Uma colega no Círculo da Organizadora PRO me perguntou como eu faço a limpeza da casa e mantenho a casa limpa, já que não tenho empregada.
Talvez possa ajudar alguém que você conhece.

Minha rotina de limpeza da casa - Vida nos EUA

Obrigada pela pergunta!
Nós nunca tivemos empregada aqui, de forma que eu tive que aprender rapidamente a dar conta da limpeza e manutenção da casa.

Acho que a parte mais importante está na cabeça da gente como mãe e esposa: -internalize que a responsabilidade da casa não é só sua, mas sim de todos. A democracia começa em casa quando todo mundo contribui igualmente. Cuidar da casa faz parte da vida e nós devemos ensinar as crianças para que isto seja parte íntegra da vida delas.

Sobre a limpeza:

Minha rotina gira muito mais em torno de MANTER LIMPO do que fazer aquelas faxinas monumentais uma vez por semana, seja por eu não ter paciência, energia ou gosto para ficar limpando a casa um dia inteiro.

Assim, se você está sem empregada, mas pode ter uma faxineira 1 vez por semana/quinzena/mês, eu recomendo que você tenha essa ajuda. Hoje nós podemos ter uma faxineira semanal. Isso ajuda muito, mas por mais de 10 anos não tivemos. Como eu sempre mantive a casa limpa, nunca houve um “sofrimento” em torno disso.

Uma vez a casa esteja limpa, crie rotinas diárias para:

– limpar as pias e torneiras dos banheiros e vasos sanitários todos os dias depois de colocar as crianças na cama.

– sempre lave (ensine as crianças) as pias depois de escovar os dentes.

– mantenha uma cestinha com papel toalha e produto de limpeza em cada banheiro e embaixo da pia da cozinha. É uma despesa inicial comprar tudo, mas você não vai adiar a limpeza por ter que ir “lá na área” buscar tudo.

– ao terminar as refeições, limpe todas as superfícies da cozinha. Após o jantar, limpe também o fogão, porta da geladeira etc. Eu tenho um aspiradorzinho pequeno só para a cozinha e copa.

– eu investi em um aspirador-robô e ele mantém o chão da casa limpo. Ele é programável e “trabalha” todo dias as 8:30 depois das crianças saírem pra escola.

– eu termino o dia “passeando” pela casa, afofando almofadas, dobrando mantas, colocando tudo no lugar. Quando eu acordo pela manhã, a casa está impecável.

– lavanderia: eu lavo a roupa de cama na 2a. feira, toalhas na 3a., 1 máquina dos meninos na 4a. e outra no sábado ou domingo, 1 máquina para mim e meu marido no fds também.
Eu dobro as minhas roupas e a do caçula, mas ele guarda tudo.

– Meus filhos mais velhos hoje são responsáveis pela própria roupa e sim, se eles não lavarem, irão ficar sem roupa limpa. Digo sempre o seguinte: o modelo americano é ótimo, mas todo mundo tem que trabalhar. Não dá só para a mãe ficar no modelo “sem empregada”.

– aqui em casa não se passa roupa. Se algo precisa ser passado, ou não é comprado ou irá para o tintureiro. Tenho amigas que amam passar roupas e o fazem assistindo TV à noite. Eu detesto e mudei o nossos hábitos de compra para não ter que fazer isso. Meus lençóis não são impecáveis, nem as minhas toalhas de mesa. Prefiro usar meu tempo para outras coisas – como te ajudar aqui. Muito mais recompensador.  Enfim, tudo são escolhas.

– Aqui nós aspiramos tudo. Não tem vassoura etc. Se você vive em uma casa de 2+ andares, invista em um aspirador pequeno para cada andar e vc não terá que ficar carregando o peso sempre que precisar.

– eu limpo a geladeira toda semana antes de colocar as compras na geladeira. Meu marido faz as compras semanalmente e cozinha quase todas as noites, dependendo da escala do trabalho dele.

– Nossas janelas são limpas do lado de fora duas vezes por anos, por uma equipe que vem com equipamento etc e termina tudo em 2-3 horas.

– Uma vez por ano removo as cortinas e envio para o tintureiro. Também lavo os carpetes profissionalmente 1 vez por ano. Agora com o Tuff eu investi em um aspirador a vapor que limpa muito melhor.

Enfim, acho que é isso, Simone. Espero ter te ajudado, mas qualquer dúvida me fale.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.