Você sabia que organizar a geladeira é uma questão de saúde, higiene e até de economia? Esse eletrodoméstico é projetado para guardar diferentes tipos de alimentos e, para isso, ela apresenta locais e compartimentos apropriados com temperaturas diferentes.

Se isso é uma novidade para você, chegou a hora de saber como organizar a geladeira e manter tudo limpinho, além de não gastar mais energia do que deve!

Chegou a Hora de Organizar a Geladeira: O Que Fazer?
Chegou a Hora de Organizar a Geladeira: O Que Fazer?

O Que Colocar em Cada Compartimento Na Hora de Organizar a Geladeira?

Na hora de organizar a geladeira, é importante saber que cada coisa tem lugar. As portas, por exemplo, sofrem muita variação de temperatura por causa do abre e fecha do cotidiano. 

Por isso, precisamos colocar ali somente alimentos que não sejam afetados por essa mudança constante. Entre esses alimentos estão bebidas, condimentos e temperos em geral.

Já a parte de baixo da geladeira, que em alguns modelos é uma gaveta, é a parte menos gelada, ou seja, que recebe menos ar frio. 

Essa área é ideal para folhas, frutas e legumes, pois assim eles são mantidos frescos por mais tempos e não queimam pela ação do frio, já que são alimentos sensíveis às baixas temperaturas.

Um lembrete muito importante é sempre higienizar as frutas, verduras e legumes antes de guardá-las na geladeira. Isso porque elas podem trazer bactérias e espalhar esses microorganismos por toda a sua geladeira, contaminando outros alimentos.

Na hora de organizar a geladeira, lembre-se ainda que prateleiras do meio são ideais para os alimentos prontos, sobras do almoço ou jantar, por exemplo.

Nunca guarde esses alimentos dentro de panelas na sua geladeira, sempre coloque todos eles dentro de potes plásticos ou de vidro (de preferência quadrados, pois ocupam menos espaço e são mais fáceis de organizar dentro da geladeira). 

As panelas, além de muito grandes, não vedam o alimento de maneira eficiente, podendo ocasionar contaminação.

Já a prateleira de cima, que geralmente tem uma porta, é a prateleira mais fria e destinadas aos alimentos que necessitam de uma temperatura mais alta como os frios, requeijão, margarina, manteiga, iogurtes, entre outros. 

Os ovos também devem ser colocados nessa área na hora de organizar a geladeira. De acordo com os especialistas, ao colocar os ovos na porta, o abre e fecha pode causar fissuras nas cascas e abrir brecha para contaminação.

Organizar a Geladeira Requer Ainda Outros Cuidados

Antes de começar a organizar a geladeira, desligue ela da tomada, abra a porta e retire tudo de dentro dela. É muito importante que ela seja limpa e higienizada antes de que os alimentos comecem a ser guardados novamente.

Você pode usar um paninho macio com um pouco de detergente neutro e, caso sua geladeira esteja com cheiro ruim, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio nas prateleiras, deixe agir por uns minutinhos e retire com o mesmo pano úmido que usou para limpar.

Feita a limpeza, podemos recolocar os nossos alimentos, mas dessa vez de forma ordenada e inteligente, sabendo exatamente em que parte da geladeira devemos guardar o quê.

Para que essa organização seja ainda mais bem-sucedida, você pode adquirir cestinhos ou caixas organizadoras e setorizar ainda mais os alimentos. Você pode usar uma cestinha para colocar itens ligados ao café da manhã (manteiga, requeijão, frios, geleias), por exemplo, o que facilita o dia a dia.

Essas caixas e cestos criam o “efeito gaveta“ tão amado na organização, facilitando que você encontre e acesse o alimento desejado.

Nunca, jamais, em hipótese alguma, guarde alimentos em lata, abertos na geladeira. Sempre retire os alimentos das latas e transfira-os para potes de vidro ou plástico. A lata pode se deteriorar dentro da geladeira e contaminar o alimento.

Saber onde e como acondicionar os alimentos de forma correta, impacta diretamente na durabilidade dos alimentos e na qualidade deles. Isso significa muito mais economia e bem-estar para a sua família!

Produtos Para Organizar a Geladeira

Uma Geladeira Organizada Pode Impactar na sua Conta de Luz

Quando nossa geladeira está bagunçada, temos dificuldade de encontrar o que procuramos. Perder tempo procurando os itens, mantendo a porta da geladeira aberta por muito tempo, aumenta e muito o consumo de energia elétrica do eletrodoméstico, o que reflete na sua conta de luz.

Ou seja: organizar a geladeira vai te ajudar a manter a higiene, a deixar o dia a dia mais prático, além de dar aquela forcinha na economia de energia!

O que achou destas dicas? Se gostou, aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.