Como se Preparar Para o Natal e Festas

Casa cheia, supermercado, cozinha a mil e as crianças sonhando com os presentes de natal. Se este cenário dá um nó no seu estômago e você fica ansiosa só de pensar nas compras, nas despesas e em como incluir a longa lista de tarefas na sua rotina já tão apertada, eu te convido a ter um fim de ano diferente!

Vamos ver como podemos nos preparar para o natal e as festas sem o estresse de sempre?

 

Decorando a árvore de natal com os meninos!

 

Problema Adiado Não é Problema Resolvido!

A forma mais comum de lidarmos com a ansiedade provocada por  grandes projetos é a de adiarmos qualquer ação o máximo possível.

Normalmente estimamos para menos o tempo necessário para cada etapa e super-estimamos a nossa capacidade de resolver cada item em nossa lista.

Por alguma razão, acreditamos que no final tudo vai dar certo e que podemos fazer tudo ao mesmo tempo.

Para se preparar e evitar noites de natal sem o brilho que você quer, considere as seguintes perguntas:

  1. Você envia cartão de natal ou final de ano?
  2. Onde será celebrado o evento? A que horas? Ceia e almoço?
  3. A família irá dividir os pratos a serem preparados ou uma pessoa se encarregará de tudo?
  4. Lista de presentes – amigo oculto? Crianças?
  5. Quando posso fazer as compras?

Vamos Criar um Plano?

Cartões de Natal

Esta é uma tradição que eu sempre amei e agora que vivo no exterior faço ainda mais questão de manter.

Em um mundo super ocupado e totalmente digitalizado, não há honra maior do que algumas linhas carinhosas escritas à mão para as pessoas que fazem a nossa vida mais especial.

Eu gosto de comprar ou encomendar meus cartões agora em Novembro. Coloco tudo o que eu preciso em uma pasta, que eu coloco na minha bolsa e a cada paradinha para um café ou chocolate quente, eu escrevo mais um cartão.

Com a lista de endereços, cartões, canetas e fotos, que eu mando junto com o cartão, escrevo dois ou três cartões por dia e ao final de Novembro, tudo está pronto para ser remetido.

A Festa e as Gostosuras

Cada família tem uma cultura e a celebração de natal é parte integrante desta. Se a sua avó adora receber a família toda na casa dela, talvez você não tenha que se preocupar em preparar nada, mas se a sua vovó está com 92 anos como as minhas, provavelmente você já está trazendo um prato ou dois para a ceia.

 

 

Para evitar duplicidade de “Tenders” e falta de rabanadas (um crime, na minha opinião!), use esta lista para combinar com os seus familiares quais pratos serão trazidos por cada um. Na última coluna você pode inserir os ingredientes necessários para o preparo – ou o telefone da sua delicatessen favorita! 😉

Na minha família sempre comemoramos a ceia com minha avó materna e o almoço de natal com minha avó paterna. Se este é o caso na sua família, imprima duas listas para evitar confusão. Inclua nas listas o horário combinado e seja pontual!

As Compras de Natal

Meus filhos ainda acreditam em Papai Noel de forma que todas compras tem que ser feitas de forma discreta e os presentes escondidos no armário da mamãe.

Quer você tenha que esconder os seus mimos natalinos ou não, planeje as suas compras para novembro no máximo comecinho de dezembro, quando os shoppings ainda estão viáveis e você poderá escolher tudo com calma.

Se você, como eu, gosta de fazer suas compras online, organize as compras por grupos para evitar passar horas online e no final não ter comprado nada.

Uma noite compre os presentes das crianças, em um final de semana “mate” a lista de presentes dos adultos e pronto. Caso resolvido!

Porém, o mais importante é ter uma lista.

Do colega de trabalho ao filhote caçula, tenha o nome de cada presenteado na sua lista.

Coloque também idéias do que você pode comprar para cada pessoa. Com as crianças é bem mais fácil, mas talvez seu pai esteja cansado de ganhar gravatas ou camisas e se você deixar para a última hora é quase certo que ele ganhará mais uma! 😉

Quais são as suas dicas favoritas de como se preparar para o natal?

Similar Posts

3 Comments

  1. Pingback: Como Organizar o Banheiro | Helena - A Personal Organizer

Leave a Reply

Your email address will not be published.