como organizar a voltas as aulas

Chegou um dos momentos mais marcantes do ano. Aquele mais temido pelo criançada e talvez o mais esperado pelas mamães e papais: a volta às aulas.

E quando este momento chega, se você não estiver preparada, o estresse pode ser maior que o esperado. Além do fato de as crianças já estarem super acostumadas com a rotina das férias, ainda tem a compra do material escolar, uniformes, cardápio para lanches, readaptação de horários…. Ufa!

É muito coisa para organizar! Pensando nisso, resolvi te ajudar com as minhas dicas. Com dois filhos bem grandinhos, hoje vou compartilhar com você os truques aqui de casa para quando esta época se aproxima. Vamos lá?

Meu pequeno guia para volta às aulas sem estresse

#1. Antecipe tudo o que for possível

Quando a gente trabalha com antecedência, evita futuros sustos pelo caminho. Por isso, minha primeira dica é que você antecipe tudo o que puder. Isso vale para a compra do material escolar, uniforme, contrato com o transporte escolar, entre outros.

Vai por mim, se quiser começar a fazer isso em dezembro, tá valendo!

#2. Organize o que vai e o que fica

Isso vale para livros, dicionários, cadernos, estojos e tudo que os pequenos usam no dia-a-dia escolar.

Se não tem mais uso, doe ou venda. Se estragou, já dê o destino correto. Assim você já abre espaço para o material novo que vai entrar e evita o acúmulo de coisas antigas e desnecessárias.

Guarde apenas aquilo que pode ser usado futuramente pelo filho mais novo.

#3. Dê aquela geral nos uniformes

Aqui vale as mesmas dicas que para o material escolar. Como as crianças crescem rápido, pode ser que todo ano você tenha que comprar uniforme novo. Sendo assim, o que estiver pequeno, passe para frente.

Depois disso, deixe tudo lavado e organizado, só esperando o primeiro dia de aula!

#4. Reveja os lanches

Muitas escolas oferecem lanches que já estão incluídos na mensalidade, outras para venda e, em últimos casos, existem os pais que preferem levar o lanche de casa.
Se você se enquadra neste último time, aproveite o período das férias para fazer um novo cardápio. O paladar da criança muda com o tempo assim como suas necessidades de crescimento.

Por isso, elabore um menu semanal e, se quiser, peça ajuda aos pequenos com dicas sobre o que eles mais gostam de comer.

#5. Por fim, prepare as crianças para a volta às aulas

Este talvez seja o ponto mais delicado de nossa lista e talvez o que mais dá trabalho aos pais. É preciso paciência e dedicação para preparar os pequenos para a volta às aulas, afinal, diferente dos adultos, eles ainda não compreendem totalmente a situação.

Por isso, tem algumas dicas que podem te ajudar bastante neste período:

Faça uma contagem regressiva para a volta às aulas, como se fosse um jogo. Assim, eles levarão este momento na esportiva e não como algo negativo;
Volte a introduzir a rotina escolar pouco a pouco. Isso inclui hora de dormir e de acordar, momentos de leitura, lanche servido na mesma hora em que a escola e por aí vai.
Converse bastante. Explique aos pequenos que as férias são divertidas mas que a escola também é muito importante. Além disso, relembre-os de que a escola também tem muita diversão e muitos amigos.
Faça um pequeno check up. Nós sabemos que na escola há muitas crianças e as chances de contrair doenças pode existir – especialmente entre os pequenos. Sendo assim, cheque as vacinas, o cabelo, dentes e tudo mais.

Pronto. Tenho certeza que seguindo este pequeno Guia você evitará vários incômodos durante os meses e dias que antecedem a volta às aulas. Você tem mais alguma dica para acrescentar aqui? Basta deixá-la nos comentários!

Similar Posts

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *