Essa semana nós vamos organizar o quarto do casal! Você sabe que eu te motivo a destralhar cada cantinho da sua casa, mas se tem um cômodo que eu eu acredito ser inaceitável que tenhamos tralha guardada é aqui no quarto de dormir. Afinal, seu quarto é o seu refúgio, um lugar para descansar, se desconectar do mundo e se reenergizar.

E me atrevo a dizer mais, seu quarto do casal deve ser nada menos que um santuário. Um lugar que você ame estar, acordar todos os dias e ir dormir à noite.

Quando este quarto está destralhado, limpo e organizado, você dorme melhor, tem dias mais produtivos e o seu relacionamento é mais feliz. Quem diria!?

Este é um espaço onde não tem que ter nada extra. Apenas suas roupas organizadas no armário, sua cama, mesas de cabeceira destralhadas, abajures e um ou dois livros que você esteja lendo.

O quarto do casal é projetado para ser um lugar para relaxar e restaurar nossas energias. E quem consegue relaxar com pilhas de roupas que chegaram da lavanderia, uma mala semi aberta quase caindo da cadeira e uma caixa cheias de declarações de imposto de renda em um canto?!

Pense assim: seu quarto é a primeira coisa que você vê quando abre seus olhos pela manhã e a última a ver antes de dormir. Esse espaço tem em impacto gigantesco na sua atitude. 

Então por que não transformá-lo em um local que permite que você tenha uma mente tranquila pela manhã e relaxada a noite? 

E como a gente pode fazer isso? Por tirar de dentro do quarto tudo que não pertence a ele. 

Depois de desentulhar, organizar e restaurar a paz ao seu quarto, me conte se você não vai estar dormindo melhor e acordando mais feliz!

Semana que vem nós iremos organizar o closet do casal, então fique de olho nas postagens aqui no blog.

Vejamos o passo a passo do desafio dessa semana.

Como Organizar o Quarto de Dormir

  1. Organizando Para Organizar

    Como sempre vamos nos organizar para organizar! Confira as dicas e lista de materiais que compartilhei contigo aqui neste post.

    Traga tudo o que você irá precisar para o seu projeto de organização.

    Separe quatro cestas ou caixas e identifique com os cartões que você baixou quando se inscreveu para o desafio para que possamos fazer a triagem de forma correta. São eles: MANTER, MOVER, DOAR e LIXO.

    Os itens da caixa “MANTER” é para os que vão continuar nesse cômodo, e os da caixa “MOVER” é para aquelas coisas que precisam ser guardadas em outro lugar da casa.

    Crie uma área de trabalho, liberando uma bancada. Como muitos banheiros são bem pequenos, alternativamente, cubra o piso do corredor com um lençol ou colcha para você usar para este projeto.

  2. Reúna Suas Ferramentas

    Baixe o checklist de organização desta semana
    – Sacos de lixo,
    – Etiquetas,
     – Marcadores e caneta,
     – Uma pasta para seu checklist,
    – Um bloco de anotações para escrever o que precisa ser comprado ou ser feito,
    – Escada doméstica,
    – Faca multiuso,
    – Notas adesivas (do tipo post-it).

  3. Criando a Visão Que Você Quer Para o Seu Quarto do Casal

    Sempre que inicio qualquer projeto de organização, seja para minha casa ou para meus clientes, eu faço questão de definir a visão que desejamos para o espaço.

    Com essa definição em mãos, tudo ficará mais fácil. Do posicionamento dos móveis aos objetos de decoração; do que ficará no ambiente e do que será levado para outras áreas da casa ou descartado. Com a sua visão em mãos, fica simples fazer o que tem que ser feito.

    Ela é uma bússola e quando você se sente perdida, no meio do projeto, basta parar e se perguntar u0022isso aqui (qualquer que seja o objeto ou a dúvida) cabe na minha visão para este ambiente?u0022 e a resposta vem com naturalidade, pois você tem um destino.

  4. Esvazie

    Esvazie todas as gavetas dos criados mudos e escrivaninha. Não mexa nas suas roupas. Nós iremos cuidar disso semana que vem!

    Como sempre, retire tudo que não pertence ao espaço que estamos organizando, colocando na caixa MOVER. Mais tarde, leve cada item que você decidir manter para o local apropriado.

    Remova tudo que não pertença ao seu quarto relaxante. Descarte tudo o que estiver velho, sem uso e que não se conecte com a visão que você tem para o seu quarto.

    Recoloque os itens que irão continuar, no seu devido lugar e de forma organizada.

