A despensa da casa é um espaço verdadeiramente democrático. Isto porque ela comporta os mais variados itens, desde os alimentos, passando pelos produtos de higiene pessoal até os de limpeza. E uma coisa é fato: quanto maior o espaço nela, maior o potencial para a bagunça!

Como dona de casa, um pensamento recorrente em sua cabeça provavelmente deve ser: “como manter a despensa organizada?”, acertei? E pode ter certeza que na casa de suas clientes a situação não é diferente.

A correria do dia a dia, a pressa em encontrar o que precisa, várias pessoas lidando com o mesmo espaço, fazem com que o sonho da despensa organizada fique apenas no mundo das ideias.

Mas calma, no artigo de hoje vou compartilhar com você 3 pequenos truques que vão dar fim a este problema – seja na sua casa, seja na casa das clientes. Vamos comigo?

Passo a passo para uma despensa organizada

3 Passos para Deixar a Despensa Organizada

#1. Tenha uma despensa para cada coisa

Esta história de misturar produtos de limpeza com alimentos já deu o que tinha que dar. Além de não ser higiênico, ainda corre-se o risco de que as crianças encontrem produtos que não deveriam ser encontrados por elas, como água sanitária ou inseticidas, por exemplo.

Sendo assim, comece providenciando um armário para a lavanderia e abrindo mais espaço na cômoda do banheiro. Agora sim, cada um no seu quadrado.

#2. Vamos separar os itens por utilização

Quais são os alimentos mais usados no dia a dia, enquanto a família está na rotina mais corrida? Pães, torradas, achocolatado, granolas, etc. Pense que estes são os alimentos que devem estar sempre mais à mão, assim nem você e nem a cliente precisarão bagunçar os outros para encontra-los. Eles podem estar localizados bem à frente, na altura das mãos.

Os espaços mais ao fundo podem ficar reservados para itens pouco usados, como açúcar de confeiteiro, fermentos, molhos especiais, tipos variados de arroz e demais produtos que são usados mais esporadicamente, aos fins de semana, por exemplo.

Nas prateleiras mais baixas você pode guardar os eletro portáteis, como o liquidificador, a batedeira, o mixer e outros itens que são usados com menos frequência. O mesmo vale para travessas e outros recipientes.

#3. Parta para uma divisão mais minuciosa

 

Apenas com as dicas acima você já será capaz de deixar a despensa organizada, mas para dar aquele toque especial, siga o passo número três. Ele consiste em dividir os alimentos em categorias menores, setorizá-los.

Quer um exemplo: você pode ter um pequeno cesto somente para os itens do café da manhã: café em pó, achocolatado, adoçante, mel e granola, por exemplo. Pode ter um cesto para armazenar todas as massas e outro para pequenas embalagens, como sucos, fermento seco, granulados, temperos, etc.

Se você é uma pessoa mais visual, pode também eliminar as embalagens e armazenar grande parte os alimentos em potes de vidro com pequenas etiquetas nomeadas. Além de conservá-los muito bem, isso vai deixar a despensa organizada e muito mais charmosa.

#4. Mantenha uma frequência de limpeza

Em todos os cômodos da casa, a organização também está atrelada à limpeza. No caso de dispensa, que geralmente se mantém fechada, a situação pode ficar pior, pois esquecemos com frequência dela. Isso pode causar o acúmulo de sujeira ou pó, embalagens vazias ou mesmo dejetos de comida.

Na hora da limpeza, já aproveite para ir guardando tudo que estiver fora do local, mantendo assim, a despensa organizada por muito mais tempo!

E então, o que achou destas dicas? Se você tem algum outro problema quando o assunto é a organização da despensa, conta pra gente aqui nos comentários! Terei prazer em lhe ajudar! 

Similar Posts

One Comment

  1. Márcia Alê says:

    Simples e muito bom.

Leave a Reply

Your email address will not be published.