O closet é um espaço da casa que pode facilmente perder sua funcionalidade se não for organizado da maneira correta. Peças fora do lugar, roupas penduradas de qualquer jeito e sapatos espalhados pelo chão são apenas alguns exemplos do que pode acontecer.

Esse espaço é, ainda, um dos maiores motivos de contratações de uma personal organizer, afinal, um closet bagunçado pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça para os moradores de uma casa.

Pensando nisso, preparei, no artigo de hoje, algumas dicas de organização para o closet. Confira uma a uma e aplique-as em sua própria casa – e, também, na das clientes.

 

Quais são as melhores dicas de organização para o closet?

# 1: Esvaziar para avaliar

Comece a organização retirando tudo que há dentro do closet – mas tudo mesmo, inclusive os maleiros. Esta etapa é fundamental, pois desta forma você vai conseguir visualizar a quantidade exata de espaço que tem no local e de roupas e acessórios que precisa organizar. E como eu sempre digo as minhas clientes: você pode manter o que quiser, desde que tenha espaço. Afinal, somos organizadoras profissionais e não mágicas!

Aproveite este momento para avaliar cada uma das peças junto com a sua cliente: elas ainda servem? Ela ainda gosta do estilo? Há muitas peças do mesmo tipo ou cor? Será que não é melhor encaminhar para doação?

 

Photo by Upstaging – Look for closet pictures

# 2: Separe item por item, por tipo e função

Dentre todas as dicas de organização para o closet, esta tende a ser a mais importante. Isso porque, se a cliente sabe exatamente o que precisa e em que seção do closet este tipo de peça está, é muito mais fácil encontrá-la e, da mesma forma, guardá-la depois.

Como fazer esta separação? Comece por categorias maiores, como roupas, sapatos e acessórios. Depois, divida por sub-categorias como roupas pesadas de frio, roupas leves que podem ficar em gavetas, sapatos de frio e de verão, bolsas grandes e clutches, etc.

Mais uma das dicas de organização para o closet que fazem a diferença é a separação dos itens por cores. Pode parecer um exagero, mas quando a sua cliente entrar no closet e perceber o efeito degradê, vai entender o quanto essa regra de organização facilita na hora de encontrar o que procura.

 

 

# 3: Conte com os acessórios corretos para organização

Às vezes, a estrutura em si dos armários não é o suficiente para manter a ordem. Alguns pequenos truques (produtos) podem fazer a diferença. Veja alguns:

  • Cabides específicos para lenços: eles centralizam todos os lenços em um só cabide e não ocupam espaço;
  • Cabides para cintos: com a mesma função dos lenços;
  • Enchimentos para botas de cano alto e bolsas: eles mantêm a bota e a bolsa estruturadas, preservando essas peças por mais tempo o couro;
  • Divisores de peças íntimas: evitam aquela bagunça clássica nas gavetas de meias, biquínis e roupas íntimas;
  • Embalagens à vácuo: elas são perfeitas para guardar roupas que não estão sendo usadas, como, por exemplo, casacos muito pesados, roupas de festa, fantasias, entre outros;
  • Caixas de acrílico ou pequenos cestos: elas existem em diversos formatos e são perfeitas para receber joias, relógios, óculos, sapatos e até mesmo roupas molinhas, como saídas de praia, blusinhas de seda, entre outros.

Outro detalhe interessante para ter em mãos antes de começar a organizar o closet são os cabides iguais, já que eles criam uma sensação visual de uniformidade e, consequentemente, mais organização.

 

# 4: Preste atenção em alguns detalhes antes de começar a guardar as peças

Estes detalhes dizem respeito ao tipo de roupa e à forma com a qual deve ser guardado. Camisetas de algodão e blusas de lã podem ficar arquivadas ou em pilhas, as calças podem devem ser penduradas, as blusas de seda junto com as camisas, e por aí vai.

Além de conservar as peças por mais tempo, este pequeno cuidado ajuda a sua cliente a manter a ordem do espaço por muito mais tempo, afinal, cada coisa fica em seu lugar!

Essas dicas de organização para o closet valem para espaços muito pequenos ou muito grandes, e, tomando cuidado em cada uma das etapas, você vai ver a magia acontecer e, com certeza, vai encantar a sua cliente.

Quer uma mãozinha extra na hora de organizar? Confira nosso Fichário da Casa Organizada, e aprenda a ganhar muito mais tempo pelo resto da vida! 

Similar Posts

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *