Organizando a Sala de Jantar

Essa semana vamos organizar a sala de jantar! 

Assim como fizemos nos outros cômodos desse desafio, vamos fazer uma organização geral e detalhar um aspecto específico desse cômodo.

Muitas pessoas não usam a sala de jantar com muita frequência, por isso, na segunda parte do desafio dessa semana, nós vamos ver duas opções interessantes para homenagear e dar mais funções para sua sala de jantar.

Participe do Desafio Casa Organizada

Para participar do Desafio Casa Organizada e receber os checklists de organização semanais, insira sua informação abaixo.

Desentulhando e Organizando a Sala de Jantar

Organizando a Sala de Jantar

  1. Se Organizando Para Organizar

    Como toda semana, separe quatro cestas ou caixas e identifique com os cartões que você baixou quando se inscreveu para o desafio para que possamos fazer a triagem de forma correta. São eles: MANTER, MOVER, DOAR e LIXO.

    Os itens da caixa “MANTER” é para os que vão continuar nesse cômodo, e os da caixa “MOVER” é para aquelas coisas que precisam ser guardadas em outro lugar da casa.


  2. Reúna Suas Ferramentas

    – Baixe o checklist de organização desta semana
    – Sacos de lixo,
    – Etiquetas,
     – Marcadores e caneta,
     – Uma pasta para seu checklist,
    – Um bloco de anotações para escrever o que precisa ser comprado ou ser feito,
    – Escada doméstica,
    – Faca multiuso,
    – Notas adesivas (do tipo post-it)
    – Água para se manter hidratada!

  3. Consolide e Faça a Triagem

    A louça é uma daquelas categorias que muitas vezes nos engana!

    As vezes atendo clientes que têm louça e/ou faqueiros 1. na cozinha, 2. no bufê da sala de jantar, 3. na despensa, 4. no porão e até no closet do casal!

    Já tirei faqueiro de debaixo da cama da minha cliente, pois era um faqueiro “muito especial”!

    Se você é assim, traga para a sala de jantar TODA a sua louçaria para consolidar tudo o que você tem nesta categoria. Só assim poderemos organizar de verdade!

    Em seguida, tire cada item das gavetas, do aparador, dos armários.

    Agora, olhando cada objeto, identifique quais são os itens que irão “viver” aqui? Louça, copos, bar, objetos de decoração, toalhas de mesa? Tem alguma coisa aqui que não deveria ou faz mais sentido ter em outro lugar?

    Para cada item que você encontrar no ambiente, se pergunte:
    – Eu/nós usamos este item?
    – Eu amo esse objeto?
    – Ele me traz boas lembranças?
    – Eu compraria isso novamente?
    – Quero manter este item em nossa casa?
    – A sala de jantar é o melhor lugar para este objeto?

    Seja firme consigo mesma sobre o que você vai manter.

    Você realmente precisa de todos os jogos de louça que você tem no momento?
    Você precisa mesmo de todas as toalhas de mesa, jogos americanos, velas e castiçais?

    Caso queira se desfazer de algo com valor sentimental, muitas vezes é mais fácil se damos de presente para alguém mais novo na família ou alguém que precise daquele item.

    Outro grande motivador é pensar na facilidade de manutenção que ter “menos” irá trazer à sua vida!

    Decida o que irá ficar, o que precisa ir para outro cômodo da casa e o que será descartado. Vá colocando tudo nas caixas que você etiquetou, exceto o que você irá MANTER aqui na sala de jantar, pois provavelmente são itens delicados e possivelmente há muitos objetos. Assim, recomendo que use a mesa para essa categoria.



  4. Criando Famílias

    Agora que sabemos o que irá sair daqui e o que irá ficar neste espaço, organize os objetos por famílias, ou categorias.

    Vejamos alguns exemplos de categorias que normalmente vivem aqui na sala de jantar?

