Você também tem aquela sensação de que precisa dar conta de tudo? Casa, filhos, marido, escolha e ainda seu negócio como Personal Organizer (ou qualquer outro que seja)…

Se a vida de uma empreendedora no Brasil já um desafio, quando esta mulher tem uma casa para cuidar, ele fica maior ainda. Quer ver se ela tocar o negócio de casa… Aí pode se tornar uma missão impossível.

Quem aqui se identifica com essa situação? Eu já passei por momentos assim e foi preciso muita serenidade, organização e planejamento para colocar tudo nos trilhos. E foi justamente por pensar sobre estas dificuldades que eu resolvi compartilhar com você minha experiência. Vamos lá?

Como Conciliar A Vida De Mãe Com Os Negócios?

Primeiro Passo: Comece Livrando-se Da Culpa

Geralmente, nós mulheres nos sentimos culpadas por nosso trabalho quando o colocamos acima da casa ou dos filhos. Na verdade, todos estes aspectos de sua vida podem caminhar lado a lado, mas em alguns momentos, vai ser normal você dar mais atenção ao seu negócio.

Fechamento de mês, quando você estiver montando uma proposta incrível para um ótimo cliente, na hora de alguns atendimentos…. Em situações assim, seu foco deve estar 100% no negócio para que os resultados sejam positivos.

Sendo assim, não se sinta culpada porque ainda há roupa para passar ou porque você não está pensando nas crianças. Tenha em mente que não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo, o tempo inteiro.

Organize Sua Rotina Como Mulher Empreendedora E Mãe

Vai por mim, há espaço para os dois. Você precisa apenas sentar, respirar e organizar sua rotina. Imagine seu dia em blocos e vá encaixando as tarefas ao longo deles. Pense bem:

  • O que poderia ser feito enquanto as crianças estão na escola?
  • O que poderia ser feito enquanto elas estão em casa?
  • Há uma presença de parceiro(a) em casa? Em que ele pode lhe auxiliar?
  • É possível contar com a ajuda de algum profissional, como babá ou diarista?

Se você usar o método de Blocos de Tempo, já terá meio caminho andado para conseguir controlar sua rotina de tarefas. Outro ponto importante é deixar suas tarefas relacionadas ao trabalho sempre engatilhadas, como por exemplo, ter um roteiro de atendimento telefônico.

E por aí vai…

Trabalho É Trabalho!

Nada de querer dar uma varridinha no chão naquele momento que você estipulou para focar no trabalho – a não ser que todas as tarefas estejam cumpridas.

Mas a verdade é que é muito comum para mulheres que trabalham de casa, parar ações importantes relacionadas ao ofício para realizar alguma atividade doméstica. Você pode pensar que não é nada, mas isso pode prejudicar seu negócio.

Então, se você estipulou que enquanto as crianças estão na escola você vai focar no negócio, foque no negócio! O resto fica pra depois!

Lembre-se Que É Preciso Descansar

Toda mulher gostaria de ser uma Super-Woman, mas este conceito ficou para os quadrinhos mesmo. Todas nós precisamos de momento de descanso, lazer, pernas pro ar… afinal, ninguém é de ferro!

A exaustão do corpo e de cabeça, em algum momento, podem te paralisar. Por isso, tenha sempre em mente que os momentos de descanso precisam existir em sua agenda. Equilíbrio é tudo!

Ah, e falando em equilíbrio, uma coisa que me trouxe muitos insights positivos e dicas de como conciliar a vida empreendedora com a de uma mãe, foi o programa Equilibre-se. Vou deixá-lo como dica aqui pra vocês. Vale a pena espiar!

Eu sei que esse assunto é muito importante pra vocês. Por isso garanto que este foi apenas o começo. Nos próximos meses vou bater ainda mais nessa tecla e te mostrar que 1. é possível ser mãe e ter sucesso nos negócios e 2) que é possível sim viver sem empregada.

Parecem duas coisas impossíveis de imaginar, mas fique de olho nas minhas postagens e aguarde pelos próximos tópicos. E se você tem alguma outra dica relacionada a este assunto, deixe abaixo nos comentários!

 

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.