Hoje nós chegamos ao nosso último post da série sobre Minimalismo. Depois de eu te explicar como funciona esta técnica, os motivos pelos quais eu gosto tanto dele e como aplicá-lo em seu closet ou armário, chegou o momento mais esperado por algumas leitoras: como aplicar o minimalismo na cozinha.

Pois é meninas. A despensa da cozinha pode ser um caminho sem volta. A gente vai colocando cada vez mais coisas ali dentro e, quando menos percebe, já não há mais espaço para um singelo palito de dentes.

Pela experiência que eu já tive na casa de tantas clientes, acho que faz muito sentido a gente conversar sobre isso, afinal, a cozinha é o coração da casa e ela precisa estar em perfeita ordem para que tudo funcione bem. Sendo assim, continue sua leitura e descubra como o minimalismo pode ajudar nesse cômodo.

Minimalismo na Cozinha
Depois de entender um pouco mais sobre o minimalismo e seus benefícios para a casa, chegou a hora de aprender a aplicá-lo na cozinha!

Por Que Aplicar O Minimalismo Na Cozinha De Sua Casa?

O processo de acumulação é sem vergonha pois acontece devagarinho, sem a gente perceber. Nós simplesmente vamos guardando, sempre naquele pensamento de “um dia posso precisar”. Mas tem coisas que você nunca vai precisar e tem outras que, no dia que você precisar, vai perceber que não tem mais utilidade.

Você tem noção da quantidade de potes sem tampa que tem na despensa? Embalagens antiquíssimas? Eletros que sequer funcionam? Panos de prato da época de sua vovó? Talvez você imagine, mas muito provavelmente não tenha certeza.

Todos estes objetos representam uma energia parada dentro de seu lar e, além disso, ocupam o espaço de itens que realmente possam ser funcionais. Por isso, pensar no minimalismo para a cozinha é um grande passo!

Como Eu Devo Começar?

Como em todos os outros cômodos da casa, tire um dia para fazer aquela avaliação geral. Esvazie todos os armários e comece analisando item por item. Separe-os em três categorias: Lixo, Doação e o que Fica!

O Que Vai Para O Lixo Ou Reciclagem:

  • Objetos quebrados
  • Embalagens antigas
  • Alimentos vencidos
  • Etc.

O Que Vai Para A Doação:

  • Objetos em bom estado de conservação que não servem mais para sua casa;
  • Louças antigas ou sem pares
  • Toalhas de mesa, panos de prato que você não usa mais ou não combinam com a decoração
  • Tudo o que possa ser usado por outra família ou entidade e que não faz mais sentido em seu lar

O Que Fica:

Somente aquilo que você realmente usa no dia a dia. Isso diz respeito à eletrodomésticos, eletroportáteis, louças, penelas, tupplewares e estoque de alimentos.

Falando em alimentos…. Vamos pensar em um estoque minimalista?

Foi-se o tempo em que fazíamos estoques de alimentos gigantescos, não é mesmo? Hoje em dia, é muito prático ir até o supermercado sempre que precisamos de algo. Por isso, incentivo que você tenha em casa apenas os alimentos necessários para a alimentação da semana.

E não digo isso apenas por uma questão de espaço ou economia, mas também, para evitar o desperdício de alimentos, que é problema muito sério enfrentado pelo mundo afora nos dias de hoje. Fazendo uma lista antes de ir às compras e trazendo somente o básico daquela semana você evita que a comida estrague e economiza bastante. Vai por mim.

Por isso, vale ressaltar aqui que eu gosto tanto do minimalismo pois ele não diz respeito somente ao espaço em nossa casa, mas a uma conscientização de modo geral com o planeta. Menos excessos, menos produção de lixo e, na cozinha, menos desperdício de alimentos.

Ah, e quando estiver com tudo organizado, não vale recomeçar o acúmulo, certo? Sempre, sempre mesmo, antes de comprar qualquer coisa, pense se você realmente precisa daquilo em sua casa. Com esse pensamento ativo, você vai se manter na linha por muito tempo!

E então, o que você achou das dicas de hoje? Conte para mim o que você acha a respeito! E se ficou alguma dúvida, deixe para mim pelos comentários! Até a próxima! 

Similar Posts

3 Comments

  1. Olá! Pessoal,
    Amo seu trabalho, nos ajudar bastante.

  2. Adriana Fuentes Lobo says:

    Boa noite!
    Gostaria de saber qual o valor do curso? Quando terá em SP? Se tem curso online? Vocês fazem workshop?
    Muito obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published.