Como mãe e dona de casa eu sei muito bem que manter os ambientes organizados, todos os dias, é basicamente uma missão interminável. A rotina é corrida, tem dias que as crianças parecem furacões e aí, não tem jeito. A desordem é inevitável.
Mas também, durante anos trabalhando como Personal Organizer, desenvolvi uma técnica chamada 15 minutos por dia. Você pode aplicá-la em um cômodo por dia, ou dividi-la pela casa no mesmo.
Como funciona: a ideia é que você pare por 15 e coloque ordem naquilo que está sujo ou bagunçado. Parece pouco? É aí que você se engana: com foco no que tem para ser feito, 15 minutos podem operar milagres.
Como aplicar a regra dos 15 minutos em minha casa?
Como falei acima, você pode usar 15 minutos apenas na cozinha e nos outros dias, ir para outros cômodos. Outra possibilidade é dividir 15 minutos pela casa inteira.
E por fim, se a família for grande, você pode dar um cômodo para cada membro dela, para que atue durante 15 minutos ali. Todos começam e terminam a atividade juntos e assim, a ordem e paz prevalecem no lar.
O que fazer em 15 minutos em cada cômodo?
Na cozinha
A cozinha é o coração da casa e, por isso, também é que está sempre mais bagunçada. Para botar ordem nesse espaço em 15 minutos, não há segredos:
- Primeiro, dê uma olhada geral e analise o que precisa ser descartado, as áreas sujas e as áreas bagunçadas;
- Divida o espaço em 3 seções: o local para cozinhar, a bancada de trabalho e os armários. Trabalhe por 5 minutos aproximadamente em cada um deles, limpando, recolhendo o lixo e guardando o que precisa ser guardado.
- Dicas importantes aqui: mantenha sempre a bancada da pia e os armários organizados. Desta forma você poupa muito tempo.
- Sobrou alguns minutinhos? Aproveita para dar aquela varrida esperta 😉
No quarto
O quarto geralmente não preocupa tanto, afinal, ele é privativo e as visitas não têm acesso. Mas me digam: tem coisa melhor que chegar depois de um dia super cansativo e entrar em um quarto arrumado e aconchegante?
Sendo assim, para aproveitar 15 minutos de sucesso no seu quarto, as minhas dicas são:
-
- Comece arrumando a cama e deixando-a bem aconchegante. Se os lençóis estiverem sujos, aproveite para trocar.
- Depois, recolha as roupas espalhadas pelo ambiente. Mande para a lavanderia o que precisa ser lavado e guarde aquilo que está limpo. Uma dica boa aqui é ter um espaço específico no Closet para aquilo que precisa de reparos, para as roupas que precisam ser passadas e para aquelas que precisam de lavagem a seco.
- Por fim, parta para as baguncinhas. Joias e relógios fora do lugar, moringas vazias, cabos de celular jogados, etc etc. Guarde tudo em seu devido lugar, como de ser.
- Sobrou um tempinho? Que tal uma aspirada no chão?!
No Banheiro
Por último mas não menos importante, vem o banheiro. Um dos locais da casa que mais exige capricho, afinal é ali que todos fazem a higiene pessoal. Além disso, ele também geralmente é acessado pelas visitas.
Sendo assim, para aproveitar 15 minutos mágicos em seu banheiro é preciso apenas:
- Encare a privada. Esguiche um pouco de limpador ali dentro e feche a tampa.
- Enquanto isso, recolha todas as toalhas e roupas sujas que estão pelo ambiente.
- Organize a bancada. Se estiver com muita pressa (com visita em casa) jogue todos os itens dentro de uma sacola, guarde dentro da bancada e organize depois. Caso contrário, guarde cada coisa em seu devido local. Vai dar tempo pra fazer tudo, eu garanto!
- Na área do banho, jogue fora as embalagens vazias e recolha cabelos e outras sujeirinhas. Se for tomar banho, aproveite para dar uma esfregada no piso e/ou banheira.
- Volte para a privada. Limpe rapidamente pelo lado de fora e depois pelo lado dentro. As luvas e o limpador te ajudarão a tornar tudo isso mais fácil.
- Por fim, limpe o chão com uma vassoura ou aspirador e, sempre que necessário, com um pano úmido.
Parece muita coisa a ser feita no banheiro? Mas eu te garanto que se você estiver focada, em 15 minutos faz tudo isso!
Pronto! Viu só como 15 minutos pode render e muito? Esta é mais uma prova de que é possível viver sem empregada e manter a casa sempre limpa e organizada. Se você quer saber mais dicas como essa, aproveite para conhecer meu livro: Vivendo sem Empregada!