4 Coisas Que Você Não Sabia Sobre A Personal Organizer

Semana passada nós conversamos sobre porque as pessoas contratam uma personal organizer. Hoje, falaremos sobre o que faz uma personal organizer e o que nós não podemos ou não fazemos nos nossos serviços.

personal organizer
O que faz uma personal organizer?

O Que Faz Uma Personal Organizer?

Personal Organizers são pessoas com background incrivelmente diversos, tanto profissional como pessoalmente. Muitas de nós tivemos, como eu gosto de chamar, “outra vida” antes de nos tornarmos personal organizers e exatamente por isso podemos oferecer uma diversidade imensa de serviços, indo muito além das caixas do armarinho do seu banheiro ou dos cabides do seu closet.

Dependendo da profissão exercida antes de nos tornarmos uma personal organizer, nós podemos organizar desde a sua casa e a sua rotina, até os documentos, processos e fluxo de informação em um empresa, ou até organizar a sua mudança para outro país!

Organizadoras profissionais (outra forma como somos chamadas) podem também trabalhar com pessoas enfermas, em tratamento médico ou pós-cirúrgico, assim como podem te ajudar a mudar a vovó daquela casa imensa onde ela criou todos os filhos, para a sua casa, onde você poderá cuidar dela com mais facilidade. Enfim, de acordo com nosso treinamento, experiência anterior e nossas habilidades nos especializamos em áreas específicas, ou nichos, da organização profissional.

A lista de atividades que podemos oferecer como personal organizers é grande e está sempre em evolução. Dito isso, vamos ver o que nós, personal organizers, podemos fazer por você?

1. Organização – O “Mão na Massa”

Este é o tipo de organização mais conhecido no Brasil. É quando uma ou mais organizadoras vem para a sua casa ou escritório e organizam o espaço e tudo o que você possui para você. O organizador profissional irá também te orientar e te indicar os melhores produtos organizadores, mais adequados para as suas necessidade e o seu orçamento.

O tempo dedicado aqui irá variar entre algumas horas a até algumas semanas, dependendo do tamanho do espaço, da quantidade de coisas neste espaço e na sua disponibilidade em tomar decisões.

Esta é na verdade uma grande diferença entre a organização profissional entre o Brasil e os Estados Unidos, já que aqui nós trabalhamos lado a lado com o cliente, para que nós possamos ensiná-lo não apenas a organizar, mas também a observar e identificar o que o leva a ser desorganizado. Segundo a definição da NAPO. a transferência de habilidades de organização, ou seja, ensinar o cliente, é a essência da organização profissional.

Nosso treinamento aqui envolve estilos de aprendizado, compreensão de fatores mentais e emocionais que afetam a nossa capacidade de sermos ou nos mantermos organizados, bem como sobre como lidar com populações com necessidades especiais e como colaborar com os profissionais envolvidos no tratamento destas.

2. Manutenção de Sistemas de Organização

Uma vez um sistema de organização tenha sido implementado junto com o cliente, muitas organizadoras oferecem o que chamamos de Sessões de Manutenção. As sessões de manutenção podem ser com uma frequência acordada entre o organizador e o cliente e tem por objetivo rever os sistemas já implementados, observar novas necessidades ou onde o sistema implementado possa estar sendo difícil de manter para o cliente.

Eu tenho clientes para os quais eu faço sessões mensais, enquanto para outros eu faço sessões trimestrais ou semestrais.

Se você é uma pessoa naturalmente organizada, uma revisão semestral ou até um “spring cleaning” anual pode ser suficiente, mas se você tem dificuldade de se organizar, acumula coisas facilmente ou tem uma vida muito movimentada, talvez uma sessão de manutenção mensal ou bimensal seja o ideal para você.

Outro grande benefício desta “revisão” frequente é que a personal organizer pode funcionar de facilitadora entre você e sua família, explicando os sistemas implementados e ouvindo o que está funcionando ou não para eles, para então fazer os ajustes necessário.

3. Administração de Tempo

Tempo é um recurso finito, mas para uma vida saudável, feliz e produtiva a administração do tempo bem feita se torna imprescindível. No entanto, para muitas pessoas, até mesmo as mais organizadas, o tempo pode parecer algo tão efêmero que elas tem dificuldade em organizá-lo. E para piorar, quando estamos estressadas e sobrecarregadas tendemos a perder a capacidade de priorizar e terminamos não realizando nada.

Nestas situações, uma personal organizer especializada em gestão e administração do tempo pode ser uma verdadeira “arma secreta” na sua vida! Ela poderá criar um mapa da sua vida e do seu tempo e te ajudar a organizar todas as suas atividades para máxima produtividade.

4. Mudanças, “Relocations” & Mudança de Idosos

Qualquer pessoa que já tenha feito uma mudança sabe como este é um processo difícil e estressante para toda a família.

Tudo leva muito tempo, ainda mais se você está se mudando com a sua família, precisa fazer alguma obra, adaptar as crianças em novas escolas, enfim, criar uma nova vida em um novo lugar.

Alguns organizadores profissionais se especializam exclusivamente em fazer este processo o mais suave possível.

Aqui nos EUA há ainda os especialistas em “relocation” – mudanças interestaduais – e os “administradores de mudanças de idosos”, que tem naturalmente, necessidades muito especiais e que precisam de atenção à sua saúde.

Os primeiros cuidam de profissionais sendo transferidos para outros estados, ajudando o cliente, em parceria com o agente imobiliário, a preparar a casa atual para venda. Já os segundos trabalham com o idoso ou seus familiares, preparando sua casa para venda, buscando um destino para seus pertences (de móveis e utensílios a coleções de livros e obras de arte), sempre cuidando do bem estar físico, mental e emocional do idoso.

O Que Uma Personal Organizer Não Faz

Há muitas coisas que uma personal organizer não irá fazer e as razões variam de preferências até sua segurança pessoal. Sempre pergunte à personal organizer no processo de entrevista se ela faz esta ou aquela tarefa antes de contrata-la para evitar problemas futuros.

Aqui estão algumas coisas que personal organizers normalmente não fazem:

  1. Organizadoras profissionais não limpam a área trabalhada antes, durante ou depois do processo de organização. Eu pessoalmente irei passar um pano em uma prateleira levemente empoeirada antes de colocar os objetos já organizados na mesma. Se o espaço estiver muito sujo, o que eu irei identificar na visita de avaliação, eu pedirei ao cliente para fazer a limpeza do espaço.
  2.   Organizadoras profissionais não são “faz tudo” – apesar de extremamente criativas, não cabe à organizadora profissional pendurar prateleiras, quadros, cortinas, montar ou desmontar móveis, “dar uma pintura leve” e assim por diante. Estas atividades requerem equipamento e muitas vezes treinamento especializado, além de poderem causar dano à sua propriedade.
  3. Impôr o serviço de organização –  muitas vezes, familiares preocupados com um membro da família contratam um personal organizer “de presente”. Porém, o trabalho de organização só deve ser realizado com o acordo direto e expresso do beneficiado.

Eu espero que estas informações possam te ajudar a esclarecer dúvidas e que se você está considerando contratar uma personal organizer, ele te ajude a fazer uma excelente escolha!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.