Administrando um lar para viver uma vida que você ama.

A administração do lar vai muito além de fazer as compras ou lavar as roupas – isso é na verdade, administração da casa. A administração do lar acontece quando você garante que as necessidades -físicas, mentais e emocionais- de sua família, inclusive as suas, são atendidas.

A administração do lar acontece quando:

  • você se dedica a montar um menu e uma lista de compras de mercado que atenda as necessidades nutricionais e claro, ao gosto de sua família, além de economizar dinheiro e tempo, o que também irá beneficiar a todos.
  • você planeja todas as visitas de médicos, dentistas, oculistas e vacinação de todos os membros de sua família, para que você possa se planejar com antecedência, garantindo assim a sua tranquilidade de que você terá tempo e de que todos estão sendo cuidados.
  • o seu planejamento inclui tempo para cuidar da sua própria saúde, porque eu acredito que, queiramos ou não, nós mulheres somos a coluna central da saúde e bem-estar de nossas amadas famílias.

 

home-management-binder-a-personal-organizer-

Para você tuitar!

Você está administrando sua casa ou o seu lar?

Passando da Ansiedade para a Administração

É verdade. Você está inundada de obrigações, trabalho, tarefas domésticas, cuidados com as crianças.

Eu não conheço nenhuma mulher com filhos que não se sinta assim e eu posso te garantir que este sentimento é existente aqui nos Estados Unidos também.

Eu trabalho com mulheres super bem-sucedidas, profissionais liberais, executivas de grandes empresas ou donas de seus próprios negócios e todas elas sem exceção estão puxando os cabelos e se perguntando “quando é que eu vou ter um break, uma pausa?”.

Ao ser contratada por elas, a primeira etapa do meu trabalho consiste em escutar, analisar e rever junto com ela TODAS as atividades, rotinas e escalas da família e ver como podemos simplificar, porque como eu sempre digo: eu acredito que é possível a gente fazer tudo, só não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. 😉

 

voce pode fazer tudo

 

Mais que organizar, rever valores

E também porque nós estamos passando por um momento de transformação e questionamento, onde todos nós estamos nos sentindo sobrecarregados com todas as “virtudes” do mundo moderno, em que tudo vem em excesso.

Uma vez feito este trabalho de revisão de valores, de novas escolhas e de seleção de prioridades (tipo: as crianças precisam mesmo de 2 esportes cada uma?), a próxima etapa é centralizar todas as informações necessárias para a administração da família, da alimentação, saúde, educação, atividades extra-curriculares, do staff doméstico e dos serviços relacionados à casa. Afinal, se você tem filhos, você sabe que nós gerenciamos uma verdadeira empresa. Dos papéis da escola até as contas a pagar, há muita informação a ser gerida.

As crianças trazem papéis da escola, das aulas de música, da professora particular e tudo precisa ser supervisionado, organizado, assinado e enviado de volta para a escola. A correspondência com papéis e documentos importantes não param de chegar e a empregada -se você ainda tem uma- nunca esquece de perguntar “o que a Sra. quer para o jantar?”. Tudo isso se soma ao estresse do trânsito, do trabalho, dos eventos e festas, do seu casamento.

Criando a sua central de informações

E foi através da observação destas necessidades das minhas clientes no meu trabalho, que eu fui adicionando checklists e formulários ao que aos poucos se tornou o Fichário da Casa Organizada™. Ele nasceu em simples páginas rabiscadas, que eu trazia para casa e montava no computador, para levar para a próxima sessão e conforme ele foi crescendo e amadurecendo eu contratei uma designer para criar o formato que existe hoje.

O segredo é realmente ter tudo em um só lugar, criando assim uma “estação central” para todas as suas informações e atividades da família e da casa. Fazendo isso fica muito mais fácil administrar a sua casa, economizar (muito!) tempo, mas principalmente dinheiro.

