Uma das dores mais comuns dentro dos lares – especialmente para as mães – é conseguir manter a ordem da casa com a presença das crianças. Parece impossível fazer com que tudo fique organizado, não é mesmo? Mas hoje vou provar o contrário!

Separei algumas dicas que vão deixar sua rotina mais leve, os cômodos organizados e a família toda feliz. Quer saber quais são? Então vem comigo!

 

5 dicas para manter a casa organizada mesmo com as crianças.
5 dicas para manter a casa organizada mesmo com as crianças.

 

5 dicas para manter a casa organizada mesmo com as crianças

#1. Comece doando o que não tem mais utilidade

Você que já é frequentador assíduo de meu blog, sabe que sempre bato nesta tecla. Mas não tem jeito: para organizar de verdade é preciso retirar os excessos. E quem tem criança em casa sabe que eles existem.

Por isso, reúna a galerinha e comece fazendo uma triagem em roupas, brinquedos, materiais escolares e tudo mais que houver de acúmulo. Aproveite o momento para conversar com eles sobre a importância da doação, que aqueles itens podem deixar crianças carentes muito mais felizes.

#2. Aposte nas caixas organizadoras

Elas são amigas para todas as horas e, quando pensamos na rotina infantil, podem ser ainda mais. O ideal é que você tenha várias caixas para poder dividi-las em categorias. Brinquedos do quarto, brinquedos que ficam na sala, livros, jogos de videogame e controles, etc.

As categorias ficam a seu critério – e você pode pedir ajuda dos pequenos para criá-las -, o importante é ter estas caixas sempre à vista, perto do local onde os itens de seu interior serão usados.

Importante também é o momento de conversa que você terá com os pequenos sobre o compromisso de que, sempre que um item for retirado ali de dentro, deve ser guardado logo em seguida após seu uso.

#3. Móveis multifuncionais também podem ajudar

Sabe aqueles baús de madeira, ou mesmo puffes com tampa? Ou então aquela estante cheia de gavetões? Pois então, estes são alguns exemplos de móveis multifuncionais que podem fazer a diferença em sua casa.

Afinal, dentro destes espaços você pode guardar os brinquedos mais amados pelos seus filhos. E aqui funciona a mesma lógica das caixas: usou, guardou. Com isso, evita-se aquela situação em que chega a visita e o tapete da sala está forrado de carrinhos ou bonecas.

Quem nunca passou por isso, que atire a primeira pedra (risos)!

Confira quais são minhas dicas para manter seu lar sempre em ordem mesmo com a presença de uma ou mais crianças!

#4. Conte com a ajuda das crianças para outras tarefas

As crianças aprendem muito rápido e gostam de participar. Sendo assim, quando atingirem certa idade e você sentir que estão preparadas, que tal delegar algumas tarefas para que elas ajudem na rotina do lar?

Lavar o pet até o quintal para fazer as necessidades, lavar as folhas da salada, arrumar a cama, preparar a lancheira e muito mais. Estes são apenas alguns exemplos, você é quem conhece melhor seus filhos e saberá qual função poderá delegar a cada um deles.

Lembre-se apenas que cada idade tem suas limitações e que vale a pena acompanhar seu filho nas primeiras vezes que ele começar a desempenhar cada tarefa.

#5. Valorize as ações positivas

Cada vez que os pequenos cumprirem com o que deve ser feito, encontre uma forma de incentivá-los positivamente. Pode ser dando um simples parabéns, pode ser com um agrado na hora da refeição…

O importante é que eles saibam que você está percebendo que eles estão comprometidos com a organização da casa e que, cada vez que cumprem com suas obrigações, deixam a família mais feliz, como um todo.

E então, o que achou das dicas de hoje? Você acha que elas realmente podem fazer a diferença em seu lar? Conte-me nos comentários. E se você tiver alguma outra dica para nos ajudar com este assunto, compartilhe-a!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.