Ainda que a sua casa seja arrumada, pode ser que ela não seja organizada ou que você sofra com algum nível de desorganização na sua vida. Seja em casa, no trabalho, com a administração de papéis ou das suas finanças, arquivos digitais, fotos ou até mesmo tudo o que você herdou de alguém querido e que agora tem que ser organizado, todos nós temos áreas de nossas vidas que podem ser um desafio para nós ou para alguém querido.

Considerando a nossa cultura de uso do serviço doméstico, pode parecer desnecessário e até um luxo contratar uma personal organizer para colocar a sua casa ou a sua vida “em ordem”. Porém, diferente do funcionário doméstico, que é responsável pela limpeza e manutenção da casa, o profissional de organização se dedica a organizar com você o seu espaço e os seus pertences criando sistemas de organização adequados à sua vida e à sua família, levando em consideração necessidades individuais, o estágio de vida em que cada um se encontra, sua saúde e estilos de aprendizado e de processamento de informações.

A verdade é que a indústria da organização está crescendo e há lugar para empresas de todos os tamanhos – desde shows de televisão e grandes lojas, a pequenos empreendedores que trabalham 1 a 1 com seus clientes.

Com isso em mente, vejamos 6 razões pelas quais as pessoas contratam profissionais de organização.

Por que contratar uma personal organizer?

6 Razões pelas quais as pessoas contratam organizadores profissionais:

1. Os desafios com a organização pessoal são muito mais comuns do que imaginamos. 

Todos nós já esquecemos o celular em algum lugar, já esquecemos de pagar alguma conta ou de planejar o jantar da família, mas se isso acontece contigo todos os dias ou de forma sistemática a ponto de interferir na sua qualidade de vida, trabalhando com um profissional de organização equipado para identificar o por que destas “brechas” na sua rotina, pode ser uma experiência transformadora.

Além de você se sentir mais no controle da sua vida, você ganha um tremendo ganho na sua auto-estima, ganha mais tempo e te garanto, menos conflitos com seu esposo ou parceiro.

2. Nós vivemos em uma sociedade consumista e praticamos o consumismo. 

Nós somos bombardeados com “opções” e somos constantemente motivados a comprar coisas que não precisamos. É difícil nadar contra a correnteza e não entrar no consumismo.

O problema é que tudo o que é comprado tem que ser transportado, armazenado e algo antigo “deveria” sair para algo novo entrar, certo? Mas, quem é que faz isso?

Todos nós temos “estações de compra” – presentes, festas, celebrações, viagens que pedem um outfit novo e por aí vai, mas nós não temos a “estação do descarte” e isso faz com que as casas fiquem entupidas e a gente não consiga nem respirar.

Nestas horas, trabalhar com uma personal organizer pode ser uma benção, pois o profissional de organização vai te ajudar a fazer o descarte de forma objetiva e planejada.

3. As tralhas acumulam muito rápido.

Como falei acima, fica difícil decidir o que devemos manter, doar ou jogar fora se tudo parece importante, mas além disso, o profissional de organização pode te ajudar a terminar este processo mais rapidamente e a encerrar a organização de forma bem-sucedida, muitas vezes em uma ou duas sessões.

4. O excesso físico e mental 

O excesso, seja ele físico ou mental, nos estressa, causa ansiedade e frustração.

Em inglês nós temos a palavra “clutter” para definir tudo o que está em excesso ou fora do lugar. Desde o surgimento da organização profissional no Brasil, tenho visto a palavra “tralha” sendo usada como equivalente, mas acho que não define tão claramente o sentido da palavra da língua inglesa.

O fato é que quando temos muita “tralha”, estamos o tempo todo em “processo decisório” e “lendo” o ambiente, sendo lembrados do que está pendente, do que tem que ser feito. Quando temos que conviver com o excesso, com o mover as coisas de um canto para outro, com a falta de espaço, há um estresse que fica assim, meio debaixo da pele, que nos cansa e nos faz usar uma energia que poderíamos estar dedicando a algo mais criativo, mais produtivo e mais agradável.

Ao trabalhar com um profissional de organização ele ou ela poderá te ajudar a separar o “joio do trigo” e deixar apenas o que for útil e necessário para o seu dia-a-dia, liberando espaço físico e mental.

Além disso, acredito que quando removemos algo, estamos removendo também energias estagnadas em áreas específicas de nossa vida. É o que eu chamo de “terapia do espaço” e quando “acalmamos” o espaço, acalmamos a nossa mente.

E como bônus, no processo de remoção do objeto e sua energia, estamos na verdade criando espaço para o novo e dizendo ao universo que estamos prontos para novas oportunidades, novas experiências.

5. Limpar e organizar são tarefas bastante distintas. 

O seu banheiro pode estar impecavelmente limpo, mas se você não consegue pegar a caixa de cotonetes no fundo do armário por conta da bagunça…

Muitas pessoas confundem o limpo e arrumado com o organizado, mas a diferença está em saber tudo o que você tem, onde está cada item e poder acessá-los sem esforço. (minha definição pessoal de organização! 😉

Investir em algumas sessões com um organizador profissional para organizar as áreas mais utilizadas da casa pode fazer toda a diferença do mundo na funcionalidade do seu espaço e na simplificação do seu dia-a-dia.

6. O problema com a papelada é universal. 

Contas, extratos bancários, papéis vindos da escola, documentos importantes… tudo isso precisa ser administrado, processado e arquivado corretamente, mas fazer isso, no pouco tempo disponível, fica muito mais difícil se você não tem um sistema de processamento para os papéis da sua vida.

Um organizador profissional qualificado em organização de documentos poderá trabalhar contigo para criar este sistema e economizar horas na sua vida!

E você? Quer adicionar mais uma razão pela qual as pessoas contratam profissionais de organização? Deixe nos comentários!

 

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.