Como Organizar a Entrada da Casa

Essa semana vamos nos concentrar na organização do hall de entrada e vamos criar um espaço apropriado para se preparar para sair e chegar, todos os dias. Eu chamo esse lugar de um local para “pouso e decolagem”.

Essa linguagem é especialmente útil se você tem filhos pequenos e para os homens, materializa algo que pode ser muito abstrato.

Insira seu nome e email para receber nossos posts e os checklists de organização semanais do Desafio Casa Organizada!

Como Organizar a Entrada da Casa com Helena Alkhas

O seu hall de entrada é o primeiro local que você vê ao chegar em casa, depois de um longo dia de trabalho. Também é o cartão de visita da sua casa, o local que as pessoas veem quando te visitam.é também o local onde você e sua família se preparam para sair e o primeiro local a pôr os pés, quando chegam de volta. 

Sua entrada desempenha diversos papéis todos os dias para você e para todos os membros da sua família. 

Entre idas e vindas, trabalho, escola, atividades extracurriculares, tarefas e saídas, esse é um local que deve ter tudo o que você precisa. Já que essa é uma área da sua casa tão usada, você deve se empenhar em mantê-la bem organizada e funcional para todo mundo. 

Para conseguir isso, vamos ver diferentes formas de manter seu hall de entrada organizado para ser o mais prático possível, não importa o tamanho. Em seguida, vamos organizar cuidadosamente uma parte específica e muito útil, o armário do hall de entrada. E se você não tem um, vamos ver formas de criar algo equivalente para você e sua família.

Vamos começar organizando o hall de entrada! 

Como sempre, comece por esvaziar todo o hall de entrada. Em seguida, separe o que você, as crianças e seu cônjuge precisam e usam todos os dias, nas chegadas e partidas. 

Como Organizar a Entrada da Casa com Helena Alkhas

Não importa o tamanho da entrada, existem alguns componentes-chave que eu acredito que todo bom hall de entrada deve ter.

Segue a lista dos ‘protagonistas’ do hall de entrada.

  1. Uma boa iluminação é de extrema importância para dar vida à sua casa inteira, e ela é igualmente importante no seu hall. Se você não tem interruptores na parede, pense na possibilidade de instalar luzes automáticas que se acedem e apagam de acordo com a nossa presença. 
  2. Um tapete na entrada faz mais do que apenas decorar seu ambiente, pois ele também ajuda a diminuir a sujeira. O tapete na entrada ajuda a evitar que a sujeira da rua entre e se acumule em casa. 
  3. Ter ganchos, suportes e cestos para pendurar bolsas, casacos e acessórios é essencial para manter a organização da entrada. Se você tiver a sorte de ter um armário bem espaçoso, muitas dessas coisas podem ser guardadas dentro dele. Mas, também é legal ter ganchos e cestos para pendurar temporariamente suas coisas antes de guardá-las em casa.

No todo, a entrada é um espaço para ‘desembarcar’ em casa. Precisamos levar em consideração qual a função que esperamos desse espaço. Precisamos de um local para guardar as chaves, a carteira, as bolsas, a correspondência e as sacolas de compras. 

Como Organizar a Entrada da Casa com Helena Alkhas
Os elementos essenciais de uma entrada organizada.

Vamos dar uma olhada, agora, em algumas ideias para organizar um corredor de entrada, ou um hall pequeno. 

Entradas com espaço limitado talvez não tenham o espaço necessário para mantê-lo organizado, como um armário ou prateleiras.

A boa notícia é que tudo que você precisa é de um pouco de criatividade para atender suas necessidades. Aqui vão ótimas dicas para organizar entradas pequenas.

  • Ponha um banco e um espelho. Se o espaço permitir, adicionar esses itens pode dar um ótimo resultado. Esses itens te dão a oportunidade de verificar se está tudo certo, antes de você começar o seu dia. 
  • Incorpore alguns cestos. Se o espaço permitir, você pode colocar um banco, como mencionamos, e escolher cestos que se encaixam em baixo dele. Esses cestos são ótimos para guardar chapéus, luvas, lenços e cachecóis, bem como sapatos e outros acessórios. 
  • Adicione um cabideiro ou ganchos presos na parede. Eles podem ser usados para bolsas, casacos, guarda-chuvas e outras coisas que ficam mais organizadas se ficarem penduradas. 
  • Se você não tem espaço suficiente para um aparador, ou uma mesinha na entrada, pense na possibilidade de instalar prateleiras na parede. Isso vai dar o espaço que você precisa para guardar as chaves e carteiras.  
  • Você pode criar um espaço para guardar o que você precisa, atrás de uma porta também.

