Você acredita que organizar a cozinha é difícil ou complicado? Hoje em dia já existem diversas soluções no mercado e dicas criativas que garantem o sucesso da organização da sua cozinha! Vamos ver as que separei especialmente pra você?

Toda cozinha tem aquela parte do armário em que a gente joga tudo que não sabe onde colocar, ou aquela gaveta que você abre e tem todo tipo de utensílio misturado, não é mesmo?

Mas por que organizar a cozinha sempre parece uma tarefa tão difícil? A cozinha comporta uma gama muito grande de itens de diferentes tamanhos e funções e isso pode complicar bastante a organização.

Felizmente, hoje em dia já existem diversas soluções no mercado e dicas criativas muito boas que garantem o sucesso da organização da sua cozinha! Vamos ver algumas?

Como organizar a cozinha
Como organizar a cozinha.

Na Hora de Organizar a Cozinha, Menos é Mais

Tire TODOS (isso mesmo, todos) os itens dos armários e gavetas e coloque todos em cima de uma mesa ou mesmo no chão.

Olhe para eles, faça uma análise do que você usa e do que está esquecido no fundo da gaveta e mantenha apenas aqueles que você realmente precisa e tem utilidade no dia a dia. Descarte tudo que for excesso e não estiver sendo usado.

Esse é o momento das tampas sem potes – e dos potes sem tampas – serem devidamente descartados.

Você vai ficar impressionada com a quantidade de coisas que você jogar fora fazendo esse exercício!

Categorize e Priorize os Utensílios

Essas são dicas de ouro! Começando pela categorização, guarde todos os objetos que têm a mesma função juntos. 

Todas as tigelas, as formas, as bandejas etc. Assim, você evita ter que lembrar se aquela bandeja está nesse armário ou no outro (em que também temos bandejas).

E aquele monte de pote com tampa perdida? É simples: junte as tampas iguais e coloque embaixo da pilha dos respectivos potes. Assim, você vai sempre saber onde as tampas estão.

Além disso, tudo o que você usa só de vez em quando pode ser guardado no alto ou atrás de outros objetos. Já os itens do cotidiano, pratos, copos, talheres, devem ser colocados à frente e com acesso facilitado, por exemplo.

Seguindo esses pequenos passos, você já será capaz de notar uma grande transformação na sua cozinha!

Organizadores Ajudam a Resolver Problemas Bem Chatos, Gastando Pouco!

Sabe aqueles organizadores de pastas suspensas, usados em escritórios? Você sabia que eles podem se transformar em excelentes gavetas embaixo da sua pia? Você também pode usar um cesto grande, ou uma daquelas caixas plásticas.

Isso evita que você precise se abaixar e esticar os braços para alcançar alguma coisa no fundo (muitas vezes, machucando o braço), pois você traz todo o conteúdo para você de uma só vez, como em uma gaveta.

Outra área da cozinha que pode ficar bem confusa é a geladeira. Para facilitar que as coisas sejam encontradas e retiradas, a dica aqui é parecida com o que dizemos em cima, use cestinhos organizadores, que estão disponíveis nos mais variados tamanhos, para agrupar as coisas dentro da geladeira (frutas, ovos, condimentos, manteiga/requeijão/margarina…).

Dessa forma, você encontra as coisas com mais facilidade e não precisa tirar tudo da frente. Dessa maneira, vai passar menos tempo com a geladeira aberta, economizando energia.

Esses mesmos cestinhos plásticos são capazes de fazer verdadeiros milagres dentro da dispensa. Quem nunca passou um tempão procurando o saquinho de orégano? Se os temperos estivessem todos juntos em uma cestinha, seria muito mais fácil, não?

A parte de cima das prateleiras dos armários é sempre desperdiçada, pois os objetos não são tão altos a ponto de ocupar esse espaço. 

Por isso, as prateleiras suspensas (que prendem nas prateleiras de cima), são uma solução barata e muito inteligente. 

É possível encontrar de diversos tamanhos, larguras e alturas e tipos diferentes também. Além das tradicionais, que conferem uma prateleira/nicho a mais, é possível comprar também as que são suportes/ganchos para xícaras!

Com tantas dicas legais e de baixo custo, acho que agora só nos basta colocar a mão na massa e mandar pra longe toda essa bagunça!

Gostou das minhas dicas? Então aproveita para compartilha-las com todas as suas amigas!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.