Se Todo Mundo Diz A Mesma Coisa, Como Você Se Diferencia?

Você, colega Personal Organizer, sabe o que é ou já ouviu falar de Inbound Marketing? Esta é uma ferramenta de marketing que já não é tão novidade assim, mas que, por incrível que pareça, ainda é um mistério para muitas das profissionais autônomas que eu conheço.

Pensando na importância que o assunto pode ter para sua carreira como Personal Organizer, resolvi fazer uma série de artigos te contando tudo o que eu sei sobre o assunto e o que o Inbound Marketing já fez e continua fazendo pelo meu negócio.

A partir de hoje nós vamos conversar mais sobre o assunto. Então, vamos começar pelo começo…

young woman typing on desktop
Como se diferenciar como personal organizer em um mercado barulhento?

O que é Inbound Marketing?

Basicamente, podemos dizer que Inbound Marketing é o oposto do velho marketing que conhecemos. Propagandas intrusivas, comerciais chatos, panfletos sem propósito algum ou comerciais que passam rapidamente e logo morrem…

O inbound é diferente. Com ele, a ideia inicial é estabelecer um relacionamento com suas potenciais clientes. Mas como assim, Helena?

É que tudo é diferente no Inbound Marketing, começando pelos formatos. Esse artigo que você está lendo, por exemplo, é Inbound Marketing. Os e-mails que você recebe em sua caixa de mensagens, com dicas que trazem valor para sua rotina, também!

Ou seja, sempre que você entrega valor para uma pessoa que pode vir a contratar seu serviço ou comprar seu produto, você estreita o relacionamento com ela.

Ela passa a te ver como referência, começa a perceber que você entende muito do assunto, ela começa a notar que você realmente está ajudando-a no dia-a-dia e, como retribuição, se torna cliente.

Quer um exemplo bem prático?

Imagine que você, personal organizer, crie um blog para começar a divulgar seus serviços. Mas, ao invés de ficar apenas falando de você e como é boa no que faz, começa a fazer postagens sobre como organizar a despensa, se preparar para uma viagem, organizar uma festa de fim de ano, entre outros assuntos que tiram o sono de sua potencial cliente.

Agora você deve estar pensando: mas se eu ensiná-la, ela nunca irá me contratar…

Aí é que muitos se enganam. Se fosse assim, não existiriam mais chefs de cozinha no Brasil levando em conta a quantidade de receitas espalhadas pelo Google ou Youtube, concorda?

Quando você ensina, você demonstra autoridade. Mostra que entende muito do assunto. E sua cliente vai perceber que você tem muito mais conhecimento para oferecer na prática.

Mas é simples assim? É só eu escrever em um blog que a mágica acontece?

É claro que não! Afinal, tudo o que é bom requer dedicação, mas no final vale a pena.

No mundo do Inbound Marketing para Personal Organizers, existem vários conceitos que você precisa conhecer e que vão te ajudar com uma estratégia completa. Palavras-chave, personas, canais em que você vai distribuir este conteúdo, entre outros. Mas tudo isso eu vou falar em meus próximos conteúdos.

Por hoje, podemos finalizar este assunto, apontando as principais vantagens do Inbound Marketing para Personal Organizer:

  • Você reduz custos, pois ele é mais barato que o Outbound Marketing (Marketing tradicional);
  • Você se aproxima das suas clientes e cria uma relação duradoura;
  • Consegue focar e atingir as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente estão precisando de seu serviço.
  • Se torna uma autoridade no assunto;
  • Tem a possibilidade de analisar todas as suas ações. Isso faz com que seja possível ver o que está dando certo ou errado, e realinhar suas ações e estratégia.

O melhor nesta história toda é que você pode fazer tudo sozinha. Pelo menos enquanto não possui um grande orçamento para Inbound Marketing. E é verdade, afinal eu fiz tudo sozinha durante anos e, se você está aqui agora, lendo este texto, é porque minha estratégia de Inbound Marketing funcionou!

Bacana não é? No próximo artigo sobre o assunto vamos começar a falar dos conceitos do inbound e da parte mais prática nisso tudo, ok? Te vejo por aqui!

Se você quer conhecer a fundo e implementar estas e muitas outras estratégias no seu negócio de organização profissional, confira o programa Profissão: Personal Organizer, o meu curso online com mentoria em grupo.

Ah, e antes de ir embora, quero te contar sobre um Congresso em que estarei participando, é a 5ª Conferência Internacional. Dá só uma olhadinha na programação, quanta coisa legal vai rolar por lá!

Então, por hoje é isso! Nos vemos na semana que vem! 🙂

Similar Posts

7 Comments

  1. Muito bom Helena,
    Como faço para receber os outros e-mails?

    Estou desenvolvendo um blog, já fiz alguns cursos sobre mkt digital, e você falou muito bem.

    Aguardo por mais.

    Obrigada

    1. Oi, Tânia.
      Muito obrigada e fico feliz que tenha gostado do post.
      Se você é assinante do Círculo, você irá receber notificações por email. Caso não seja, você pode conferir aqui toda primeira segunda feira do mês, quando irei postar sobre isso.
      Beijos!

  2. Helena, que legal! É um trabalho árduo, mas com certeza vale muito a pena! Muitas já estão fazendo isso sem perceber! Parabéns pelo post!

Leave a Reply

Your email address will not be published.