DICA PROFISSIONAL! Lembre-se de separar um local para aqueles itens que você usa todos os dias. Assim, você pode guardá-los de forma organizada e não corre o risco de não conseguir encontrá-los quando você precisar.

Agora que vimos algumas das melhores maneiras de criar espaços funcionais no seu hall de entrada, vamos ver mais especificamente como organizar o armário. Se você não tem um, use essas ideias para o armário onde você guarda casacos, bolsas, equipamentos esportivos, guarda-chuvas, botas e sapatos. 


divisórias de gavetas para manter tudo separado e organizado por categoria.

Organizando o Armário do Hall de Entrada

Organizando o Armário do Hall de Entrada

  1. Organizando Para Organizar

    Como sempre vamos nos organizar para organizar! Confira as dicas de como se preparar para o Desafio e a lista de materiais que compartilhei contigo aqui neste post.

    Traga tudo o que você irá precisar para o seu projeto de organização.

    Separe quatro cestas ou caixas e identifique com os cartões que você baixou quando se inscreveu para o desafio para que possamos fazer a triagem de forma correta. São eles: MANTER, MOVER, DOAR e LIXO.

    Os itens da caixa “MANTER” é para os que vão continuar nesse cômodo, e os da caixa “MOVER” é para aquelas coisas que precisam ser guardadas em outro lugar da casa.

    Crie uma área de trabalho, liberando um espaço. Se for usar o chão, cubra com um lençol ou colcha que poderá ser lavado depois.

    Eu também gosto de deixar o aspirador por perto quando estou organizando qualquer local. Dessa forma, é mais fácil limpar bem essas áreas quando eu tirar tudo de dentro. 

  2. Reúna Suas Ferramentas

    Baixe o checklist de organização desta semana
    Sacos de lixo,
    Etiquetas,
    Marcadores e caneta,
    Uma pasta para seu checklist,
    Um bloco de anotações para escrever o que precisa ser comprado ou ser feito,
    Escada doméstica,
    Faca multiuso,
    Notas adesivas (do tipo post-it).

  3. Remova Tudo do Armário

    Primeiro, vamos começar como sempre fazemos para desentulhar e organizar. Então, vamos tirar tudo do armário – casacos, equipamentos, sapatos, lenços, cachecóis, luvas e bolsas. Nesse momento, é muito importante que você libere completamente o espaço, assim, mais pra frente, você pode escolher o que por de volta. 

  4. Aproveite e Limpe

    Varra ou aspire o piso do armário e limpe bem as prateleiras.

    Se for usar um pano úmido, deixe secar completamente antes de colocar alguma coisa de volta.

  5. Hora de Organizar!

    Em seguida, avalie todos os itens e decida o que continua e o que deve ser guardado em outro local.

    Para te ajudar, pense na frequência em que o item é usado. Se ele não for usado com muita frequência, talvez não seja necessário que fique tomando espaço no armário da entrada. 

  6. Inverno ou Verão?

    Pense também na sazonalidade, ou seja, se o item em questão é usado apenas no verão e você está no inverno, mova-o para outra parte da casa.

    Você pode inclusive usar uma caixa para armazenar estes itens e fazer a rotação do que é necessário de acordo com a estação.

  7. Todo Mundo Tem Uma Família

    Junte todos os itens de acordo com suas famílias: luva com luva, guarda-chuva com guarda-chuva, boné com boné e assim por diante.

  8. Todo Mundo Tem Um Endereço

    Agora, você deve pensar na melhor forma de usar o espaço que você tem.

    Invista em cabides de madeira de boa qualidade para os casacos pesados, e analise onde você pode usar cestos ou ganchos como um espaço adicional.

    Lembre-se sempre de aproveitar as paredes até o alto.

    Coloque os itens de volta no armário, sempre mantendo as “famílias” para todos ficarem juntos.

    Em seguida, pendure os casacos, coloque acessórios pequenos nos cestos e nas prateleiras ou no chão do armário, e pendure as bolsas nos ganchos de forma organizada e estética. 

  9. Manutenção

    Finalmente, mantenha seu armário de entrada bonito e prático, marque na agenda uma data para limpá-lo em cada estação do ano.

    Se fizer isso algumas vezes no ano, como por exemplo, toda vez que a estação mudar, essa área vai ser mantida sempre bem organizada.

Conclusão

Agora, seu hall de entrada deve estar com uma aparência fabulosa. Você vai amar a sensação de ter um espaço para chegar e sair tão bem organizado e prático.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.