Para muitas mulheres mundo afora, viver sem uma empregada doméstica não é uma opção, é apenas ‘o que tem pra hoje’. Algumas ainda têm a sorte de poder contar com uma diarista semanal ou mensal, que ajuda com o “grosso” da sujeira e da bagunça.

Mas, minhas amigas, não é porque você não tem uma empregada em casa, que a organização dos ambientes precisa ficar comprometida. Eu sei que a rotina geralmente é corrida pra todo mundo, mas eu te garanto que dá.

Como tudo nessa vida, organização é a chave do sucesso. E hoje eu vou te dar uma dicas bem gerais sobre o assunto, pra você ir começando a entender meu ponto de vista e começar a acreditar na ideia de que é possível sim ter uma casa impecável sem a ajuda de uma empregada.

Para muitas mulheres, levar a vida sem uma empregada doméstica pode ser sinônimo de caos. Mas hoje eu vou te mostrar que isto é um engano!

Primeiro Passo: Reavalie Sua Agenda

Tire um dia para repensar seus compromissos fixos semanais. Anote todos os compromissos, os horários de início e fim de cada um deles. Certo. Depois, avalie todas as brechas que restaram ali na agenda. Ok.

Agora: Pense Nas Tarefas Da Casa

Trocar lençóis, aspirar os cômodos, levar o lixo pra fora, lavar a roupa, tirar o pó, fazer a limpeza pesada, fazer compras, etc.

Certo, agora seu terceiro passo é tentar conciliar cada tarefa em uma brecha da agenda. Parece estranho? Eu entendo.

É que nós estamos acostumados com a ideia de que é preciso fazer todas as tarefas da casa em um dia só. Mas não é justo – nem funcional. Final de semana é de descanso. Então, pense em dividir pequenas tarefas durante seus dias da semana.

Todo dia você faz uma pequena coisa e quando chegar o dia da limpeza mais pesada, isso vai acontecer de forma bem mais rápida.

Manter A Ordem Ajuda Muito!

Sabe por que? Porque nós perdemos muito, mas muito tempo, apenas arrumando a bagunça. Mas se a casa não tem bagunça, resta apenas a limpeza – ou manutenção.

Por isso tenha sempre um local certo para guardar cada coisa, para que nada fique jogado por aí. E as regras de ouro são: tirou do lugar, guarde de volta. Sujou, lavou.

Para muitas mulheres, levar a vida sem uma empregada doméstica pode ser sinônimo de caos. Mas hoje eu vou te mostrar que isto é um engano!

Descentralize As Tarefas

Quando moramos sozinhos, fica mais fácil manter a ordem que deixamos pela casa. Mas se há companheiros, filhos ou colegas de casa, já fica mais complicado. Sendo assim, deixe bem claro para os outros moradores da casa que eles também têm responsabilidade pela ordem do ambiente.

Além disso, que eles devem dividir as tarefas com você. Foi-se o tempo em que a mulher fazia tudo sozinha. E foi-se o tempo em que os filhos não ajudavam nas tarefas. Quanto antes eles aprenderem, mais preparados estarão para quando chegar o momento de morar sozinhos. Pense nisso.

Se pequenos, você pode dar tarefas simples, como tirar o pó ou secar a louça, levar o lixo para fora. Quando maiores, podem aspirar, estender a roupa, e por aí vai.

Um time trabalha muito melhor do que um jogador sozinho. Sendo assim, se você não tem empregada, conte com a ajuda de sua família para manter a casa sempre bacana. Afinal, todos moram ali.

É como diz aquele velho ditado: cada um joga com as cartas que tem!

Se esse assunto sobre viver sem empregada te interessa, fique de olho no blog. Vou trazer ainda mais dicas para você que sonha com uma casa sempre organizada e limpinha. Ela é real, basta conhecer os truques! Até a próxima!

Por hora confira os checklists e agendas do Fichário da Casa Organizada e organize a rotina da sua casa e da sua família.

Similar Posts

3 Comments

  1. Nádia Aparecida Lopes Veloso says:

    Quero adquirir o seu livro. Onde comprar?

Leave a Reply

Your email address will not be published.