Como Se Organizar Para Trabalhar Com as Crianças em Casa

Temos vivido tempos incertos e de muita preocupação. Não sabemos até quando precisaremos estar em reclusão por conta do coronavírus. E se, para nós adultos, já é uma situação bastante complicada, imagina para as crianças?

Os pequenos precisam de estímulo, espaço, interação. E nesse momento, tudo isso fica muito restrito, uma vez que estar do lado de fora com outras crianças não é uma opção (a não ser que sejam irmão/primos e estejam passando a quarentena juntos).

Em contrapartida, muitas de nós precisamos continuar trabalhando, e temos que fazer isso de dentro de casa, conciliando com os afazeres domésticos e com as crianças. Então, confira algumas dicas para tornar esse momento mais fácil.

Mantenha a Rotina das Crianças

Estabeleça uma rotina de trabalho e uma rotina para a casa e para as crianças. Você vai precisar parar para preparar as refeições? Programe o dia a dia de trabalho para saber os horários em que precisa fazer uma pausa e se dedicar a essa tarefa, por exemplo.

Tome cuidado ainda para não trabalhar demais. Então, cumpra a sua carga horária sem se exceder e evite interrupções desnecessárias durante os momentos reservados ao trabalho.

Relaxe e Não Pire

O mais importante a ser dito aqui é que, por mais que a bagunça e a sujeira te incomodem, esse não é o momento para querer ter uma casa de capa de revista.

As crianças vão fazer bagunça e vão fazer sujeira. O conselho aqui é: deixe que elas façam, desde que sob supervisão. 

Esse tipo de atividade é muito importante agora, pois além de distrair a criançada, envolve toda a questão do lúdico e do pedagógico, uma vez que as aulas estão suspensas.

Mantenha as Crianças Ocupadas

Existem diversos canais no YouTube e perfis no Instagram nesse momento, ensinando atividade incríveis com itens simples, que geralmente temos em casa ou que são fáceis de conseguir.

Nossos pequenos costumam ser bastante estimulados nas escolas e, estando em casa, eles sentem falta desse estímulo. 

É preciso aguçar a curiosidade, ensinar novas habilidades, desafiar as crianças de alguma forma, para que elas se divirtam e aprendam, e não fiquem entediadas e fazendo birra à toa (porque isso vai acontecer, só precisamos evitar as desnecessárias).

Se você trabalha no computador, coloque as crianças para fazer as atividades próximas a você, ou na mesma mesa, caso você possa mover seu computador. Assim, você trabalha enquanto elas estão distraídas e ainda consegue ficar de olho.

Caso seu trabalho seja manual, você seja uma artesã, por exemplo, não existe algo no seu trabalho que seus filhos possam fazer também? 

Eles podem ajudar colando algo, montando, separando materiais que estão misturados e que nunca temos tempo de separar… Esse tipo de atividade é ideal para as crianças menores e, de quebra, você ainda fica com tudo mais organizado.

Menos Tecnologia Enquanto Você Trabalha em Casa

Limite o tempo que as crianças têm de acesso a eletrônicos de maneira geral. Se possível, transforme esse momento em um momento em grupo.

A televisão é uma boa saída para um momento de mais calma, talvez no meio da tarde, em que nós e as crianças sentimos necessidade de descansar um pouco. 

Mas não deixe seus filhos com o controle na mão, abrindo vários vídeos no YouTube. Escolham juntos um filme bacana e sentem todos juntos para assistir. Curtam esse tipo de momento que, muitas vezes, não conseguimos ter em outros períodos.

Existem jogos super interativos e divertidos para serem jogados em grupo como “Imagem e Ação”, “Quem Sou Eu” e “Qual é a Música“. Nesses casos, o uso do celular e do tablet pode ser muito bem-vindo. Mas, no geral, limite o tempo das crianças utilizando eletrônicos e estimule e a interação.

No videogame há jogos de dança que promovem atividade física, coordenação, concentração. E há a opção de danças em grupo, o que reforça ainda mais a interação.

Recordar É Viver

Quando éramos crianças, a vida era muito diferente. Não tínhamos computadores, internet, celulares, nada disso. Então, como fazíamos para nos divertir? Quais eram as brincadeiras que nós fazíamos? Resgate na sua memória aqueles momentos marcantes, aquelas brincadeiras inesquecíveis. Quais eram as suas favoritas?

Resgate tudo isso e ensine seus filhos as brincadeiras do “nosso tempo“. Brinque com eles. Além de muito benéfico para eles, vai ser muito bom para você também. Um momento de nostalgia, de interação e de movimento.

Fique Firme!

Trabalhem da melhor forma possível. Não sabemos por quanto tempo precisaremos viver nessa nova rotina. Por isso, tire também um tempo para você.

É muito importante que não percamos a conexão com nós mesmas e que tenhamos calma e paciência. Sabemos que nada disso é fácil e, com crianças em casa, é ainda mais difícil e muito mais cansativo. Mas precisamos ser fortes por eles!

Tenham esperança, cuidem-se, sigam as orientações médicas e fiquem em casa o máximo possível!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.