Já parou pra pensar que o sucesso de um dia inteiro pode ser definido por uma rotina da manhã – ou pela falta dela? Pois é, eu sou uma grande defensora desta teoria e me considero, inclusive, uma prova viva do método.

Mas existem centenas de entusiastas da rotina da manhã espalhados pelo mundo. Inclusive livros sobre o assunto. Mas, de fato, do que se trata a tal rotina de manhã?

A ideia é que você separe algumas horas da manhã para dedicar-se à coisas que fazem bem a você e que influenciarão positivamente no resto de seu dia. Um bom café da manhã, um pouco de exercício, leitura, meditação, planejamento…

Você pode achar que é muita coisa para pouca manhã, mas hoje eu vou te dar algumas dicas para colocar o método em prática e alguns benefícios que ele pode trazer para sua vida. Vamos lá?

Já ouviu falar na rotina da manhã e o impacto que ela pode ter sobre seu dia? No artigo de hoje vou contar tudo sobre ela e como fazer para iniciar a sua! Veja aqui.

Passos para iniciar uma rotina da manhã poderosa

#1. Acorde mais cedo

Não tem escapatória: para aproveitar mais suas manhãs você precisa se organizar para acordar mais cedo. Primeiro é fundamental entender de quantas horas de sono seu corpo necessita para se sentir descansado.

Se for preciso, vá dormir mais cedo. E por fim: nada de ficar apertando no botão Soneca centenas de vezes. Depois que acostumar, você vai ver que levantar mais cedo não é um bicho de sete cabeças e você vai até sentir falta quando resolver ficar na cama até mais tarde. 

#2. Descubra aquele ponto que pode fazer a diferença no seu dia

Praticar algum exercício, fazer meditação, conseguir planejar com calma o seu dia, ou mesmo um café da manhã em silêncio, lendo as notícias. Não importa o que seja, desde que seja algo que faça realmente a diferença em sua dia e semana.

Depois de encontrar o ponto principal, vá adicionando outros podem complementar de forma benéfica sua rotina da manhã.

#3. Reprograme sua manhã

Depois de conseguir acordar todos os dias mais cedo, chegou o momento de reorganizar seus compromisso matinais com o objetivo de sobrar mais tempo para você.

A ideia é fazer trocas, substituições ou até mesmo cortes em atividades. Por exemplo, se você costumava fazer mercado pela manhã toda semana, que tal começar a fazer isso no começo da tarde?

E sobre hábitos que não valem a pena, como ficar nas redes sociais todos as manhãs por centenas de minutos: que tal cortar isso da sua vida? Fazendo essa reorganização, você verá que suas manhãs irão ficar mais longas.

#4. Trace um plano oficial

Quando você determina que fará tal coisa, fica mais fácil de fazer acontecer, não é mesmo? Por isso, por que não criar um plano diário para sua rotina da manhã?

Estipule horários para cada atividade, elenque o deverá ser feito. Como se fosse uma agenda profissional mas para seu próprio bem estar, em prol de sua saúde física e mental. Depois disso, pendure-o em um local visível para que não seja esquecido.

O Verdadeiro Porquê Da Rotina da Manhã

Toda essa movimentação para modificar sua rotina da manhã não é à toa. Como falei no início do texto, é uma técnica (se assim posso chamar) utilizada por pessoas no mundo inteiro, especialmente por aquelas que buscam alta performance.

Entende-se que com uma manhã voltada para si, que nutre corpo e mente, os resultados ao longo do dia são garantidos. Afinal, ela irá refletir em seu emocional, em sua produtividade e na capacidade em atender todos os outros compromissos do dia.

Aconselha-se que uma rotina da manhã completa inclua: um exercício, a leitura das notícias, meditação/oração e alimentação. Mas como você viu, você pode adaptá-la a seus desejos e necessidades.

Fazer a rotina da manhã acontecer depende única e exclusivamente de você e de seu planejamento. Ah, e vale lembrar que nada acontece de uma hora pra outra. Tenha paciência e persistência, pois projetos de vida geralmente têm resultados a médio/longo prazo! Eu até hoje adapto este hábito matinal para a época do ano e para o que está acontecendo na nossa vida familiar.

E aí, pronta para encarar este novo desafio para 2019? Conte-me pelos comentários se você já possui uma rotina da manhã, como ela é e o que você gostaria de mudar nela!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.