Como Organizar a Sala da Família

Esta semana nós iremos organizar a sala da família, ou aquela sala onde você se senta para escutar uma música, assistir um filme, jogar um baralho com os amigos.

Nós estamos na quinta semana do Desafio Casa Organizada. Como você está se saindo até agora? Nós já falamos sobre como se preparar para um projeto de organização e organizamos a cozinha, a despensa e a entrada da casa e a lavanderia.

Se você está entrando no desafio agora, vale lembrar que cada semana estamos organizando um cômodo da casa no geral e daí falamos com maiores detalhes de um item específico de cada cômodo – como se fosse um nível macro e um micro.

Como organizar a sala da família.

Para receber os checklists de organização que acompanham cada um dos posts da série, se inscreva gratuitamente abaixo!

[convertkit form=2038394]

Organizando a Sala da Família

Nas casas americanas, essa é a sala que fica junto à cozinha e é basicamente o espaço mais utilizado por toda a família.

Nas casas brasileiras, a nossa sala de estar faz vezes de “sala da família” no nosso dia-a-dia.

Esse é um dos cômodos que mais usamos, onde congregamos, assistimos TV e sentamos com a família para um jogo ou para ler um livro. Assim, podemos dizer que é um dos locais casa que pode ficar rapidamente atulhado e bagunçado, se cada coisa não tiver o seu devido lugar. 

Cômodos que são muito usados têm a tendência de acumular coisas de outros cômodos, porque os trazemos conosco ao nos reunirmos nesses espaços tão amados das nossas casas. Nós trazemos as revistas, as crianças alguns brinquedos; todo mundo traz algo da cozinha para um lanchinho… quando vamos ver, está tudo meio caótico!

Como Desentulhar e Organizar a Sala da Família e Como Mantê-la Organizada.

Hoje vamos ver como desentulhar e organizar a sala da família, e vamos ver com detalhes como mantê-la organizada, uma vez que você terminar. Vamos lá!

Organizando a Sala da Família

  1. Se Organizando Para Organizar

    Como toda semana, vamos nos organizar para organizar!

    Confira as dicas de como se preparar para o Desafio e a lista de materiais que compartilhei contigo aqui neste post.

    Traga tudo o que você irá precisar para o seu projeto de organização.

    Separe quatro cestas ou caixas e identifique com os cartões que você baixou quando se inscreveu para o desafio para que possamos fazer a triagem de forma correta. São eles: MANTER, MOVER, DOAR e LIXO.

    Os itens da caixa “MANTER” é para os que vão continuar nesse cômodo, e os da caixa “MOVER” é para aquelas coisas que precisam ser guardadas em outro lugar da casa.

    Crie uma área de trabalho, como uma bancada ou uma mesa. Aqui é importante ter uma superfície livre e limpa. Se for usar o chão, cubra com uma colcha ou lençol que você possa lavar depois.

    Eu também gosto de deixar o aspirador por perto quando estou organizando qualquer local. É perfeito para limpar bem todos os cantinhos e as áreas mais escondidas e difíceis de alcançar. 

  2. Reúna Suas Ferramentas

    – Baixe o checklist de organização desta semana
    – Sacos de lixo,
    – Etiquetas,
     – Marcadores e caneta,
     – Uma pasta para seu checklist,
    – Um bloco de anotações para escrever o que precisa ser comprado ou ser feito,
    – Escada doméstica,
    – Faca multiuso,
    – Notas adesivas (do tipo post-it).

  3. Fazendo a Triagem

    Olhando a sua sala, identifique quais são os itens que “vivem” aqui? Livros, jogos, revistas, objetos de decoração, instrumentos musicais?

    Para cada item que você encontrar na sua sala, se pergunte:
    – Eu/nós usamos este item?
    – Quero manter este item em nossa casa?
    – Esta sala é o melhor lugar para este objeto?

    Seja firme consigo mesma sobre o que você vai manter.

    Você realmente precisa da sua coleção de revistas desde 1990?
    Você precisa daquelas fitas de vídeo VHS de que seus filhos, que já são crescidos, assistiam quando ainda eram bebês? Não, você não precisa, né?
    Doe esses itens para locais que vão usá-los.

    Com a tecnologia moderna de hoje e serviços de streaming como o Netflix, você provavelmente pode assistir a maior parte dos filmes que você ama, liberando muito espaço para as pessoas que vivem contigo e para você!

    O mesmo se aplica a coleções de revistas, jogos, instrumentos, decoração, etc.

  4. Facilite a sua vida!

    Eu vivo sem empregada desde 2001 e uma das coisas que eu logo me dei conta que me ajudaria a manter a casa limpa (e a minha sanidade!) é reduzir a quantidade de tudo o que está dentro da minha casa.

    Sabe aquele monte de enfeites e objetos de decoração decorando a sua sala? Eles fazem o processo de limpeza ser muuuuito mais complicado e demorado.

    Tudo o que é complicado e demorado, acaba sendo adiado. E o que é adiado raramente é feito.

    Assim, minha dica é que você olhe com carinho para a sua coleção e se pergunte: eu prefiro passar mais tempo limpando ou mais tempo curtindo essa sala, a minha família e descansando?

    Se você é muito apaixonada pelos seus objetos de decoração, considere criar grupos. Um fica exposto e o outro guardado, reduzindo assim o seu trabalho na limpeza.Como organizar a sala da família.

