Hoje eu quero conversar com vocês sobre um assunto bem sério: o plágio. Nós já falamos muito sobre a importância da criação de conteúdo para quem está iniciando ou já construiu uma carreira como Personal Organizer.

Inclusive, temos uma série que fala tudo sobre Marketing e criação de conteúdo para vocês que estão querendo dar um up no negócio. Só que faltou falarmos sobre um ponto que é muito importante: a originalidade.

Já passei por situações bem desagradáveis ao longo dos anos e tenho visto muitas colegas, inclusive, com dúvidas relacionadas a isto. “Será que eu posso copiar os temas e conteúdos de outra profissional de minha área para publicar em meu blog?”

A resposta é não!

Originalidade X Plágio: Como Criar Conteúdo Para Meu Blog?
Originalidade X Plágio: Como Criar Conteúdo Para Meu Blog?

Mas Por Que O Plágio Pode Ser Prejudicial Para Meu Negócio?

Bom, existem alguns motivos bem claros para você não plagiar o conteúdo de suas colegas ou mesmo concorrentes da organização. O primeiro é bem simples mas tem impacto negativo:

Pega Mal Pra Você

Imagine uma dona de casa que ama ler conteúdos e dicas sobre organização. Ela navega semanalmente por vários blogs. Certa vez, ela encontra por exemplo, um artigo sobre como manter as tolhas de banho sempre como novas. Ela lê até o fim, salva e fica muito feliz com o que aprendeu.

Dois meses depois, em outro blog, ela encontra o mesmo conteúdo, só que publicado há poucos dias. Rapidamente ela identifica a semelhança e percebe quem copiou quem. Se for uma leitora sem maiores preocupações, ok.

Mas se for uma super fã, pode ficar chateada ao ver que a profissional que ela tanto admirava está copiando o conteúdo de outra.

Pense bem: ganhar mérito nas costas dos outros pega mal para qualquer um, não é?

O Google Penaliza

Pois é, não são apenas os leitores que fazem juízo de práticas como estas, mas o Google também. A verdade é que ele penaliza os blogs quando percebe que estão postando conteúdos duplicados de outra página.

Mas o que isto significa? Que ele vai tirar pontos de sua página fazendo com que você não consiga chegar ao topo ou na primeira página de pesquisa ou, em alguns casos, até mesmo tire do ar.

E vale ressaltar que na grande maioria dos casos ele vai priorizar o conteúdo que foi publicado primeiro. O algoritmo entende que conteúdo bom é conteúdo original.

Você Perde Sua Personalidade

Hoje em dia vemos que na internet, em alguns casos, todos parecem iguais. É uma questão de moda e tendências passageiras? Também, mas a verdade é que quando uma receita de sucesso fica evidente, todos querem copiar.

Com isso, profissionais e influencers acabam perdendo sua identidade – e na verdade o que a gente mais quer é seguir pessoas originais, autênticas e verdadeiras, concorda?

Mais Ispiração, Menos Plágio

Uma coisa é certa: não é proibido se inspirar em outros profissionais de sua área. Mas isso não significa que você vai pegar os assuntos que essa pessoa está falando e postar sobre a mesma coisa, fazendo apenas algumas modificações para então chamar este post de “seu”.

O ideal é que você APRENDA com seus colegas, com outros profissionais do seu mercado e também de outras áreas; entenda o que eles falam e traga para sua realidade, para a sua experiência, para seu jeito, para o contexto dos seus seguidores. Se inspirar sim, copiar jamais.

Eu espero que vocês tenham gostado da conversa de hoje sobre plágio. Pra mim ela é de suma importância porque, como já falei acima, autenticidade hoje em dia é fundamental para que um negócio cresça e se mantenha sólido por muitos anos.

Agora conta pra mim, o que você acha de plágio ou conteúdos copiados?

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.