  5. Limpe

    Tire o pó
    Tire o pó de todas as superfícies do quarto. Se você tinha muita tralha espalhada, vai ter muito pó nos cantinhos que você não conseguia limpar antes. Então, aproveite agora para limpar tudo muito bem! 
    Aspire o pó do colchão
    Passe o aspirador de pó no colchão. Daí, vire o lado e passe o aspirador do outro lado. 
    Aproveite essa oportunidade para trocar a roupa de cama.
    Como sempre, retire tudo que não pertença ao quarto e encontre um local apropriado para o que você decidir manter. Tire o pó e varra embaixo da cama. 

  6. Defina as Áreas de Atividade

    Se o tamanho do quarto permitir e você quiser, crie diferentes áreas de atividade.

    Alguns exemplos de atividades comuns em um quarto relaxante são:
    – um canto de leitura – uma cadeira, uma manta, mesinha e luminária
    – área de troca de roupa e maquiagem
    – dormir – área da cama e mesas de cabeceira 

    Iluminação
    Capriche na iluminação do seu quarto para que você tenha opções. O ideal é termos la possibilidade de diminuir a intensidade da luz, ter luzes para leitura na cabeceira e assim criar um ambiente relaxante.

    Ter Televisão ou Não?
    Para mim, não há discussão que ter uma televisão e eletrônicos no quarto é muito ruim para a qualidade do nosso sono. Mas, como a palavra u0022casalu0022 inclui duas pessoas, nós temos que considerar o que ambas pensam do assunto!

    Quer você seja do time u0022zero televisãou0022 como eu ou não, o importante é não criar o hábito de assistir filmes violentos ou o noticiário na cama.

    Deixe este tipo de conteúdo para ser visto na sala de TV, horas antes de ir dormir para ter tempo de desconectar e você notará uma melhoria imediata na qualidade do seu sono.

    E o Celular?
    O mesmo vale para os celulares. Passe a carregá-los na cozinha ou home office para não cair na tentação de dar uma última conferida – que levará 01 hora! – no seu Instagram antes de dormir.

    Viver uma vida organizada, inclui a adoção de novos hábitos e este é um hábito que vale a pena nos esforçarmos para incorporarmos em nossas vidas.

  7. Organize o Que Irá Ficar

    Seja intencional. Não recoloque nada sem pensar se realmente quer ou precisa daquele item ali.

    Recoloque os itens que irão continuar, no seu devido lugar e de forma organizada.

    Eu gosto de manter nas mesinhas de cabeceira apenas o que usamos e os livros que estamos lendo.Como Organizar a Mesa de Cabeceira | A Personal Organizer

  8. Prepare-se para descansar

    Com o seu quarto destralhado, limpo e com organizado, você passará a ter noites de sono muito mais tranquilas.

Produtos organizadores que eu uso e recomendo!
Como Organizar Seu Quarto de Dormir e Criar Um Santuário!

Como Dobrar Lençol de Elástico

Vou começar com uma dica de lavagem. Eu gosto de começar o dia já colocando uma pilha de roupas para lavar, daí, antes de levar as crianças para a escola, eu já tiro da máquina e coloco na secadora.

Assim, quando eu volto para casa, os lençóis, ou qualquer outra roupa, já estão prontos para serem dobrados. 

  • Primeiro, leve seu lençol limpo para uma superfície plana, eu gosto de usar minha cama. Em seguida, vire o lençol do avesso.
  • Com o lençol aberto na sua cama, busque os quatro “cantinhos” do lençol.
  • Agora coloque a mão esquerda dentro de um dos “cantos” do lençol e a mão direita no outro canto. 
  • Em seguida, “jogue” o canto da sua mão direita por cima da sua mão esquerda. Com isso você terá dobrado o lençol ao meio.
  • Em seguida, repita o mesmo processo com o lado que está pendendo para baixo e continue a dobrar um par de cantos sobre o outro, assim como você fez antes.
  • Sacuda o lençol para eliminar as dobrinhas.
  • Coloque o lençol sobre a cama ou uma superfície plana. Você terá um quadrado “mal feito”, alise bem e estique os cantinhos para torná-lo um quadrado mais regular.
  • Agora, puxe o lado do lençol que tem o elástico sobre para cima em um formato retangular, assim é fácil de dobrar. Dobre o retângulo em três.
  • Finalize, dobrando em um quadrado e alise o lençol. 

Você conseguiu! Chegou finalmente o dia em que você dobrou um lençol de elástico. Segue um vídeo ensinando como fazer isso, caso você queira assistir passo a passo.

Eu o gravei há muitos anos em inglês, mas nós colocamos a legenda para você!

Assista o Vídeo!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.