Atender a uma cliente com excelência não diz respeito somente ao ato de chegar na casa dela, após ser contratada, e colocar ordem na bagunça. Nós já falamos sobre isso aqui no Blog, e é importante lembrar, de que ensinar o método, muitas vezes, é mais eficiente do que, simplesmente, executar.

E isso é vantajoso não apenas para você, profissional, que fideliza uma cliente com seus conhecimentos e atenção, mas também para a outra parte dessa relação, que vai entender melhor sobre todo o processo e evitar que sua casa chegue, novamente, ao último nível da bagunça.

Um destes pontos, na hora de ensinar o método, e talvez o mais importante deles, está em identificar as origens da desorganização naquele lar. No post de hoje, vamos falar sobre isso. Acompanhe.

Organizar não é um bicho de sete cabeças, o difícil é conseguir compreender o porquê da desorganização. No artigo de hoje, eu lhe ajudo a melhorar o seu atendimento como personal organizer. Confira.

Por que é tão importante conhecer as origens da desorganização? 

Parece até meio óbvio, mas algumas personal organizers que conheço acabam errando neste passo tão simples. Vamos fazer uma analogia bem prática, para que tudo fique mais claro por aqui.

Imagine que, nos últimos tempos, você esteja sentindo um cansaço fora do comum, mais fatigada e com falta de ar após realizar as tarefas mais simples. Então, decide começar a se tratar sozinha para resolver esse problema, usando de artifícios que você acha que funciona, como ouvindo relatos de amigas e lendo textos na internet.

Aí, começa, então, a tomar guaraná em pó pelas manhãs, mais café ao longo do dia e suplementar sua dieta com um composto vitamínico. Em alguns dias, você até vê certa diferença, mas os meses passam e o problema persiste. Por que será?

Porque você está atacando a consequência sem saber da causa. E a única forma de conhecer o tratamento ideal e eficaz é obtendo um diagnóstico preciso, que só um especialista vai poder te oferecer.

As origens da desorganização partem do mesmo pressuposto. Não basta organizar hoje sem saber o porquê a bagunça está acontecendo com frequência. É preciso ir mais a fundo!

Como descobrir as origens da desorganização na casa das clientes?

Como vimos, desvendar as origens da desorganização é uma etapa importante na relação com sua cliente. Por isso, ela pode acontecer logo no primeiro encontro. Para encontrar as respostas, faça do jeito que se sentir mais à vontade (você e a cliente).

Pode ser com uma conversa, através de um questionário, um jogo (por que não?). Nesse momento, o importante é conseguir fazer perguntas-chave que levem vocês, juntas, até o problema central.

  • Como é a rotina da família?
  • Quanto tempo a família tem para fazer as tarefas do lar?
  • Como são os hábitos?
  • Como costuma ser a organização da casa dos pais dos proprietários? Ela serve de exemplo?
  • A bagunça incomoda – ou não – um ou mais integrantes da casa?
  • Como foi a educação das crianças em relação à ordem?
  • Todos dentro do lar estão comprometidos em mantê-lo mais organizado?

É importante que você já tenha algumas perguntas na ponta da língua, mas não se deixe engessar. Deixe a conversa fluir até que, finalmente, vocês possam chegar às origens da desorganização.

Sabendo quais são elas, vai ficar muito mais fácil para que a cliente não deixe o problema se instalar novamente e tome todas as providências necessárias junto à família, de forma que o lar se mantenha mais organizado.

E então, você consegue perceber a importância de conhecer as origens da desorganização antes de prosseguir no atendimento a sua cliente? Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários para que a gente possa conversar sobre isso e até a próxima. 

Inscreva-se!

Venha se Tornar Uma Personal Organizer

No Profissão Personal Organizer® você aprende Marketing, Negócio e Empreendedorismo para criar, promover seu negócio de organização e ser contratada. Click abaixo e comece o curso hoje!

Similar Posts

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.