Organizando a Rotina Doméstica com o Fichário da Casa Organizada

Em nosso último post, eu contei pra você um dos meus maiores segredos de organização, lembra? O fichário da Casa Organizada! Usando esta ferramenta que ao mesmo tempo é simples, mas poderosa, eu consigo saber exatamente quais são as tarefas do dia, da semana, do mês e até do ano.

Além disso, com o fichário da casa eu organizo as refeições dos próximos dias, cuido da lista de compras e de tudo que está armazenado no freezer.

Por fim, o mais bacana é que tendo o fichário em lugar bem visível, todo mundo lá em casa pode ter acesso à ele e me ajudar com a execução das tarefas, incluir atividades na agenda e facilitar a vida da família.

Muito bem, agora que já recapitulamos todas as vantagens do fichário da casa, eu vou te mostrar tudo o que você precisa saber para montar um exatamente como o meu! Vamos lá?

Como montar o seu fichário da casa e organizar a sua rotina doméstica.

Quais as divisões do fichário da casa? 

Sim, uma ferramenta tão poderosa tem que ter algumas divisões, concorda? Sendo assim, vamos ver quais são as principais:

  1. Documentos e informações úteis;
  2. Checklists de organização;
  3. Listas de compra;
  4. Compromissos importantes.

#1. Documentos e informações úteis

Esta seção serve para você deixar à mão alguns documentos importantes, como contas pagas recentemente, boletins das crianças, etc, e informações que precisa ter acesso rapidamente, como emergências, telefone dos médicos da família, telefone de seus restaurantes preferidos, entre outros.

#2. Checklists de organização

Esta seção do fichário da casa deve ser dividida em subseções, como Diário, Semana, Mensal, Anual. Em cada uma delas, você vai listar as tarefas do lar que devem ser feitas em cada período. Por exemplo:

  • Diário: lavar a louça do jantar, recolher o que estiver fora do lugar, preparar o lanche do dia seguinte, etc…
  • Semanal: Regar as plantas, lavar as roupas, tirar o pó dos móveis, etc…
  • Mensal: Aspirar os tapetes, trocar a roupa de cama, cortar a grama, limpar a geladeira, etc…
  • Anual: Trocar o filtro do ar condicionado, lavar as paredes, retocar a pintura, etc.

As ações ficam a seu critério. O importante é lista-las corretamente de acordo com a frequência exigida e garantir que elas sejam cumpridas.

#3. Lista de compras

Este espaço serve para que você planeje com mais eficiência tudo que é relacionado à comida. Então, uma página pode ser pra anotar a data em que algum alimento foi congelado, outra para anotar o que está faltando na dispensa, outra a lista de compras da semana e assim por diante.

Você também pode criar nesta seção, uma espécie de cronograma das refeições da semana. Assim fica muito fácil se organizar e não ter que pensar sobre isso todos os dias.

#4. Compromissos importantes

Aqui, você pode anotar compromissos pontuais da família, como se fosse uma agenda mesmo. Ex.: Médico Joãozinho, 13/10, 17 horas. E em uma segunda parte, deixar anotadas datas importantes que devem ser lembradas todos os anos, como aniversários de parentes, check ups, preventivos, entre outros.

Outras divisões

Estes são alguns exemplos básicos de como organizar um fichário da casa, mas você pode ir descobrindo sozinha como organizar o seu e como ter controle para que tudo saia como o esperado.

Depois de tudo devidamente anotado e dividido, encontre um bom fichário para guardar todas as páginas e deixe-o em um local visível, para que todos da casa tenham acesso.

Por fim, se você está em busca de organização, mas não tem tempo ou cabeça para construir seu próprio fichário da casa, com todos os checklists de organização, resolvi facilitar tudo pra você.

Neste link você encontra minha versão de fichário da casa, prontinho. É só imprimir e começar a usar! E se ficar alguma dúvida, entre em contato pra que eu possa te ajudar! 

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *