Com a chegada da pandemia e as medidas mundiais de distanciamento social e até mesmo isolamento, nos vimos mais tempo em casa. Com isso, a promessa de produtividade bateu à porta.

Além do trabalho via home office, nos vimos com oportunidades infinitas para aproveitar o tempo em casa: aulas online, exercícios, prática de yoga, teste de novas receitas, colocar a leitura em dia, organizar tudo que estava há tempos aguardando aquela faxina… 

Mas será que realmente vamos dar conta disso tudo? Ou melhor, será que queremos?

Produtividade Sem Paranoias: Como Lidar Com Os Dias Em Casa
Produtividade Sem Paranoias: Como Lidar Com Os Dias Em Casa

Produtividade Forçada X Saúde Mental

Uma coisa que ficou muito clara neste último mês foi a constatação de que não, não somos obrigados (as) a manter uma produtividade forçada só porque temos algum tempo sobrando e estamos em casa.

Influenciadores, coaches e profissionais de diversas áreas incentivam a prática das atividades, como falei acima. Em contrapartida, psicólogos e outros profissionais que trabalham com a saúde mental nos dizem que é mais importante nos mantermos sãos.

O Que Isso Quer Dizer?

Que em determinados momentos precisamos aceitar que não estamos com vontade de fazer tanta coisa. Entender que sim, alguns dias nos deixam mais ansiosos que outros – e tudo bem.

Também é preciso lembrar que algumas pessoas são mais sensíveis que outras, se sentem confusas em meio ao que acontece no momento e que não tem problema ficar algum tempo quietinho, pensando na vida.

Certamente este é sim um momento para pararmos e refletirmos sobre tudo que acontece, sobre nosso estilo de vida e sobre o mundo. Então, está tudo bem mesmo se você não fizer 15 cursos online ou não fazer exercícios religiosamente, todo santo dia. 

Então Como Manter Uma Rotina Saudável E Produtiva? 

Se você está trabalhando de casa, uma coisa é certa: seu trabalho não pode ficar pendente. Por isso, resgate a agenda e faça um planejamento de seu tempo. Estabeleça uma meta diária com as tarefas a serem entregues e mantenha o foco nelas. 

A dica que eu dou é a seguinte: jamais inicie uma tarefa sem ter terminado a anterior. Isso ajuda e muito! Se está difícil manter o foco, aposte na técnica de Pomodoro, ela pode ser uma mão na roda.

Em relação às tarefas do lar, crie um cronograma semanal. Aqui no Blog tem várias dicas sobre isso. É importante deixar seu lar em ordem e limpo, afinal, é ali dentro que você vai passar seu dia e a energia da casa desorganizada não favorece nosso psicológico. 

Cuidar Da Saúde Também É Importante

Por isso, aproveite que está em casa para cozinhar e preparar refeições saudáveis. Aqui tenho um post que pode te ajudar com o planejamento do menu. Se sentir disposta, que tal fazer alguns minutos de atividade física?

Pode ser uma caminhada ao redor da casa ou quem sabe dançar algumas músicas na sala. A endorfina é milagrosa, vai por mim.

Eu aposto que apenas seguindo estes passos você vai se sentir muito mais animado para realizar outras atividades que te deem prazer. E quando menos perceber, vai sentir vontade de fazer um curso, aprender algo novo….

Mas lembre-se sempre: não alimente a paranoia de se sentir culpado por não estar fazendo mil coisas. Se depois de deixar o trabalho e a casa em dia você apenas quiser maratonar uma série no sofá, tudo bem também.

Tudo ao seu tempo. E isso logo logo, vai passar!

Então agora me conta, como você tem passado seus dias em casa? Quais têm sido suas atividades preferidas? Ah, se conhece alguém que está precisando desse conteúdo, aproveita e compartilha!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.