Como você já deve ter percebido, nos últimos posts estamos focando bastante nos primeiros atendimentos, já que esta é uma etapa importante no contato inicial que você vai ter com a cliente. As perguntas que você fará a ela, bem como sua atenção e cordialidade por telefone, são fundamentais para que chegar à etapa que vamos falar hoje: a consulta de levantamento.

Basicamente, a consulta de levantamento é uma avaliação da sua cliente, que você faz na residência dela ou local a ser organizado. Ela acontece com data e hora estabelecidos em seus primeiros contatos telefônicos.

Hoje, eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre esta etapa do seu serviço. Vamos comigo?

Itens Essenciais Na Avaliação da Sua Cliente e do Projeto de Organização

4 Itens Que Não Podem Faltar na Consulta de Levantamento - Na hora de fazer a avaliação da sua cliente, alguns pontos não podem faltar em sua lista ou questionário. Confira quais são eles.

 

1. Áreas da Casa Que São Prioridade

É importante que você saiba quais são as áreas da casa serão prioridade em seu serviço: despensa, closet, banheiro, lavanderia – ou mesmo todas. Enquanto estiver realizando a avaliação da sua cliente, faça uma lista com o que vem em primeiro lugar até aquilo que tem menos prioridade.
Muitas vezes o cliente não sabe nos dizer por onde ele gostaria de começar o projeto e caberá a você ajudá-lo a identificar quais são as suas prioridades.

2. Qual a Rotina da Casa

Tente entender o que acontece na casa, como as pessoas se organizam, quem a frequenta, quem é o membro mais bagunceiro. Neste momento, use perguntas como:

  • Onde são guardadas as compras do super mercado?
  • Quem recebe as correspondências e onde elas ficam?
  • Quando as pessoas chegam em casa, onde deixam as chaves, as bolsas e outros itens?
  • Quais são os hobbies da família?
  • Com que frequência viajam?
  • Quem é o responsável por guardar as roupas?

Com perguntas como estas na avaliação da sua cliente, você será capaz de entender qual a origem da desordem nesta casa. E este é um ponto fundamental em seu atendimento como Personal Organizer – nós já falamos sobre ele aqui, vale a pena a leitura.

3. Sobre os Objetos

Identifique o local onde estão os espelhos, interruptores, remédios, livros e materiais de estudo e observe a disposição dos móveis. Você sabe: muitas vezes, a localização de determinado item pode contribuir negativamente com o fluxo da residência.

Além disso, busque saber onde estão aqueles objetos que ficam armazenados, como fotografias, artesanatos, decorações de natal, lembranças da família, eletrônicos antigos, entre outros.

4. Acordos Finais Durante a Avaliação da Sua Cliente

No momento final da avaliação da sua cliente, devem ser estabelecidos os últimos acordos de seu serviço. Esta etapa vai ser diferente se você está trabalhando “com” ou “para” a cliente. Agora, você pode combinar com a cliente quais são as tarefas dela entre uma sessão e outra. Alguns exemplos são:

  • O que deve ser descartado;
  • O que precisa ser comprado;
  • Itens que podem ser reciclados;
  • Quais são as roupas e brinquedos antigos que podem ir para a caridade;

É claro que tudo vai depender das necessidades do serviço e demandas da residência. Além disso, converse com ela sobre questões como quais são os melhores dias e horários para que ela realize tais tarefas com mais disposição. É importante que a cliente se sinta disposta e com energia para realizar essas atividades.

Por fim, lembre-se de que durante, a avaliação da sua cliente – ou consulta de levantamento -, você deve tomar nota de todos os pequenos detalhes. Afinal, serão eles que te ajudarão a descobrir a origem da desordem e a encontrar uma solução definitiva para aquela residência!

Quer um ebook sobre Atendimento ao Cliente?

Se você ainda tem algumas dúvida sobre o que mais pode fazer para que este momento seja conduzido com tudo que é preciso para que o atendimento seja certeiro, confira o ebook Atendimento ao Cliente.

Nele, explico todos os passos importantes sobre o Atendimento Telefônico, a Avaliação e Consulta de Levantamento da sua cliente e outros pontos para que seu serviço seja conduzido com maestria! Confira Aqui! 

 

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.