O novo coronavírus chegou e é oficial: estamos em quarentena. Com a notícia, aconteceu uma grande corrida a supermercados e farmácias, deixando prateleiras e estoques vazios, causando pânico em muitos cidadãos que não encontravam itens básicos para comprar. Mas, afinal, como se organizar para ter suprimentos de emergência?

Como vimos os efeitos do Covid-19 em outros países antes que ele conseguisse chegar ao Brasil, pudemos aprender com o erros cometidos.

Hoje, sabemos que não há necessidade de pânico e de correria como aconteceu em muitos lugares no Estados Unidos.

Tenha em mente que precisamos sair de casa o mínimo possível, somente quando for essencial. E, ao sairmos, precisamos tomar todas as precauções necessárias para não ajudar o coronavírus a se espalhar ainda mais rapidamente.

Para evitar que as saídas aconteçam sem necessidade, é preciso ter em mente aquilo que é de fato fundamental para a sua família e, assim, organizar a despensa para ter suprimentos de emergência.

Mas estocar aquilo que é necessário não significa comprar quantidades imensas de nada. Fazer isso só vai levar ao desabastecimento do comércio e, então, nem todo mundo vai conseguir ter o necessário em casa.

Por isso, precisamos comprar com consciência e sabedoria!

Como Se Organizar Para Ter Suprimentos De Emergência?
Como Se Organizar Para Ter Suprimentos De Emergência?

Planejamento Ajuda a Evitar Desperdícios

Antes de começar a planejar qualquer compra, pense no tamanho da sua geladeira e da sua despensa para não comprar a mais do que consegue armazenar de forma correta. Precisamos evitar o desperdício sempre, não importa a situação.

E ao contrário do que mundo têm pensado, o papel higiênico do mundo não vai acabar! Então, compre apenas o necessário para aproximadamente 15 dias.

Assim, não ocupa espaço na sua casa e nem acaba com o estoque do comércio.

Quais Suprimentos de Emergência Devem Estar na Lista?

Outra forma de se organizar para ter suprimentos de emergência é listando remédios que serão necessários durante o período. Se alguém na família precisa de medicamentos de uso contínuo, garanta que haja o suficiente para os dias de confinamento.

Aproveite a ida à farmácia e já garanta sabonetes, produtos de cabelo, pasta de dentes. Além disso, tenha a mão remédios que a família está habituada (analgésico, anti-ácido, anti-térmico).

Mantenha a farmacinha que toda família tem abastecida (apenas o necessário, não estoque grandes quantidades. Pode faltar para outras famílias).

Alimentos que compõem a base da nossa alimentação como arroz, feijão, pão, margarina, leite, farinha de trigo, macarrão e ovos são indispensáveis nesse momento.

Queijo, molho de tomate, milho de pipoca, leite condensado… Esses são itens que, aliados aos básicos, podem criar receitas deliciosas e entreter a família durante a quarentena.

Não compre muitas frutas, legumes e folhas. Esses alimentos são perecíveis e estragam muito rápido. Dê preferência aos que duram mais como a banana, a maçã, a abóbora, entre outros.

Ao se organizar para manter os suprimentos de emergência, verifique ainda o estoque de velas e fósforos em casa e, caso tenham lanternas, se as baterias/pilhas estão boas.

Nunca sabemos o que pode acontecer e caso a energia venha faltar, é sempre bom estar preparado.

Se tiver crianças em casa e puder correr a uma papelaria, compre papéis, cola e todo tipo de material que achar pertinente para manter a criançada ocupada.

Procure Manter a Rotina da Família

Cada família tem hábitos alimentares diferentes. Analise o dia a dia da sua família e detecte aqueles alimentos que são indispensáveis. Um iogurte específico, um tipo de pão, algum biscoito que seja adorado pelas crianças…

Mantenha a rotina alimentar o mais perto da regularidade possível, para não causar ainda mais estresse do que esse momento de confinamento já tem causado.

E não fique muito preocupada com dietas e restrições, precisamos de conforto nesse momento, e não de mais pressão.

Se você tiver bichos de estimação, estoque a ração para 15 dias e verifique os remédios e quaisquer outras necessidades que eles tenham, para não precisar sair à toa e ainda correr o risco de não encontrar o item necessário. 

Dica Extra: Desinfete Seus Suprimentos de Emergência

Compramos tudo aquilo que precisamos para sobreviver a essa quarentena? Chegando em casa, cuidadosamente, limpe ou lave tudo que veio da rua.

Todas embalagens, as sacolas retornáveis, a bolsa que você usou… Passe álcool gel ou lave e higienize tudo antes de guardar nos armários e geladeira.

Mantenha o vírus fora da sua casa! Cuidem-se e lembre-se: saiam somente quando necessário!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.