 

Ao organizar as suas informações, considere as seguintes áreas da sua vida:

Planejamento de Emergência        

As emergências e imprevistos acontecem e ainda que no Brasil não tenhamos os furacões, tornados ou terremotos, tão comuns aqui no hemisfério Norte, outras situações podem demandar que você esteja preparada para se comunicar com pessoas importantes e que possam te ajudar nestes momentos. Além disso, no caso de inundações ou incêndios (muito comuns onde vivo), é muito importante que você tenha todos os documentos permanentes organizados e protegidos em caixas-arquivo à prova de fogo, para que você possa juntar apenas o essencial e sair da casa.

Informação Médica

Arquive todos os papéis e documentos médicos juntos, organizando-os por membro da família e mantendo controle das visitas a médicos, especialistas, vacinação e outras informações pertinentes, como exames. Quando for ao médico leve consigo as informações necessárias para que a sua visita seja produtiva e completa. Quando as crianças começarem na escola ou forem se inscrever em uma atividade esportiva que requeira um atestado médico, você terá tudo à mão para prover as informações e documentos necessários.

Planejamento de Refeições e Compras

As compras de mercado e a alimentação são uma das áreas em que as famílias mais desperdiçam dinheiro. O planejamento de refeições ineficiente fará com que você faça compras mais frequentemente (mais gasolina, mais tempo, mais excesso!), desperdice alimentos perecíveis e compre itens em duplicidade com frequência. Quando você vai ao mercado com uma lista e um plano em mente é muito mais fácil de evitar os famosos beliscos e as comidas processadas e congeladas e fazer escolhas mais saudáveis e mais baratas.

Manutenção da Casa

A manutenção de uma casa realmente é uma tarefa para um time, mas como este time costuma ser a gente mesmo 🙂 é melhor nos equiparmos de tudo o que precisamos para montarmos o nossa “equipe de experts”.

Recolha todos os números de profissionais de serviços como eletricista, torneiro, faz-tudo, pintor, marceneiro etc em um só lugar. Na próxima vez que você precisar fazer um conserto na casa, você vai poder pegar o seu fichário e achar o que você precisa, contatar o profissional correto e seguir adiante. Adicionalmente mantenha todas as garantias para todos os equipamentos da casa organizados no fichário, assim, se o seu ar-condicionado resolver quebrar em janeiro você vai poder conferir as informações necessárias rapidamente.

Um dos motivos que nos leva a procrastinar é não sabermos onde está o que precisamos para completar uma tarefa e isso nos leva a perder tempo e sim, você adivinhou, dinheiro!

Além dos telefones para contato e dos recibos e garantias, mantenha checklists de manutenção diários, semanais, mensais, semestrais e anuais para a sua casa. Você vai sempre se sentir no controle da situação.

Atividades da Família e Calendário

Mantenha junto com o seu fichário um calendário com uma semana a cada duas páginas para que você sempre tenha uma visão geral do que está por vir. Todos os domingos confira o seu calendário/agenda e planeje a semana para que tudo esteja sob controle, para que as refeições estejam planejadas, as escalas organizadas e assim por diante.

Ensine às crianças a usar um calendário desde cedo. É uma habilidade que eles irão levar para a vida toda!

Agora que nós cobrimos quais atividades e áreas da sua vida você pode gerir melhor usando um sistema de administração do lar, considere implementar o Fichário da Casa Organizada™ na sua casa. Você vai se sentir muito mais tranquila e muito mais no controle da situação sabendo que tudo o que você precisa está organizado e pronto para usar.

Clique aqui para comprar e baixar o seu Fichário da Casa Organizada™ agora.

 

fichário da casa Helena Alkhas

Similar Posts

One Comment

  1. Rosemri Ribeiro says:

    Helena…
    Gostaria da indicação de uma personal organizer . Trabalho fora , tenho um filho de 10 anos e moro numa casa bem pequena .
    Estou por assim dizer perdida na bagunça e isso me faz mal !
    Você tem cursos online de organização de casa?
    Enfim como pode me ajudar ? ! Por favor !! Fico no aguardo de uma resposta !
    Obrigada
    Rose

Leave a Reply

Your email address will not be published.