Como mãe e dona de casa eu sei muito bem que manter os ambientes organizados, todos os dias, é basicamente uma missão interminável. A rotina é corrida, tem dias que as crianças parecem furacões e aí, não tem jeito. A desordem é inevitável.

Mas também, durante anos trabalhando como Personal Organizer, desenvolvi uma técnica chamada 15 minutos por dia. Você pode aplicá-la em um cômodo por dia, ou dividi-la pela casa no mesmo.

Como funciona: a ideia é que você pare por 15 e coloque ordem naquilo que está sujo ou bagunçado. Parece pouco? É aí que você se engana: com foco no que tem para ser feito, 15 minutos podem operar milagres.

Já parou para pensar que 15 minutos por dia podem salvar sua casa do verdadeiro caos? Então vem comigo e descubra o milagre desta técnica.

Como aplicar a regra dos 15 minutos em minha casa?

Como falei acima, você pode usar 15 minutos apenas na cozinha e nos outros dias, ir para outros cômodos. Outra possibilidade é dividir 15 minutos pela casa inteira.

E por fim, se a família for grande, você pode dar um cômodo para cada membro dela, para que atue durante 15 minutos ali. Todos começam e terminam a atividade juntos e assim, a ordem e paz prevalecem no lar.

O que fazer em 15 minutos em cada cômodo?

Na cozinha

A cozinha é o coração da casa e, por isso, também é que está sempre mais bagunçada. Para botar ordem nesse espaço em 15 minutos, não há segredos:

  1. Primeiro, dê uma olhada geral e analise o que precisa ser descartado, as áreas sujas e as áreas bagunçadas;
  2. Divida o espaço em 3 seções: o local para cozinhar, a bancada de trabalho e os armários. Trabalhe por 5 minutos aproximadamente em cada um deles, limpando, recolhendo o lixo e guardando o que precisa ser guardado.
  3. Dicas importantes aqui: mantenha sempre a bancada da pia e os armários organizados. Desta forma você poupa muito tempo.
  4. Sobrou alguns minutinhos? Aproveita para dar aquela varrida esperta 😉

No quarto

O quarto geralmente não preocupa tanto, afinal, ele é privativo e as visitas não têm acesso. Mas me digam: tem coisa melhor que chegar depois de um dia super cansativo e entrar em um quarto arrumado e aconchegante?

Sendo assim, para aproveitar 15 minutos de sucesso no seu quarto, as minhas dicas são:

    1. Comece arrumando a cama e deixando-a bem aconchegante. Se os lençóis estiverem sujos, aproveite para trocar.
    2. Depois, recolha as roupas espalhadas pelo ambiente. Mande para a lavanderia o que precisa ser lavado e guarde aquilo que está limpo. Uma dica boa aqui é ter um espaço específico no Closet para aquilo que precisa de reparos, para as roupas que precisam ser passadas e para aquelas que precisam de lavagem a seco.
  1. Por fim, parta para as baguncinhas. Joias e relógios fora do lugar, moringas vazias, cabos de celular jogados, etc etc. Guarde tudo em seu devido lugar, como de ser.
  2. Sobrou um tempinho? Que tal uma aspirada no chão?!

No Banheiro

Por último mas não menos importante, vem o banheiro. Um dos locais da casa que mais exige capricho, afinal é ali que todos fazem a higiene pessoal. Além disso, ele também geralmente é acessado pelas visitas.

Sendo assim, para aproveitar 15 minutos mágicos em seu banheiro é preciso apenas:

  1. Encare a privada. Esguiche um pouco de limpador ali dentro e feche a tampa.
  2. Enquanto isso, recolha todas as toalhas e roupas sujas que estão pelo ambiente.
  3. Organize a bancada. Se estiver com muita pressa (com visita em casa) jogue todos os itens dentro de uma sacola, guarde dentro da bancada e organize depois. Caso contrário, guarde cada coisa em seu devido local. Vai dar tempo pra fazer tudo, eu garanto!
  4. Na área do banho, jogue fora as embalagens vazias e recolha cabelos e outras sujeirinhas. Se for tomar banho, aproveite para dar uma esfregada no piso e/ou banheira.
  5. Volte para a privada. Limpe rapidamente pelo lado de fora e depois pelo lado dentro. As luvas e o limpador te ajudarão a tornar tudo isso mais fácil.
  6. Por fim, limpe o chão com uma vassoura ou aspirador e, sempre que necessário, com um pano úmido.

Parece muita coisa a ser feita no banheiro? Mas eu te garanto que se você estiver focada, em 15 minutos faz tudo isso!

Pronto! Viu só como 15 minutos pode render e muito? Esta é mais uma prova de que é possível viver sem empregada e manter a casa sempre limpa e organizada. Se você quer saber mais dicas como essa, aproveite para conhecer meu livro: Vivendo sem Empregada!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.