Quem já tem filhos sabe muito bem do que estou falando: nossa rotina fica de cabeça para baixo com a presença das crianças. E não estou falando apenas de bagunça não, mas os compromissos diários exigem muito jogo de cintura.

Mas, como sempre, para tudo há uma solução. E talvez a mais eficaz neste caso – digo por experiência própria – é o planejamento. Quando existe uma rotina que vai além dos compromissos escolares e que inclui lazer, alimentação, sono, tudo fica mais fácil – para você e para os pequenos.

Além disso, quando existe a previsibilidade das ações, a criança se sente mais segura. Ela sabe que quando sentir fome, logo será alimentada. Ou que quando o sono bater, logo estará indo para cama. Sobretudo, ter uma rotina com as crianças é importante para o desenvolvimento.

Pensando nisso, hoje vou trazer algumas dicas rápidas sobre como é – para mim – um planejamento ideal de rotina com os pequenos. Espero que minhas dicas e vivências -tive gêmeos e mais um menino sem a presença de familía ou a ajuda de babá ou empregada- possam ajudar a sua rotina com as crianças a ficar bem mais tranquila.

Rotina com as crianças

Como Planejar A Rotina Com As Crianças?

Para facilitar, vamos falar um pouco sobre cada uma das quatro seções que eu considero mais importantes dentro de uma rotina com as crianças: alimentação, ir e vir para escola, atividades/dever-de-casa & horário para lazer e, por fim, sono e descanso. Vamos lá?

#1. Alimentação

Creio que todo mundo saiba que a alimentação é ponto chave para o desenvolvimento infantil – tanto física quanto intelectualmente. Por isso, planejar a alimentação dentro da rotina com as crianças é fundamental.

Qual será o menu semanal? Quem irá preparar estas refeições? A que horas elas serão servidas? Tudo isto pode ser planejado. Usando uma agenda ou mesmo o Fichário das Crianças você pode deixar tudo anotado para, depois, seguir no dia-a-dia.

Com isso, você evita que elas comam qualquer besteira por não ter programado um lanche ou mesmo uma refeição principal.

#2. Ir e Vir da escola

Outro ponto muito importante dentro da rotina com as crianças. Quem acorda a criança e dá a refeição? Onde estão as roupas/uniforme para a escola e atividades? Onde está a mochila com o material escolar? Quem leva a criança para a escola e como? Quem busca? Onde fica essa informação para que todos saibam quem faz o quê?

Percebe como são várias coisinha que, se planejadas, vão facilitar muito no dia-a-dia?

#3. Atividades/dever-de-casa & horário para lazer

Estes podemos dizer que são os compromissos de qualquer criança: fazer o dever de casa, participar de atividades extracurriculares e ter tempo para se divertir.

Quando pensamos no dever de casa, é fundamental que você tenha uma hora marcada todos os dias para que ela os faça. Pode ser após o almoço ou antes da janta. Você define com eles qual o melhor.

Outra coisa é ter um local adequado, iluminado e sem distrações para que ela possa se concentrar como deve.

Sobre as atividades extracurriculares como esportes, aulas de inglês ou outras, tenha sempre os dias da semana definidos e deixe em um mural ou agenda anotados, para que ela sempre possa se preparar para aquilo também.

E por fim, tempo para a diversão. Você também pode estipular dias ou momentos do dia específicos para que ela brinque sozinha, com irmãos ou amigos. Mas não se esqueça: é fundamental que a criança tenha estes momentos sempre que possível. Não sobrecarregue a rotina com as crianças.

#4. Sono & Descanso

E por fim, mas não menos importante, vem a parte do descanso – e que vai de encontro ao tópico anterior. Nossos filhos e nossas famílias em si estão cada vez mais atarefadas. Com isso, as crianças estão indo dormir cada vez mais tarde. Não raro, nas minhas idas ao Brasil, vejo crianças em restaurantes e malls até tarde da noite ou porque os pais chegam tarde do trabalho, modificam a rotina das crianças para terem tempo de vê-las. A ideia é nobre, mas talvez seja melhor manter o horário de ir dormir o mesmo e acordar mais cedo para tomar café da manhã com os filhotes.

A falta de sono ou sono de baixa qualidade, além de deixá-las estressadas, pode afetar o aprendizado e o desenvolvimento. Tenha hora certa para que elas durmam e que este seja um período suficiente para que elas recuperem sua energia.

Meu conselho é que você as coloque cedo na cama, assim, fica com tempinho livre para fazer suas coisas e aproveitar com seu companheiro (a) sem a presença dos filhos. Ótima ideia não é?

Estas são apenas quatro dicas. Sei que falei rapidamente sobre cada uma delas, mas tenho certeza que com estes pequenos toques sua rotina com as crianças já ficará mais leve.

Em breve prometo voltar de novo com o assunto, aprofundando um pouco mais em cada um dos tópicos. Enquanto isso, deixo para vocês o link de meu Livro onde falo bastante sobre a rotina da casa incluindo o dia-a-dia com as crianças. Aproveita para conferir!

Até a próxima!

Vivendo Sem Empregada | Helena Alkhas

Similar Posts

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.