Quantas e quantas vezes ao longo de nossa vida, tentamos dar fim a certos problemas e nada parece resolvê-los? É como se o resultado fosse temporário, mas em questão de pouco tempo, tudo retorna às origens. A organização da casa, do relacionamento, da vida profissional ou pessoal…
Muitos podem ser os problemas que precisam de solução em nossa vida. Mas, quantos deles podem ser resolvidos sem que a gente organize também aqui, dentro de nós mesmos? Já parou pra pensar sobre isso?
A falta de organização e os diversos reflexos em nossa vida
Segundo os estudos do Feng Shui (arte milenar oriental), a desordem em nossa rotina – especialmente em nosso lar – age refletindo em nós. Para a tradição, nosso lar é uma energia, os próprios objetos possuem sua própria energia e, assim sendo, têm efeito sobre nossa vida como um todo.
Bom, mas então é só deixar tudo arrumado, você deve estar pensando. É aí que entra a questão que falamos logo acima: por quanto tempo você conseguirá deixar tudo organizado?
O verdadeiro X da questão é que, para uma verdadeira mudança no exterior precisamos, primeiro, mudar nosso interior.
Por que a organização deve começar dentro de nós mesmos?
É uma questão muito simples, se pararmos para pensar. Quando não estamos bem com nós mesmos, dificilmente seremos capazes de manter um relacionamento saudável – seja ele amoroso ou familiar.
Quando não estamos com a cabeça em ordem, como poderá ser possível fazer o trabalho render, ter mais produtividade?
Quando nós mesmos não conseguimos manter a ordem em nosso quarto, como cobraremos ou daremos o exemplo para as crianças?
E falando em nossa casa, não adianta tapar o sol com a peneira. Você pode dar jeito na desordem, mas como padrão de comportamento, irá bagunçar tudo de novo, rapidinho. Desculpe pela triste notícia, mas é verdade. Antes de tudo, vamos começar a organização por dentro!
Meus conselhos para iniciar a sua organização interna
- Se o objetos também têm energias, comece descartando todos aqueles que não fazem mais sentido em sua vida. Roupas, livros, discos, eletros, brinquedos… retire tudo. Abra espaço para novas energias.
- Reavalie sua rotina. Quais atividades que não colaboram podem perder espaço ali, como por exemplo, tempo em demasia nas redes sociais ou tempo em demasia em frente à TV… E quais atividades positivas podem entrar, como uma caminhada para espairecer, um momento de leitura…? Troque hábitos ruins por hábitos positivos.
- Que tal cuidar do corpo através de uma alimentação balanceada? Seu corpo é seu templo, por isso, cuide bem dele. Para começar, basta retirar de seu prato alimentos com excesso de açúcar, sódio, gordura e todos aqueles ingredientes que já sabemos que faz mal.
- Estabeleça novas metas – possíveis de alcançar. Quando temos um objetivo, pequenas recompensas diárias para chegar até ele fazem um bem danado. Pode ser qualquer coisa: aprender um instrumento, um idioma, uma dança… Se exercitar três vezes na semana, um promoção no trabalho, entre muitas outras. Encontre algo que faça sentido para você.
E por último…
Vem o momento de mudar alguns hábitos com relação à organização da casa, para que a ordem seja contínua e não esporádica. Uma dica que dou é iniciar uma rotina diária ou semanal.
No começo pode parecer cansativo ou coisa demais, mas rapidinho você vai perceber que com poucos minutos por dia você consegue manter a casa sempre limpa e organizada. Para te ajudar, escrevi diversos textos aqui no blog ensinando essa metodologia. Vou te indicar três deles:
- Como Os Blocos De Tempo Podem Ajudar Em Sua Produtividade
- Dicas De Organização De Tempo E Da Casa
- Fichário Da Casa Organizada
Como resultado, as energias fluirão positivamente, você estará vivendo bem consigo mesma, em plenitude e o fantasma da desorganização estará passando longe de seu lar.
E então, o que achou das dicas de hoje? Elas fazem sentido para você? Deixe sua opinião aqui nos comentários!