Encontrando e Contratando Uma Personal Organizer

Se depois de ler as últimas postagens neste guia em organização profissional, você concluiu que quer contratar com uma personal organizer, vamos ver o que você precisa fazer para encontrar e selecionar uma personal organizer.

A primeira providência, e a mais importante a ser tomada, é entrevistar algumas profissionais que trabalhem na sua região, pois com a multiplicação de cursos de “formação de personal organizer” no Brasil, há cada dia mais profissionais no mercado, o que torna ainda mais importante o seu processo de seleção.

O objetivo é encontrar uma personal organizer experiente e qualificada para atender as suas necessidades específicas. A entrevista também irá te ajudar a ver se você e a personal organizer formam uma “boa dupla”, já que vocês irão interagir muito e ela estará dentro da sua casa, organizando o seus espaços mais íntimos. Como aqui nos Estados Unidos nós trabalhamos juntamente com o cliente, em sessões de 3-4 horas, este é um aspecto muito importante para nós.

Para facilitar, quando for entrevistar uma personal organizer, considere estas perguntas:

O que perguntar a uma Personal Organizer antes de contratar:

  1. Que experiência você já tem em organização profissional? Quantos projetos você já concluiu?
  2. Você poderia me mostrar fotos de “antes e depois”?
  3. Você tem alguma formação e/ou experiência profissional anterior?
  4. Como funciona o seu processo? O que eu devo esperar?
  5. É você mesma quem faz a organização ou você envia uma equipe ou assistentes?
  6. Se você envia assistentes, qual a qualificação delas?
  7. Com que frequência você virá aqui supervisionar o trabalho delas?
  8. O que te diferencia de outras organizadoras?
  9. Você oferece uma consulta de levantamento? Ela é gratuita?
  10. Como você cobra pelos seus serviços? Dica: Aqui nos EUA o mais comum é cobrarmos por hora. Confira com a organizadora e veja o que funciona melhor para vocês.
  11. Se eu precisar de serviços como pintura, instalação de cortinas etc. você tem como me indicar para alguém?
  12. Você tem alguma especialização profissional? Qual?
  13. Você é membro da ANPOP? Ou alguma outra associação profissional?
  14. Você tem algum treinamento especializado em organização profissional?

como contratar uma personal organizer

Personal organizers não fazem mágica, mas nós podemos fazer grandes transformações na sua vida! Se ler revistas e blogs de organização já não está sendo suficiente para te motivar a fazer as mudanças necessárias na sua vida, talvez seja a hora de considerar contratar uma personal organizer.

Para tuitar! Como contratar uma personal organizer

Faça o Teste e Veja se é Hora de Contratar Uma Personal Organizer

  • Você sai de casa e volta porque esqueceu as chaves, a carteira ou o telefone?
  • Você tem dificuldade de criar um menu semanal ou mensal e planejar as compras?
  • Você se estressa com os membros da sua família por conta da bagunça na casa?
  • A coordenação das atividades da casa e da família te estressam constantemente?
  • Você gostaria que a rotina da sua casa funcionasse melhor, mas a sua empregada doméstica não consegue fazer o que você pede?
  • Quando você entra em casa, você sempre se depara com objetos, mochilas, sapatos fora do lugar?

Se você respondeu que “SIM” a algumas destas questões, eu acredito que você vá se beneficiar em trabalhar com uma personal organizer para melhorar estas áreas da sua casa e da sua rotina. Comece fazendo uma entreviste com 2 ou 3 personal organizers na sua região. Uma personal organizer irá te ajudar a:

  • Criar sistemas organizacionais que funcionam para você, sua família e sua casa.
  • Administrar a sua casa de forma mais eficiente, inclusive e o planejamento de refeições e compras.
  • Priorizar e melhorar a sua administração do tempo para uma vida mais saudável e tranquila.

Como Encontrar Uma Personal Organizer

Buscas Online

Para começar, você pode consultar o diretório de personal organizers Brasil que estou disponibilizando para minhas colegas brasileiras. É um espaço onde elas colocam as suas informações, gratuitamente e sem expectativa de reciprocidade, para que clientes como você possam encontrá-las em um só lugar.

Uma outra forma de encontrar uma personal organizer é fazendo buscas online. Em uma ferramenta de busca como o Google, Yahoo ou Bing, insira as palavras “personal organizer” seguidas do seu bairro ou cidade.

Você verá uma longa lista de empresas e poderá consultar os seus websites, ler a informação sobre a profissional, ver fotos etc. 

Outra forma de se fazer buscas online é dentro de sites de mídia social como o Facebook e o Linkedin. Muitas organizadoras tem contas nestas plataformas sociais, mas ainda não tem websites.

Estas são boas formas de começar a selecionar as candidatas para uma entrevista. Faça uma lista de 3-4 candidatas, faça contato e marque um dia e hora para as suas entrevistas. 

Indicações Pessoais

Além da busca online e no diretório aqui no site, existem alguns caminhos para contratar uma personal organizer.

O primeiro é perguntar as pessoas do seu círculo de amizades e colegas de trabalho se eles conhecem alguém que eles recomendariam à você.

Porém, porque a atividade da personal organizer ainda não é conhecida pelo público em geral, muita gente pensa que nós só trabalhamos com casas “viradas de pernas para o ar” ou com acumuladores, mas como você viu nesta série de posts, nós trabalhamos com todo tipo de pessoas, nas mais diversas situações. Assim mesmo, as pessoas se preocupam muito tanto em indicar como solicitar uma personal organizer, achando que seus colegas, amigos ou familiares pensarão que elas são “bagunceiras”.

Quebra-gelo

Aqui estão algumas formas de abordar o assunto e deixar todo mundo à vontade:

  • Elogie o espaço organizado de alguém, diga como você também gostaria de se organizar assim. Pergunte se ele/ela teve alguma ajuda.
  • Comente como você quer investir no treinamento da sua funcionária doméstica e que quer contratar alguém para fazer um treinamento da rotina da casa etc.
  • Explique a sua situação, mostrando como (o nascimento do novo filho, falecimento ou a internação do papai, o seu divórcio, o seu casamento, a sua mudança, o seu novo trabalho) está te sobrecarregando e como você está precisando de ajuda para se re-organizar. Ao mostrar a sua fragilidade e a situação específica as pessoas entenderão que é uma situação pontual e você não se sentirá “taxada” por estar buscando ajuda para se organizar.

 

Similar Posts

3 Comments

  1. Cristina Mello says:

    Adorei sua postagem sobre, liberar espaços, e coisas que já não tem mais serventia!
    E o melhor..Vou me qualificar para ser uma Personal Organizer.

  2. Pingback: Por que contratar uma personal organizer? | Helena Alkhas

Leave a Reply

Your email address will not be published.