Aqui no blog nós sempre batemos em uma tecla muito importante que é a sua valorização como Personal Organizer e, organizar com o cliente tem total relação com isso. Afinal, quando você é contratada para “arrumar a bagunça”, na verdade, todos os seus conhecimentos e capacidades de personal organizer acabam não sendo aplicados em sua totalidade. É um mero trabalho de arrumação, concorda?

Há um tempo atrás nós já conversamos sobre fazer ou ensinar o método, você pode conferir aqui. Mas hoje eu quero ir mais afundo, além dos benefícios que já conversamos anteriormente.

Trabalhar junto com o cliente pode trazer resultados mais duradouros para a vida dele. É como se você o ajudasse em um despertar de consciência sobre a situação em que a casa dele se encontra. Confira mais a seguir:

Organizar com o cliente trará resultados duradouros

Reflexos de Organizar Com o Cliente

Antes de irmos direto ao ponto, vale lembrar que não estamos falando apenas em colocar o cliente para trabalhar com você, mas de uma troca entre vocês. É preciso haver uma conversa, entender as origens da desorganização naquele lar, ensinar o método e assim por diante.

Essa troca vai estreitar os laços e vai te dar a liberdade para uma conversa sincera e efetiva com o cliente. A partir dela, começa a colheita dos frutos.

Quando o cliente entende a origem da desordem, ele começa a se policiar

Pois é, e como falamos acima, você será o canal para que este assunto venha a tona e ele perceba o que pode ser mudado. É como se descobríssemos que nossa dor de cabeça ocorre pela falta de ingestão de água. Logo, vamos nos policiar para tomar mais água ao longo do dia.

O mesmo acontece quando o cliente está pronto para jogar a bolsa em qualquer lugar dentro do armário, mas rapidinho se lembra que ela tem local definido.

Quando você organiza com o cliente ele tem a verdadeira noção do tamanho da desordem

Quando olhamos para um armário abarrotado de roupas, não conseguimos ter a noção exata da quantidade de peças que existe ali. Somente quando tiramos tudo para fora, para organizar, é possível perceber os excessos, as peças que não usamos mais, as meias sem pares, o jeans que não serve mais…

Quando a Personal faz este trabalho sozinha, ainda que o cliente reveja as SUAS sugestões do que deve ser descartado, não existe tanto espaço e tempo para esta reflexão. Mas ao organizar com o cliente, quando ele tem a possibilidade de ficar frente a frente com uma situação como esta (ou semelhante), ele vai se dando conta e isso é extremamente positivo.

Neste momento, cabem reflexões como:

  • Será que não houve compras por impulso?
  • O quanto aqui esta excedendo? Quantas peças estão sem uso há anos?
  • Por que há tanto acumulo?

Em momentos assim, cabem conselhos sobre peças curingas (ou objetos, caso a situação não ocorra no quarto), dicas para guardar corretamente peças que não estão sendo usadas no momento, como separar peças para doação – e frequência – entre outros.

A relação entre cliente e personal fica ainda mais fortalecida

Personal Organizer não é psicóloga, isso nós sabemos. Mas você tem as “ferramentas” necessárias para ajudar este cliente a começar a refletir e a buscar entender o porque de uma compulsão, de acúmulos e de tanta desordem. Use isto a seu favor quando for organizar com o cliente.

Não pense que ensinar o cliente a fazer vai acabar com a relação de vocês, ou que ele nunca mais vai te contratar porque já sabe fazer. É como você aprender a fazer a massa da pizza de seu restaurante favorito: não é porque você já sabe que vai querer fazer toda vez, concorda?

Esse cliente vai confiar em você, afinal, você foi fundamental para solucionar um grande problema na vida dele. E por mais que ele consiga acabar com o consumo desenfreado ou com aquele caos na despensa da cozinha, vão sempre haver outras demandas, pois se há uma constante na vida são as mudanças!

Por fim, organizar com o cliente gera fidelização!

E então, entendeu porque organizar com o cliente ao seu lado, aprendendo e colocando a mão na massa pode garantir resultados mais efetivos? Mas você ainda tem alguma insegurança a respeito desta forma de trabalhar, deixe um comentário para que possamos te ajudar!
E se você quer se tornar uma profissional de organização e aprender a trabalhar com o cliente, confira o Profissão: Personal Organizer®.

Inscreva-se!

Venha se Tornar Uma Personal Organizer

No Profissão Personal Organizer® você aprende Marketing, Negócio e Empreendedorismo para criar, promover seu negócio de organização e ser contratada. Click abaixo e comece o curso hoje!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.