    Copos & Taças:
    Temos copos para água, uísque, taças para vinho tinto, branco, champagne e assim por diante.

    Louça:
    Normalmente organizamos os jogos de louça por desenho, mas pode ser que você queira ter todos os pratos de sobremesa, de jantar, salada etc.

    Faqueiros

    Roupa de mesa e acessórios

    Velas e castiçais

    Veja as “famílias” que você tem, o que faz sentido para a sua vida neste momento, o que você quer manter e busque simplificar a sua vida reduzindo o número de itens ao máximo, sempre lembrando que Menos É Mais!


  5. Cada Família Tem Uma Casa

    Hora de darmos um “endereço” para cada família de objetos. Em organização profissional chamamos isso de “setorizar”, mas aqui entre nós, vamos chamar de casa!

    Veja onde faz sentido para você colocar cada grupo de objetos de forma a facilitar a sua vida!

    Cada casa funciona de uma maneira e apesar da louçaria mais “formal” muitas vezes ficar em um bufê na sala de jantar, pessoalmente mantenho a minha na cozinha.

    Primeiro porque não temos um bufê com espaço para a louça, segundo, tenho bastante espaço na cozinha, e terceiro e mais importante: facilita a minha vida, pois depois de usarmos a louça, basta tirar da máquina e colocar no armário ali pertinho, evitando o carregar de peso de um lado para o outro.

    Já os copos e taças usados em festas, podem “morar” em um armário na sala, junto com as bebidas, criando um bar, onde congregamos com convidados antes das refeições.

    Finalmente, a roupa de mesa pode ficar guardada dobrada na sala de jantar, ou como fazemos muito aqui nos Estados Unidos, pode ficar pendurada em cabides, em um dos armários da casa, para evitar as dobras e a necessidade de repassar antes de serem usadas. A palavra do dia é simplificar!

    Importante! Antes de colocar tudo de volta nos armários, limpe as gavetas e prateleiras.


  6. Cada Coisa Em Seu Lugar

    Agora que demos uma casa para “todo mundo”, pegue as caixas dos itens que não pertencem à sala de jantar e leve para seu devido lugar.

    Pegue a caixa dos itens a serem e coloque logo no seu carro, e assim que você puder leve até um local de doação. Se não puder fazer isso imediatamente, veja na sua agenda e marque uma data para fazer isso assim que possível. 

  7. A Limpeza da Sala

    Agora que você reviu cada item da sua sala e designou um “endereço” para eles, ficará muito mais fácil limpar o espaço. E é isso que faremos agora!

    Tire o pó e passe o pano em tudo o que ficou aqui.

    Isso inclui limpar dos cantos do teto e varão da cortina, passar o aspirador de pó nos estofados das cadeiras e no piso da sala.

    Quando você acabar, sua sala vai estar com outra cara e você vai ficar até com vontade de servir a próxima refeição da família aqui!

Ideias Para Usar Mais a Sala de Jantar

Muitos de nós usamos a sala de jantar apenas em ocasiões especiais ou feriados. Se você pensar em quantas vezes você a usa por ano, é surpreendente como esse espaço é pouco usado.

Se você deseja manter esse cômodo como sua sala de jantar, pense na possibilidade de usá-lo não apenas em feriados e ocasiões especiais. Veja aqui ideias para usar mais este espaço lindo da sua casa!

Para aproveitar mais sua sala de jantar, que tal recepcionar brunches especiais ou preparar um jantar para os amigos uma vez por mês? Eles não precisam ser chiques (mas claro que eles podem ser, se você desejar). É mais uma oportunidade para convidar pessoas para passarem uma tarde ou noitinha juntos na sua casa.  

Como organizar a sala de jantar.

Você também pode decidir que sua família jante lá uma vez por semana.

Cozinhe algo especial ou o prato favorito da família nessas noites e aproveite para usar o seu serviço de mesa.

