Separar as roupas que precisam ser lavadas, relembrar quais são as compras do super mercado, passar o uniforme das crianças, fazer pagamento das contas do mês… Ufa! Quem diz que cuidar e organizar a casa é coisa simples, certamente não sabe o que diz.

E o problema não se trata apenas de divisão de tarefas. Muitas mulheres acabam tendo o auxílio de uma empregada ou diarista, ou ainda contam com a ajuda dos filhos e do marido na execução de diversas atividades dentro de casa.

O problema, no entanto, é dar conta de lembrar de tudo que precisa ser feito – especialmente se você também trabalha fora. Neste caso, somente uma secretária pessoal – ou um clone de você mesma – para ajudar nesta missão.

A boa notícia é que desde sempre pudemos contar com uma ferramenta para organizar a casa e que resolve facilmente este problema: o checklist.

O poder do checklist para organizar a rotina da casa. Quando e como usar o checklist.
O poder do checklist para organizar a rotina da casa. Quando e como usar o checklist.

Quando e porque usar o checklist?

O checklist ou A checklist… não importa. Na hora de organizar a casa o gênero da lista não não vem ao caso. O que importa é que ter um checklist sempre contigo vai te ajudar a:

  • Anotar os alimentos que precisam ser comprados;
  • Ter sempre à mão as atividades diárias daquela semana ou mês;
  • Registrar pendências específicas, como chamar o encanador, trocar a lâmpada do escritório, etc;
  • Ter registrados todos os compromissos mensais, como pagamentos de algumas contas;
  • Não esquecer as atividades e compromissos escolares das crianças;
  • Programações anuais, como troca de filtro do ar condicionado, limpeza de carpetes, etc;
  • Planejamento dos pratos que serão feitos durante a semana;
  • Controlar tudo o que foi estocado no freezer;
  • Anotar horários de compromissos para toda a semana ou mês;
  • Entre outros.

Devo fazer uma ou várias checklists para organizar a casa?

Isso vai depender muito do seu estilo de organização e de como você lida com as anotações. Prefere fazer um checklist novo a cada semana? Perfeito. Mas tome cuidado para não acabar se esquecendo de fazer o próprio checklist (risos).

O ideal mesmo é que você tenha todas as informações centralizadas em um só lugar. Assim você evita de perde-las e fazer confusão. Pense em alguma coisa parecida com uma agenda, só que contendo todos os compromissos e demandas de seu lar.

Outro fator positivo de centralizar as informações em só lugar é que todos os membros da casa podem ter acesso à elas, também. Se a lista estiver em seu celular, por exemplo, somente você poderá consultá-la.

Junto desta checklist você também pode concentrar outras informações úteis, como telefones de médicos, parentes, datas importantes para a família, e assim por diante.

E então, agora quero saber se você, assim como eu, também vai se render aos poderes de um bom checklist para organizar a casa?

Se a sua resposta for sim, antes de ir embora quero te apresentar um projeto meu super especial: o Fichário da Casa Organizada. Tudo isso que mencionei anteriormente está incluso nele! E além disso, ainda inseri as atividades diárias, semanais, mensais e anuais para que sua casa se mantenha sempre limpa e organizada.

O melhor de tudo é que você só precisa abrir a lista completa (checklist), imprimir e colocá-la dentro de uma pasta ou fichário. Simples e muito funcional!

Ficou curiosa para conhecer meu Fichário da Casa Organizada? Então clica aqui! 

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.