Depois de publicar o primeiro texto sobre Inbound Marketing, recebi muitos comentários positivos e leitoras muito interessadas no assunto, querendo saber mais e mais sobre esse mundo.

Pois bem, vamos continuar avançando no mundo do Inbound, mas hoje, especificamente, falando sobre Personas. Você sabe o que significa este termo? Já ouviu falar nele alguma vez? Hoje vou te contar tim-tim por tim-tim.

O Que São Personas E Por Que, Você Que É Personal Organizer, Deve Saber.

O Que É Uma Persona?

No marketing tradicional, geralmente se usa o termo público-alvo para determinar quem determinada propaganda ou campanha deveria atingir. Muita gente ainda confunde Persona com Público-alvo, mas na verdade eles são bem diferentes.

O público-alvo é bem abrangente e, por isso mesmo, nem sempre é tão certeiro. Ele pode ser um bairro inteiro, ou então, jovens de 17 a 18 anos. A persona é muito mais específica e exatamente por isso, traz ótimos resultados para o Inbound Marketing.

A persona, na verdade, é a descrição fictícia de uma pessoa que seria seu potencial comprador. Ela traz dados como nome completo, idade, formação, mídias que consome, objetivos, problemas, medos e também, informações de como seu negócio pode ajudá-la.

Mas Para Que Servem As Personas?

Basicamente, elas te darão um norte para as ações de Inbound Marketing. Por exemplo, sabendo a idade e mídias que ela consome, você saberá que tipo de linguagem, cores e imagens vai usar em suas publicações de blog ou rede social.

Sabendo quais são os problemas que ela enfrenta e os objetivos em sua vida, você terá assuntos para tais publicações. O mesmo vale quando você descobre de que forma pode ajudá-la.

A questão do conteúdo que você vai promover para sua persona é assunto para o próximo artigo, afinal, é algo que demanda tempo. Mas enquanto isso, você já pode começar a traçar sua persona. Mas….

Como Traçar Minha Persona?

Com pesquisa. Simples assim. Entre em contato com todas as clientes que você já teve e com algumas que já demonstraram interesse por seus serviços de Personal Organizer. Faça perguntas como:

  • Nome
  • Idade
  • Sexo
  • Cargo e formação
  • Estrutura Familiar
  • Quantas pessoas moram com ela
  • Problemas que enfrenta no dia a dia
  • O que ela busca quando pensa em contratar uma personal organizer
  • Como ela se vê no futuro
  • Entre outras que você julgue necessário

Depois de ter todas as informações, vá pela média. Encontre as respostas que foram mais comuns para todas e descreva sua persona.

Ah, mas eu posso inventar estas informações?

O ideal é que você obtenha respostas reais. Mas, se não for possível, você pode sim traçar uma Persona com o perfil da cliente ideal, aquela com quem você deseja trabalhar. Depois de um tempo, pegue as informações das clientes que conquistou, e crie sua persona real.

E eu posso ter mais de uma persona?

Pode! Mas vai por mim, é bem mais fácil trabalhar com uma de cada vez! 😉

E como fica o resultado final?

Para te ajudar a visualizar melhor a situação, vou colocar aqui um exemplo de persona para que você possa ter como base na hora de criar a sua!

Nome: Joana Carvalho

Idade: 35 anos

Cargo e formação: Gerente de RH de uma transportadora. Ensino superior completo.

Família: Casada, com 2 filhos

Mídias que consome: Revistas digitais femininas como Marie Claire e Boa Forma, sites de decoração, Facebook, Instagram e canais de tv a cabo como GNT e Discovery H&H.

Problemas que enfrenta: Joana tem pouco tempo para deixar a casa em ordem. Mesmo com a ajuda de uma diarista, tem a impressão que as coisas estão sempre fora do lugar.

Objetivos: Se sentir mais confortável em casa.

Bom, como ajudar Joana você já sabe, não é?

Então resumindo: conhecendo bem sua persona você vai saber como, quando e onde falar com ela e, principalmente, que tipo de conteúdo vai atraí-la. Dessa forma, poderá fazer divulgações e postagens que atinjam diretamente nos problemas e objetivos de Joana.

Captou? Quando eu falar sobre criação de conteúdo e palavras-chave, tudo fará mais sentido. Mas isso, só nas próximas semanas! Te vejo por aqui! E se você quer um curso que a ensina a personal organizer a cuidar do marketing dela assim, do começo ao fim, confira o Profissão: Personal Organizer! 

Inscreva-se!

Venha se Tornar Uma Personal Organizer

No Profissão Personal Organizer® você aprende Marketing, Negócio e Empreendedorismo para criar, promover seu negócio de organização e ser contratada. Click abaixo e comece o curso hoje!

Similar Posts

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.