A cozinha é um dos ambientes mais movimentados da casa e, exatamente por isso, pode se tornar o mais bagunçado. Se você sente dificuldades em deixar este espaço sempre em ordem e com aspecto funcional, confira minhas dicas para aproveitar melhor o espaço da cozinha e mantê-la a sempre organizada!

A cada dia que passa, os espaços das moradias ficam ainda mais reduzidos. Alguns estudos mostram, inclusive, a evolução no estilo e tamanho dos apartamentos, que caiu quase pela metade nos últimos 50 anos.

Em consequência disso, os espaços de armazenamento também diminuem, fazendo com que os moradores, além de consumir somente o que é necessário, tenham que ser cada vez mais criativos para conseguir armazenar todos os seus itens de cozinha, vestuário, cama, mesa e banho, entre outros.

Felizmente, junto com esta nova tendência do mundo moderno, surgiram alguns truques que podem compactar espaços e trazer mais organização para o dia a dia.

E se existe um ambiente da casa que, para funcionar, precisa de ordem, é a cozinha, não é mesmo? Entre eletrodomésticos, mantimentos, panelas e louças, é preciso adotar uma lógica para que o espaço não fique caótico, ainda mais quando estamos falando da casa de terceiros.

Exatamente por isso, no post de hoje, eu preparei algumas dicas com soluções que toda personal organizar precisa ter para aproveitar melhor o espaço disponível e organizar a cozinha. Confira.

#1. Aproveite ao máximo o espaço nos armários

E isso não quer dizer apenas preencher os espaços internos. Você pode ir muito além:

  • Apoie alguns itens sobre ele, mesmo que seja bem no alto. Livros de culinária, cestos, garrafas e demais itens usados com pouca frequência podem ser acomodados sem causar uma sensação de bagunça.
  • Apoie prateleiras sob os voadores, inclusive, naquele que fica sobre a pia. Ali, você pode armazenar temperos, pratos, copos e itens que são usados com muita frequência.
  • Nas laterais também vale, por isso, crie pequenas prateiras para armazenar itens menores da cozinha, como os temperos, por exemplo.
  • Otimize o interior. Use ferramentas para ganhar espaço para louças ou para os alimentos. E nas portas, você também pode usar fixadores de tampas, rolos de papel, etc.

Para fazer estes ajustes e organizar a cozinha, com rápidas pesquisas na web é possível encontrar prateleiras de todos os tamanhos, ou então, mandar fazer sob medida.

#2. Mantenha alguns utensílios pendurados

4 dicas de como ganhar espaço na cozinha
4 dicas de como ganhar espaço na cozinha.

Com poucos ganchos, você pode fazer verdadeiros milagres ao organizar a cozinha. Um ganchinho para o pano de louça, uma barra metálica para acomodar as facas e utensílios mais utilizados… Até mesmo um paneleiro suspenso pode lhe ajudar nessa missão.

A famosa chef de cozinha, Rita Lobo, tem em seu programa de culinária um pegboard, que é uma espécie de painel com furinhos em que você posiciona ganchos de acordo com a necessidade e pendura o que bem entender: panelas, frigideiras, escorredores de macarrão, espátulas e tudo mais que imaginar. Basta apenas ter uma parede livre!

#3. Separe por função

Essa é uma dica que vale para toda a casa. Quando você separa itens por tipo ou por função, é muito mais fácil encontrá-los e também, guardá-los. Para facilitar, você pode usar pequenas caixas ou cestos para fazer a divisão e organizar a cozinha.

Veja bem: uma cesta para confeitos, outra para grãos, para sucos, para os temperos, e por aí vai. Uma dica é optar pelos cestos ou caixas transparentes, para ser mais fácil encontrá-los.

Mas o que isso tem a ver com ganhar espaço? A verdade é que, quando você mantém cada coisa em seu lugar, elas não ficam bagunçadas, ocupando espaços que poderiam estar sendo utilizados para outras finalidades.

#4. Aproveite muito bem os cantos

Talvez esta seja a dica mais complicada, afinal, quando você é contratada, muitas vezes a sua cliente já tem os móveis prontos, e fica difícil planejar o uso dos cantos. Mas fica a dica para aquelas clientes que ainda não estão com a cozinha pronta: gavetas e prateleiras giratórias são boas opções para aproveitar os cantos.

No canto superior do armário de canto, aproveite para deixar itens que são usados com certa frequência, mas que não exigem que fiquem de frente, como os eletrodomésticos.

Todas estas dicas para organizar a cozinha das clientes podem ser aproveitadas de forma simples, rápida e totalmente personalizável.

E então, ficou com alguma dúvida? Escreva pra mim pelos comentários e até a próxima.

Produtos Organizadores Para Cozinha

Similar Posts

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.