Muitas pessoas acreditam que a vida de profissional autônomo, empreendedor, é absolutamente mais fácil do que a de quem trabalha batendo ponto, com carteira assinada. Ah, quem dera…

Na verdade, a situação pode ser exatamente a oposta. Quando você tem um horário a seguir e a certeza de que no final do mês o salário vai cair na sua conta, tudo fica mais fácil, acredite.

Hoje vamos falar sobre este assunto para que você, que está começando como Personal Organizer, já mantenha os pés no chão e entenda que é preciso muito esforço para que seu negócio vá bem.

A Rotina da Personal Organizer - Trabalhar de casa pode ser o sonho de muitas e o pesadelo de outras. Entenda como se preparar para ser uma Personal Organizer mais que organizada.

Na série Negócios e Empreendedorismo, que eu vou publicar todo mês, vou te dar dicas de como Empreender com qualidade, buscando sempre melhores resultados. E hoje, vou começar com um assunto que parece básico, mas que vai refletir diretamente na saúde e qualidade dos seus negócios:

A Organização No Dia a Dia

Mesmo que agora você seja uma profissional autônoma, é preciso ter em mente que uma rotina de trabalho vai fazer toda a diferença em sua carreira como Personal Organizer. E quando falo rotina diária, isso quer dizer algo muito parecido com a de uma empresa comum.

Para começar, você deve estipular um horário em que pretende trabalhar sempre. Por exemplo, enquanto seus filhos estão na escola. Ou das 09h até às 15h. Isto é uma escolha sua e totalmente pessoal.

Mas calma, isso não quer dizer que não possa haver flexibilidade aí. Mas digamos que seguir esse ritmo na maior parte do tempo ajuda bastante na carreira e na vida como um todo. Ok, esta foi minha primeira dica. A segunda é:

Tenha Um Espaço De Trabalho Decente

Quantas e quantas pessoas eu conheço que trabalham na mesa da cozinha. Ou então no sofá. Não faça isso, ok? Um local adequado para trabalhar vai te ajudar a manter o foco em cada tarefa que precise ser feita, cada pesquisa.

Encontre um local confortável, silencioso e com boa luz. Este será seu home office, sendo assim, pense que ele precisa ser um local que te deixe confortável e feliz para realizar todas as tarefas relacionadas à seu negócio de Organização Profissional.

Você pode começar como eu fiz com apenas com uma mesa de $20 dólares da IKEA, uma cadeira, seus cadernos e computador. Depois com um tempo, você pode fazer uma decoração bacana, adicionar estantes para guardar documentos, objetos de organização e o que mais achar necessário.

Faça Da Agenda Sua Melhor Amiga

Pode ser uma agenda física ou digital, não importa. O que vale é você registrar todos os seus compromissos, horários e mesmo pequenas anotações sobre as clientes. 

Com a quantidade de informações que estamos sendo submetidos diariamente, é normal que esqueçamos informações importantes. Se elas forem pessoais, tudo bem, mas já imaginou esquecer de algum encontro com uma cliente. Ou esquecer de enviar um orçamento por e-mail? PS: Confira o Kit de Formulários e Contrato para a Personal Organizer aqui.

Pense sempre que, neste caso, “mais é mais”! Anote tudo por garantia. E para faciliar a sua vida, mantenha todas estas anotações centralizadas em um só lugar!

Lembre que enquanto você não tiver uma secretária, tudo isso estará em suas mãos, então aqui, vale pecar pelo excesso. Com o passar do tempo e o crescimento do seu negócio, você pode fazer como eu fiz e contratar uma assistente virtual – secretariado a distância. Ajuda muito e te libera tempo para trabalhar “no” seu negócio e não “para” o seu negócio.

Trabalhar de casa pode ser o sonho de muitas e o pesadelo de outras. Entenda como se preparar para ser uma Personal Organizer mais que organizada.

Casa de Ferreiro, Espeto De Pau?

Não no caso de uma personal organizer. Se você vive de organização, seja o exemplo. Isso inclui seus horários, compromissos, espaço de trabalho e “lembranças” (se é que é possível organizar a cabeça, risos).

Como eu falei logo no começo, isso tudo pode parecer meio básico, mas ainda há quem esteja pecando nestes pontos e eles irão virar um problema para o seu negócio. Por isso, comece a se organizar já!

E se você quer um curso que a ensina a personal organizer a cuidar do negócio dela assim, do começo ao fim, confira o Profissão: Personal Organizer!

Similar Posts

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.