Você é destas pessoas que acredita que as regras de etiqueta profissional da vida não valem para o mundo online? Pois saiba que está cometendo um erro muito, muito grave. Especialmente para nós, que temos a internet como cartão de visita, saber quais são as regras “do jogo” é muito importante.
Eu resolvi escrever sobre isso, pois, durante anos atuando como Personal Organizer e me relacionando na maior parte do tempo pela Web, percebi que tanto minhas clientes quanto minhas colegas, acabam esquecendo que, online ou não, é preciso haver o mínimo de educação.
Ah, vale destacar que não estou aqui para julgar o comportamento de ninguém, mas que quero deixar bem claro o quão importante é a etiqueta profissional para a carreira de uma Personal Organizer. Para isso, separei algumas dicas muito especiais. Vamos lá?
Primeiramente: Por Que A Etiqueta Profissional É Tão Importante?
Eu e você sabemos que o mundo é imenso e que cada um é cada um. Haverão aqueles clientes que não se importam nem um pouco com o jeito com que você escreve um e-mail, envia um orçamento ou faz sua abordagem pelo Whatssap. Em contrapartida, haverão aqueles que se importarão – e muito.
Por isso, precisamos tirar a média sempre para cima. Ou seja, seguir as regrinhas de etiqueta profissional em todos os casos. Desta forma, você consegue:
- Evitar que os clientes criem um má impressão pela forma com que você se comunica
- Fidelizar seus clientes pelo atendimento profissional que oferece
- Passar mais profissionalismo e seriedade sobre seu trabalho
E vai por mim: não é exagero. Pode ter certeza que estes são três pontos cruciais na carreira de qualquer profissional que sonha em chegar cada vez mais longe. Sendo assim, vamos às dicas!
Etiqueta Profissional Para A Personal Organizer Que Trabalha Online
No Facebook:
- Tenha um perfil procissional (e se quiser, um outro somente pessoal). Neste perfil, não compartilhe momentos de sua vida pessoal, de festas, bebidas, nem opiniões sobre política e religião. Pode pegar mal com alguns clientes. No seu perfil pessoal, mantenha a audiência das suas postagens para “apenas amigos” e não “público”, para evitar que a sua opinião pessoal sobre um tema (ou candidato) polêmico fique disponível para o mundo.
- Tenha cuidado com o jeito que você escreve seus posts, sempre com um tom mais formal e evitando ao máximo erros de português. Se for preciso, peça para alguém conferir antes da postagem. Erros como “mas x mais”, “agente x a gente”, “menos x menas”, trocar o “ss” por “ç” não são aceitáveis em tempos que dispomos de corretores online gratuitos.
- Não aborde ninguém no Messenger, espere ser abordada pelas possíveis clientes. E antes de qualquer conversa, não se esqueça dos comprimentos de praxe: “Olá, como vai, sou fulano, estou ótima…etc.” Você iria bater na porta da casa de alguém que não conhece? Não, correto? Então, a mesma regra se aplica aqui!
Por E-mail:
- Nunca enviei e-mails promocionais para as pessoas sem que elas tenham te dado autorização para isso. É muito rude e intrusivo. Envie mensagens apenas para as pessoas que solicitaram ou que concordaram em receber.
- No primeiro contato, apresente-se e faça um brevíssimo resumo de seu trabalho. Não escreva um email imenso contando a sua vida pessoal e profissional. Isso pode ser um sinal de 1. que você tem dificuldade em se expressar de forma sucinta, dando destaque ao que é relevante e 2. que você não valoriza o tempo – seu e o alheio.
- Nos contatos seguintes, continue usando os comprimentos formais e educados. “Olá, como vai você, tudo bem por aí”. E ao final também: “Foi ótimo falar com você, um grande abraço, até mais.” Quando você não faz isso, fica parecendo que você está irritada ou que é mal educada e nós não queremos que nossos clientes pensem isso de nós.
- Nunca seja íntima demais, mas também, nunca seja fria demais. O equilíbrio é tudo para demonstrar profissionalismo.
- Não seja rude se alguém reclamar de seus preços. Explique com calma o valor do seu trabalho e caso o cliente potencial não goste da sua resposta, isso é sinal que ele deve ir buscar outra profissional.
- Mais uma vez, muito cuidado com a língua portuguesa.
E Por WhatsApp:
O Whatssap vem se tornando uma ferramenta de contato cada vez mais comum entre profissionais e clientes. Mas por seu viés mais informal, exige alguns cuidados especiais.
- Só inicie as conversas pelo aplicativo se a cliente pedir o contato.
- Jamais chame uma cliente fora do horário comercial ou em finais de semana. Não invada o espaço dela.
- Evite mandar áudios muito longos. Uma boa dica é sempre perguntar se pode antes de enviar um áudio. Afinal, muitas clientes não gostam disso.
- Se vai usar o aplicativo para o trabalho, tenha uma foto profissional no perfil.
- Use-o com os clientes e colegas somente para assuntos relacionados ao trabalho. Nada de correntes ou imagens de bom dia.
- Só adicione suas clientes em algum grupo com o consentimento das mesmas.
Pronto! Estas são regrinhas de Etiqueta Profissional mais básicas que você tem a seguir. Comece a colocar elas e a colher os resultados de um atendimento extremante profissional. Quem sabe em breve eu traga novamente este assunto para entender mais sobre a Etiqueta da Personal Organizer.
Por hoje é isso. Se você quiser conhecer mais das minhas dicas, confira o Curso que preparei com todo o carinho para vocês: Profissão: Personal Organizer! Clique e confira!
Inscreva-se!
Venha se Tornar Uma Personal Organizer
No Profissão Personal Organizer® você aprende Marketing, Negócio e Empreendedorismo para criar, promover seu negócio de organização e ser contratada. Click abaixo e comece o curso hoje!