Quem vive sem empregada, sabe que a limpeza da casa pode se tornar algo cansativo e desgastante na vida de qualquer família, não é mesmo? Geralmente, perdemos um dia inteiro – ou mesmo um fim de semana – para deixar tudo limpo e organizado.

Sorte de quem conta com os outros membros da família nesta tarefa, mas, ainda assim, ela continua sendo uma espécie de “tortura” para muitas das pessoas que eu conheço. Eu sei quem tem quem adore fazer uma faxina, mas esse texto vai ajudar nos dois casos.

É que existem alguns pequenos truques e podem facilitar e muito neste momento. Eu fui descobrindo quais eram eles durante meus anos vivendo sem empregada, trabalhando como Personal Organizer, em palestras, em conversas com colegas e amigas e nas mais diversas experiências. Hoje, resolvi compartilhar todos eles com vocês.

Vou fazer um post diferente, em forma de lista. Ao final desta lista você estará preparada para fazer a limpeza da casa de forma mais rápida, otimizada e eficiente. Não é preciso aderir à todas as dicas, mas com algumas delas, você vai ver um resultado muito melhor! Vamos lá?

Minhas Dicas Para Otimizar A Limpeza Da Casa

  1. Faça um pouquinho todos os dias: um pózinho aqui, uma varridinha ali. Sacudir o tapete, guardar a roupa passada. Se todos os dias você  fizer uma – ou mais – mini tarefas, no dia da faxina não haverá tanto a ser feito.
  2. Mantenha a ordem: eu já falei isso centenas de vezes, mas é porque funciona mesmo. Se você mantém os espaços sempre organizados, não haverá tanta dor de cabeça na hora da limpeza da casa.
  3. Pegou, Guardou / Sujou lavou: essa é a regra básica para complementar a dica acima. Você morando sozinha ou não, deve seguir a risca este conceito primordial de organização.
  4. Conte com um aspirador de pó: ele pode ser seu grande aliado na hora da limpeza da casa. Além de limpar o chão com eficiência e de forma rápida, ele evita que a poeira suba e acabe sujando os móveis (o que dará mais trabalho na hora de tirar o pó).
  5. Inicie a limpeza da casa pelos últimos cômodos: Independente de quais sejam eles, comece pelo final. Assim, você evita de ficar voltando ou passando (e sujando) por lugares que já estão limpos. Terminou o quarto, feche a porta e não volte mais ali.
  6. Nunca passe o pano úmido antes de tirar o pó: água misturada ao pó vira uma espécie de lama, o que vai gerar retrabalho pois continuará com aspecto de sujo. E retrabalho você não quer.
  7. Primeiro tire o pó dos móveis e depois passe o aspirador: assim você evita que fiquem resíduos no chão. Mas essa dica vale apenas se você já tem o aspirador. Se vai usar a vassoura, faça o contrário.
  8. Deixe o produto agir: cada produto precisa de um certo tempo para fazer efeito. Por exemplo, borrife o desengordurante nas bancadas e aguarde uns três minutos (pode ir agilizando outra coisa enquanto isso). Somente depois, esfregue. Quando você realmente espera ele agir, diminui o tempo e a força esfregando. E isso vale para basicamente todos os produtos.

Dica Extra: tenha as ferramentas certas! 

Limpeza da casa

Uma coisa que posso te dizer é que vale a pena investir em bons equipamentos de limpeza, afinal, eles facilitam de verdade na hora da faxina. O aspirador de pó para mim é essencial. Vale aquele tradicional, ou mesmo aquele em formato de vassoura (desde que tenha uma boa potência). Mas existem outras ferramentas que podem te ajudar, como por exemplo:

  • Vassoura de pó: sabe aquela que tem um paninho integrado? É ótima para tirar o pó do chão e do teto de forma bem mais rápida.
  • Paninhos de microfibra: eles são melhores que os panos de limpeza tradicionais pois não deixam fiapos pelo caminho (mais uma vez, evitando o retrabalho).
  • Espanador eletrostático: esse espanador não é como os tradicionais, que espanam a poeira para cima ou para os lados, ele “suga”, fazendo com que ela não caia no chão.

Então é isso. Estas são dicas simples mas que comprovadamente podem te ajudar na hora da limpeza da casa, economizando tempo e força. Espero que vocês tenham gostado!

Se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma dica que não citei aqui, deixe seu comentário! E aproveite também para conferir o meu texto sobre os Blocos de Tempo para ajudar em sua produtividade! Até a próxima!

Similar Posts

2 Comments

  1. VALERIA MONTEIRO COSTA says:

    Olá!
    Sempre atenta as dicas de limpeza para facilitar o dia a dia aliado a organização é fundamental.

Leave a Reply

Your email address will not be published.