Agora que você já está bem mais antenada com o assunto Minimalismo e, provavelmente, já começou a repensar algumas coisas dentro de sua casa, chegou a hora de colocarmos o dedo na ferida. Pois é, esta talvez seja a pior parte para as mulheres.

É que de nada adianta ficar tentando, dia após dia, ser minimalista em todos os cômodos da casa e, quando chega no armário, é aquele caos. Aquele acúmulo de roupas que não serve mais, que saíram de moda, que já foram comidas pelas traças…. mas que ainda estão ali.

A gente tem dessas coisas né: “vai que um dia eu precise”, “eu vou emagrecer e posso usá-la de novo”, “as tendências vão e vem, logo vai estar na moda de novo…”

Será mesmo? Será que quando este ou estes dias chegarem, você vai querer usar tais peças novamente? Será que elas não estão em seu armário por puro e simples apego?

O Minimalismo Na Hora De Se Vestir

Pense comigo, se dentro de sua casa você resolveu deixar somente o que faz sentido para você, o que é de fato usado no dia a dia, por que com seu armário seria diferente?

Uma coisa que acho muito bacana entre alguns minimalistas é que eles sempre estão usando suas peças favoritas. Eles as repetem sim, e muito, mas se sentem felizes por não ter essa coisa de roupa do dia a dia ou roupa de sair. Todo dia é dia de usar a roupa preferida.

Neste caso, muitos deles adotam um conceito que não é tão novo assim, mas que vem fazendo cada vez mais sucesso mundo afora. O armário cápsula.

minimalismo
Minimalismo Na Prática: O Armário

O Que É O Armário Cápsula?

O armário cápsula funciona mais ou menos assim. Primeiro você vai pensar em como o clima funciona na região em você vive. As estações são bem definidas, ou há somente extremos de quente e frio? Ou é apenas frio sempre? Etc…

Depois, você precisa pensar na sua rotina. Você trabalha fora? Trabalha via Home Office? É dona de casa, aposentada, etc…

Por fim, chega o momento de fazer uma seleção das peças, separando tudo o que você realmente usa daquilo que não usa. Aí, então, você fixa um número X de peças para usar no dia-a-dia durante x estação.

Não há um número exato, mas há um movimento forte que defende que 33 peças (incluindo sapatos e acessórios) são o suficiente para uma estação completa, como o outono, por exemplo. O segredo aqui, para funcionar, é eleger peças que funcionem muito bem entre si.

Veja nessa imagem de exemplo como poucas peças podem gerar infinitos looks. A questão é apenas planejamento e uma boa seleção

Posso Guardar As Peças De Outra Estação?

Pode sim. As peças de inverno, por exemplo, você pode guardar em caixas ou sacos à vácuo. E quando o clima mudar, faça a inversão.

Qual O Objetivo Do Armário Cápsula?

Primeiramente é praticidade. Quando você imagina que todas as peças do seu armário combinam entre si – e que você gosta muito de todas -, você não perde tempo pensando horas e horas no que vestir para ir ao trabalho.

Segundo: a sensação de tranquilidade e espaço quando você olha para um armário menos cheio, sem entulhos. Isso realmente traz paz. Terceiro: viver apenas com o que é necessário – nisso você já ficou craque quando o assunto é minimalismo, certo?

E por fim, ajudar quem realmente precisa. Já pensou quantas famílias você pode beneficiar doando roupas que já não tem mais espaço em sua vida?

E O Que Fazer Quando Houver Uma Festa Ou Evento Formal?

Você pode sim guardar uma peça-chave para eventos especiais, como um vestido de festa mais chic, um sapato, ternos, etc. Vale deixar junto com as peças da estação que não está sendo usada.

Mas também há alternativas como aluguel de roupas ou o bom e velho “amiga, tem um vestido para me emprestar?”. Parece estranho pensar nisso hoje em dia né, mas vai por mim, ainda funciona!

E então, está preparada para começar a praticar o minimalismo em seu armário e no de suas clientes também? Se ficou qualquer dúvida, deixa para mim pelos comentários! Até a próxima!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.