É uma forma deliciosa de não apenas usar este ambiente, mas de criar tradições para a sua família, além de ensinar as crianças a diferença entre ocasiões do dia a dia e de dias especiais.

Uma terceira opção é usar esta sala como um local de trabalho temporário.

Se você gosta de artesanato, pintura ou mesmo de escrever e quer um lugar diferente para essas atividades, você pode usar uma das portas ou gavetas do seu bufê para guardar o que você precisa para essa atividade.

Aqui em casa, a nossa mesa de jantar formal virou lugar de montar quebra-cabeças. Eu passei a colocar um quebra-cabeças lá e todo dia nós vamos e montamos mais um pouquinho. Às vezes juntos, às vezes sozinhos, só de passagem. É muito gostoso quando vemos o trabalho de todos se transformando em uma imagem bonita!

Você vai se surpreender em como fazer isso vai trazer mais vida para sua sala de jantar e deixá-la parte da sua casa. 

Como Organizar a Sala de Jantar

Adaptando Sua Sala de Jantar Para Outros Usos

Agora, se você realmente acha que não vai usar sua sala de jantar, ou sua casa não tem espaço suficiente para abarcar um projeto que você tem em mente, você talvez queira adaptar esse cômodo. Aqui vão algumas ideias para você adaptar sua sala de jantar. 

  • Transforme em um home office– Talvez você sempre quis ter um escritório em casa, mas não tenha um cômodo extra para fazer isso. Se você realmente não vai usar sua sala de jantar, que tal transformá-la em home office? Sua produtividade vai agradecer.
  • Transforme em uma sala de estar sem TV – Você provavelmente já tem uma sala em que todos da família assistem TV. Mas que tal criar uma sala de estar casual, confortável, mas sem TV? Pode ser um local para relaxar, ler ou até para as crianças se concentrarem na lição de casa. 
  • Transforme em uma biblioteca – Sempre sonhou em ter uma biblioteca em casa? Adaptar uma sala de jantar que você não usa em uma biblioteca é uma ideia fantástica de dar vida nova a esse espaço. Ter uma biblioteca em casa incentiva todo mundo a ler mais e é o local perfeito para escolher um livro, ler e compartilhar histórias sobre seus livros favoritos. 
  • Transforme em um quarto de brinquedos ou uma sala de estudo – Se você tem crianças pequenas, transformar sua sala de jantar que você não usa em um quarto de brinquedos ou uma sala de estudos pode ser o projeto perfeito para você. 

Sua Sala de Jantar Tem Muito Potencial

Aposto que você não sabia de todo esse potencial que sua sala de jantar tinha!

Por dar um pouco de atenção e tempo para esse ambiente, você vai colher ótimos benefícios e novos usos para esse cômodo para você e para sua família.

Conte pra mim nos comentários o que você achou!

Similar Posts

5 Comments

  1. Olá! Eu me inscrevi há um tempo no desafio, mas parei de receber os e-mails. Não consigo ter acesso ao checklist. Não recebi a partir do desse desafio, o da sala de jantar.
    Por favor, me enviem esses e-mails faltantes para que eu dê continuidade no desafio da casa organizada voltem a me mandar os próximos.
    Obrigada

    1. Oi, Priscila. Tudo bem?
      Os checklists são enviados automaticamente, toda semana.
      Se você perdeu algum, insira seu nome novamente no formulário e você voltará a receber todos eles.
      Beijo!

  2. Estou amando esse desafio

    1. Ah, fico tão feliz, Cleonice!
      Obrigada por estar aqui e parabéns por botar a mão na massa.
      Beijo!

  3. Parabéns, Helena!
    O seu trabalho está repleto de capricho e dedicação. As dicas são ótimas do passo a passo.
    Uma dúvida, o checklist que recebi como semana 6 é outro. Quando imprimi, aparece sala da família ao invés de sala de jantar.
    Podes me ajudar?
    bjjiinn 🦋

Leave a Reply

Your email address will not be published.