Você já ouviu falar em pós-venda? Se ainda não, pode ter certeza que já vivenciou esta etapa de atendimento em algum momento após ter comprado algum produto ou contratado algum serviço – e ao longo deste post, vou te provar isto.

No entanto, minha ideia hoje é aprofundar um pouco mais neste assunto, te mostrando o quanto a etapa do pós-venda pode melhorar suas oportunidades como Personal Organizer. Vamos lá?

O que é o pós-venda?

Muita gente ainda acredita que o atendimento de um vendedor ou prestador de serviços termina logo após a execução do mesmo, ou a entrega de um produto. No entanto, este é um grande erro. Logo após este momento, deve acontecer o pós-venda.

Essa etapa nada mais é que uma consulta junto ao cliente para saber o que ele achou, como ele avalia, e quais suas considerações sobre o produto/serviço.

Como o pós-venda aumenta suas oportunidades como Personal Organizer?

Existem muitos motivos para apostar nesta etapa do atendimento, mas entre eles podemos destacar três:

  • O cliente se sente valorizado: fazendo perguntas de satisfação para seu cliente, você fará com que ele se sinta valorizado. Logo, isto pode gerar fidelização.
  • Você tem a oportunidade de saber onde acertou e errou: afinal, tendo o feedback dos clientes, é possível identificar os seus pontos fortes e quais são aqueles que precisam ser melhorados.
  • Seu negócio evolui: além de saber em que precisa melhorar, neste momento, você recebe insights e dicas dos clientes, pontos que ainda não havia pensando e que podem melhorar, e muito, seu negócio. Sendo assim, esta é uma das melhores oportunidades como personal organizer que pratica o pós-venda, pois sua evolução estará garantida.

Como fazer o pós-venda e aproveitar ainda mais as oportunidades como personal organizer

Tudo vai depender das ferramentas que você tem à sua disposição, mas a verdade é que não é preciso de ações muito robustas ou grandes investimentos para praticar o pós-venda. Com um pouco de dedicação e paciência, você já pode executá-lo.

O método mais fácil é utilizando o telefone. Uma simples ligação pode resolver esta questão, ou ainda, uma mensagem via Whatsapp. Outra ferramenta interessante é o e-mail, mas lembre-se de utilizá-lo desde que tenha certeza de que sua cliente irá recebê-lo e respondê-lo.

Por fim, temos os formulários. O Google Forms, por exemplo, te dá a possibilidade de criar formulários de forma gratuita, com quantas perguntas forem necessárias e, depois, enviar para todas as suas clientes. Caso você ainda não tenha usado, com rápidas buscas na Web é possível encontrar tutoriais de como utilizar esta ferramente e melhorar suas oportunidades como personal organizer.

Quais perguntas adotar no pós-venda?

Selecione as perguntas que fazem sentido para você, que tenham mais a ver com seu estilo de atender e, por fim, que possam te ajudar a melhorar constantemente. Alguns exemplos são:

  • O que você achou do atendimento?
  • De 0 a 10, que nota você daria para o atendimento? Por quê?
  • Você recomendaria meu serviço para um colega ou conhecido? Por quê?
  • O que você mudaria na execução do serviço? Há algo que possa melhorar?
  • Você contrataria meu serviço novamente? Por quê?

Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que você pode utilizar em seu atendimento pós-venda e melhorar suas oportunidades como personal organizer. Consegue perceber o quanto ele pode ser importante para o crescimento de seu negócio? O que você achou destas dicas? Conte para mim no campo dos comentários e até a próxima.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.