Você também tem a impressão de que o tempo está passando cada vez mais depressa? Que vez ou outra, ele passa e você nem percebe? Pois é, isso é normal. Realmente está tudo mais rápido.

No entanto, o que não podemos deixar acontecer é deixar que isso atrapalhe nossa rotina e a organização de nossa casa, fazendo com que nos tornemos escravas da limpeza.

Pensando nisso, hoje vou trazer algumas dicas para te ajudar com a organização de seu tempo e de sua casa, fazendo com que você tenha mais tempo livre para curtir seu dia. Borá comigo?

Como Se Programar Para Manter A Organização Da Casa

Dicas De Organização De Tempo E Da Casa. Descubra o que fazer para manter sempre a organização da casa em dia sem que isso te roube todo o tempo disponível dos dias!
O que fazer para manter sempre a organização da casa em dia!

Passo 1: Tenha Um Cronograma De Tarefas

Isso quer dizer que você não precisa fazer tudo de uma vez, em um dia só. Você pode separar as atividades de organização em blocos diários. Por exemplo:

  • Trocar lençóis e toalhas na segunda-feira
  • Tirar o pó dos objetos na terça
  • Colocar os tapetes na rua na quarta

E assim por diante… Dessa forma, você se programa para cada coisa em um dia da semana, sempre naquele horário que for mais favorável para você.

Passo 2: Tirou Do Lugar, Guardou Em Seguida No Mesmo Lugar

Isso vale especialmente para os armários e para os itens da dispensa. Se você tirou uma roupa do armário, depois ela deve ir, obrigatoriamente para a lavanderia ou para o mesmo lugar no armário.

Isso vai te poupar um trabalhão, vai por mim! E deve ser feito por todos os moradores da casa, diariamente. Claro, uma vez a cada três, quatro meses, você pode tirar um dia para reorganizar tudo, limpar, tirar peças da estação que acabou, etc.

Ah, e quando pensamos em outros itens e objetos, isso vale também. Tenha um lugar para guardar cada coisa. Tirou do lugar, coloque de volta. T-U-D-O.

[click_to_tweet tweet=”Se você não tem onde guardar um item, repense sobre a permanência daquilo em sua casa!” quote=”Se não tem onde guardar, repense sobre a permanência daquilo em sua casa!” theme=”style1″]

Passo 3: Desapega Amiga

Quanto menos coisas você tiver em casa, menos tempo você vai perder limpando e organizando, concorda? Já viu nosso texto sobre minimalismo?

Dá uma lida e entenda que dá pra viver com menos, tendo em casa apenas o que tem utilidade real.

Passo 4: Otimize Seu Tempo

Dá pra ver novela e tirar o pó ao mesmo tempo? Aproveita!

Dá pra levar o lixo na rua na hora de levar o cachorro para passear? Aproveita também!

Aqui nos EUA os garçons dizem o seguinte: somos como camioneiros, nunca viajamos com a carga vazia.

Ou seja, se você está na cozinha e está indo para o quarto, leve contigo alguma coisa que precisa ser guardada no lugar certo. Se na volta do quarto para o escritório você vir algo que precisa ser guardado, leve contigo.

Você nunca mais vai ter coisas espalhadas pela casa e com isso você mata dois coelhos com uma cajadada só e tem mais tempo para curtir seu dia.

Passo 5: Mantenha O Banheiro Limpo

Este talvez seja um dos cômodos da casa que mais acumule sujeira e dê mais trabalho na hora de limpar. Mas não se você mantê-lo sempre limpo. Recolher cabelos, fazer uma limpezinha rápida no box durante o banho, passar uma aguinha na pia e assim por diante.

A prática diária que mais me ajuda com a limpeza do banheiro é a “passadinha” do final do dia em cada banheiro. Em 5 minutos eu recolho tudo, limpo a bancada, penduro o que precisa ser pendurado, desinfeto o vaso sanitário e tudo fica limpo e no seu devido lugar.

Assim, na hora da faxina semanal, tudo leva muito menos tempo na limpeza do banheiro.

Dicas De Organização Extras Rapidinhas:

Por fim, vou listar apenas alguns tópicos que vão te ajudar a fazer a diferença durante a semana:

  1. Arrume a cama todos os dias. A impressão de organização é infinitamente maior;
  2. Conte com produtos organizadores. Eles são uma mão na roda SIM;
  3. Se programe com as refeições. Já falei sobre isso neste texto aqui;
  4. Invista em um bom aspirador de pó, que seja rápido, eficiente e te ajude com a sujeira mais pesada.

É isso! Se organizando e seguindo o cronograma que você criar de acordo com sua rotina e de seus familiares, você vai ver que vai sobre muito mais tempo e que você não vai se tornar uma escrava da limpeza.

Gostou das dicas e quer organizar a sua rotina doméstica? Então você precisa conferir o Fichário da Casa Organizada! Clique aqui e veja como ele vai te ajudar a organizar a sua rotina, a sua vida e a sua casa. 

Se ficou alguma dúvida de organização, é só deixar o seu comentário! Até a próxima!

 

Similar Posts

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.