente quer e precisa ali, mas também que ele reflete a vida que você está vivendo hoje e não a de 10 anos atrás!

Organizadores Usados em Home Office

São itens comuns para organizar seu escritório: 

  • Separadores de gaveta ou caixas pequenas
  • Pasta de arquivo
  • Prateleiras ou estante para revistas
  • Bandejas para papel
  • Caixas com tampa
  • Separadores e etiquetas
  • Organizadores bonitos para pôr em cima da escrivaninha para guardar canetas, lápis e itens de escritório pequenos  

Conclusão

Não importa se você tem um cômodo inteiro dedicado ao seu home office ou um pequeno espaço que você usa para essa finalidade, essas dicas vão te ajudar a manter o cérebro da sua casa funcionando muito bem.

Que tipo de escritório você tem? Você gosta da ideia do seu escritório estar mesclado com o resto dos espaços da família ou você precisa de uma separação? Vou amar saber como é seu escritório nos comentários. 

Até a próxima semana!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.