Recentemente em meu Instagram, conversando com minhas seguidoras sobre organização em casa e alguns padrões que foram pré-estabelecidos, fiquei impressionada em ver quantas delas me disseram que aquele conteúdo tinha sido libertador.

A verdade é que muitas vezes nos deparamos com algumas regras que não fazem sentido em nossa rotina. São aquelas técnicas de dobras, de embalagens, de armazenamento que nos perseguem há anos, mas que mais atrapalham do que ajudam.

Às vezes, as herdamos de nossas mães e avós como tradições de família. Em outros casos, aprendemos com serviços de personal organizer que contratamos para atuar em nossa casa ou assistimos em algum programa de tv.

A verdade é que por mais bonito que seja o resultado, a organização em casa deve prezar pela praticidade no dia a dia, e não pela estética. E é sobre isso que quero conversar com vocês hoje.

O Caso Da Minha Gaveta de Meias

Aqui em casa sempre que digo que cada objeto tem sua residência própria. As meias moram na gaveta das meias, as calcinhas na das calcinhas, os sutiãs na dos sutiãs, e assim por diante…

Como eles ficarão organizados dentro de suas “casas”, não me importa muito o jeito, basta que estejam em seus devidos lugares sempre. No meu caso, por exemplo, uso uma espécie de colmeia para guardar as meias. Mas eu não faço a dobra profissional tão conhecida no Brasil (aquela enroladinha), eu simplesmente dobro a meia no calcanhar, mais uma vez ao meio e coloco na colmeia.

Já meu marido simplesmente coloca as meias do jeito que ele quer por dentro, por fora, aberta, fechadas, em cima, embaixo da colmeia… Ele não tem tempo pra pensar nisso, então simplesmente deixa as meias na casa das meias.

A Organização Em Casa Não Precisa de Amarras

Como eu falei anteriormente, é fundamental priorizar a praticidade quando pensamos em organização em casa. Isso acima de qualquer coisa que você tenham visto na tv ou aprendido com uma personal organizer.

É que às vezes, a técnica que funciona muito bem pra mim não vai funcionar para você. Tudo pode ser repensado e adaptado. Pensa comigo, se as meias estão dentro de sua gaveta ou caixa, realmente faz tanta diferença o tipo de dobra que ela recebeu?

E hoje eu percebi que isso faz tanto sentido, porque minhas seguidoras no Instagram me passaram um verdadeiro feedback de libertação. Veja só alguns dos comentários:

Vídeo maravilhoso pois realmente temos que levar em conta a praticidade e o dia a dia da cliente. Não precisa ser maravilhoso e sim pratico e fácil de manter!”

Fiz um laboratório onde perguntei o que a “cliente” não gostaria na cozinha. A resposta que tive foi: eu não tenho a mínima paciência para separadores de gavetas, principalmente perder tempo limpando um por um. Organizei por categoria sem divisórias e ela adorou. Essa noção é libertadora.”

Fiz a dobra de Marie Kondo nas camisetas do meu marido ele odiou, kkkk….”

Também sou fã do que funciona e não somente da beleza ! Ótimo vídeo e libertador sim!
Estou começando a minha caminhada como organizadora aqui na França tenho certeza que a organização funciona como aí nos EUA porque aqui não temos “funcionárias “ como no Brasil para manter a organização de dobras e afins . As francesas querem praticidade, funcionalidade, querem liberdade e não as dobras perfeitas que são lindas mas que tomam tempo para mantê-las…!

Viu só, no fundo no fundo todo mundo quer praticidade para a organização em casa. Por isso minha dica é: tenha um lugar certo para coisa, tenha poucas coisas e organize pensando na rotina de sua casa e sua família. Assim, tudo vai ficar muito mais fácil!

E você, o que acha desta pequena história sobre técnica x praticidade. Conte para mim pelos comentários!

Similar Posts

One Comment

  1. Iara Mesquita says:

    Olá!! Obrigada por este post, estou pesquisando a profissão, e buscando respostas para questões que eu mesma tenho contras e eram mais um impedimento apesar de gostar de organizar. Eu mesma organizo as minhas e odiaria ter que me sentir obrigada a dobrar ou ter que comprar muitos organizadores. E assim não conseguia pensar em oferecer isto como solução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.