  5. Jogos e Coleções

    Muitas vezes, a sala da família fica bagunçada por causa de brinquedos e jogos. Essas coisas acabam sendo usadas neste cômodo, pois as crianças gostam de estar perto da gente. Então, o segredo para se manter organizado é encontrar uma forma bonita para guardá-los, fora da vista, mas de fácil acesso.

    Com tantas pecinhas, tabuleiros e caixas de papelão que se desfazem com o uso, os jogos das crianças podem ser um desafio.

    Para fazer essa triagem, reveja todos os jogos e se certifique que estão completos, com todas as peças e tabuleiros. Descarte todos os que estiverem incompletos, afinal, quem quer jogar Imagem e Ação, faltando metade dos cartões?

    Uma vez você tenha apenas os jogos que irão ficar, decida onde eles irão “morar” na sua sala. Lembre-se de colocar em local acessível às crianças para promover a independência delas.

    Para que eles ocupem menos espaço, uma solução é guardar cada um em sacos transparentes – tipo Zip Lock devidamente identificados.

    Se você não dispõe de gavetas na sua sala, use cestos e caixas decorativas para guardar estes itens.

    Etiquetar discretamente caixas e outros recipientes, pode ajudar você e sua família a se lembrarem do conteúdo, e isso torna mais fácil e rápido guardar as coisas no lugar certo. Como organizar a sala da família.

  6. Quem Usa o Espaço Determina O Que Fica e Onde Fica

    Agora que você reviu cada item, decidiu o que irá ficar neste ambiente e agrupou tudo por “família”, você pode decidir onde eles irão morar.

    Antes de designarmos um “endereço” para cada família, pense em como você usa este espaço e em quem usa esta sala.

    Considere quem usa este espaço para permitir a acessibilidade de tudo.

    Colocar o que as crianças precisam em prateleiras altas, por exemplo, gera dependência. Assim, defina uma caixa ou gaveta baixa para tudo o que é delas.

    O mesmo vale para idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção ou mobilidade.

    Pense em coisas como:
    – qual a altura máxima em que posso colocar estas coisas para acessar de forma segura e rápida?
    – preciso de um banquinho?
    – tenho espaço para criar um kit com os jogos mais usados?
    – tenho um lugar para guardar mantas ou as coisas favoritas da vovô?
    – preciso investir em um armário, estante ou prateleiras?


    Como organizar a sala da família.

  7. Hora da Limpeza!

    Agora que você reviu cada item da sua sala e designou um “endereço” para eles, ficará muito mais fácil limpar o espaço. E é isso que faremos agora!

    Tire o pó e passe o pano em tudo o que ficou aqui.

    Isso inclui limpar dos cantos do teto e varão da cortina, passando atrás de aparelhos eletrônicos e os fios que ficam atrás do móvel da TV, em cima de porta-retratos, ou seja, tudo.

    Em seguida, passe o aspirador de pó nos estofados e no piso da sala.

    Quando você acabar, sua sala estará com outra energia, com outra cara!

    Agora você pode relaxar e admirar como o resultado do seu trabalho ficou incrível.
    Como organizar a sala da familia - a limpeza

Detalhando: Mantendo a Organização da Sala

Vamos ver agora algumas maneiras em que você pode manter a sala da família organizada. Você já fez a parte mais difícil que é destralhar e limpar, hora de saber como manter assim por um longo tempo. 

Para manter o espaço organizado, talvez você precise de alguns itens como caixas e etiquetas. Dependendo do seu orçamento e do seu estilo, você pode aproveitar caixas que você já tenha em casa para organizar gavetas e prateleiras. 

Seguem alguns itens ótimos que têm função dupla de guardar e decorar.

1. Pufes ou Bancos Baú

Pufes e baús são ótimos curingas em espaços como a sala, onde precisamos “conter” os jogos e brinquedos, mas onde também precisamos criar mais um lugar para se sentar na sala quando recebemos amigos e familiares.

Os pufes e baús podem ficar “escondidos” debaixo de um console na entrada da casa ou do móvel de apoio da TV.  

2. Estante Para Livros Que Funcionam Como Divisórias

Se você ama livros e tem a maior dificuldade de se desfazer deles (ler no Kindle nem pensar!), então as estantes do tipo colmeia são perfeitas para você. Elas podem guardar seus livros, caixas com os brinquedos das crianças, uma coleção de revistas histórica em porta-revistas bonitos e ao mesmo tempo aproveitar melhor o espaço, por servirem como divisórias. 

3. Cestos Decorativos Que Podem Ficar Embaixo de Mesas 

Cestos são sempre muito úteis, e existem inúmeros modelos para escolher.

Se você quer criar armazenagem na sua sala, meça o espaço embaixo das mesas laterais do sofá e busque caixas que você pode “esconder” ali embaixo.

4. Prateleiras

Um dos maiores “segredos” em organização é o uso do espaço vertical. É muito comum esquecermos de utilizar as paredes, em toda a sua altura, para criarmos armazenagem.

Se você tem uma vasta coleção de livros, revistas, CDs, DVDs, discos de vinil etc., busque por ideias de estantes suspensas, prateleiras de todo estilo, use uma cor linda como fundo e crie um espaço único e com tudo o que você ama.

Conclusão

Agora que sua sala está totalmente destralhada e organizada, desfrute o seu novo espaço, faça uma pipoca e comemore com uma noite de jogos em família ou assistindo a um filme.

Tire tempo para apreciar como tudo está lindo e confortável agora que você terminou mas essa parte do desafio.

Posts que você também vai gostar!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.