É fato que estamos passando muito mais tempo dentro de casa do que de costume. Com mais tempo de sobra, mais oportunidades para colocarmos em prática planos antigos, certo? Em contrapartida, é preciso dedicação para criar novos hábitos na rotina.

E nem sempre colocar os planos em prática é tão fácil quanto a gente imagina. Iniciar yoga, aprender uma nova língua, parar de reclamar, desenvolver uma longa estratégia para seu negócio, fazer um curso online…. Todos estes são exemplos de ações que exigem dedicação e paciência.

Por isso, nossa conversa de hoje não vai ser sobre organização ou negócios, mas sim, sobre como criar novos hábitos! Vamos lá?

Como criar novos hábitos em casa
Como criar novos hábitos em casa

Por Que É Tão Importante Ter Novos Desafios?

A vida muda o tempo todo. O mundo muda e as pessoas mudam. Por isso é tão importante não parar e aprender a se reinventar com frequência. Quer um exemplo? Antes da pandemia, a gente geralmente chegava do mercado e simplesmente guardava as compras direto dentro dos armários.

Agora é preciso desinfetar tudo com álcool. Além disso, tirar os sapatos e as roupas da rua. Lavar as máscaras…. São pequenos novos hábitos que vamos criando sem perceber, mas que acontecem de forma mais natural pois neste cenário existe uma necessidade real.

Mas quando é por um motivo pessoal? Quando a criação de um novo hábito depende exclusivamente de mim? O que fazer?

Passos Para Criar Novos Hábitos

Seja para iniciar um novo projeto em sua vida, para abandonar algum vício ou simplesmente para aproveitar mais o tempo em casa com atitudes positivas, criar um novo hábito vai ser algo que te exigirá dedicação, inteligência emocional e muita sinceridade consigo mesma.

Minha primeira dica é: faça o exercício dos 21 dias! Existem comprovações de que nosso corpo e nosso cérebro se acostuma com novidades após 21 dias de repetição. Então comece dando o máximo de si e fazendo durante este período aquilo que você se dispôs a incluir em sua rotina.

Depois, prepare-se para os contratempos. Quando alguma coisa acontece de errado em nosso dia, é normal que a gente acabe falhando com as atividades que não são obrigatórias. Por isso, pense sempre em um plano B caso você não tenha a possibilidade de seguir com o plano A.

Ter um planner, uma agenda ou algo visual onde você possa ver seus resultados também é um ótimo incentivo. Por exemplo, pegue um calendário e vá marcando com X cada dia dos 21 que você cumpriu com seu dever. É maravilhoso e contagiante ver aqueles espacinhos sendo preenchidos!

Ame Seu Objetivo e Suas Conquistas

E para finalizar, talvez a dica mais importante. Desenvolva um novo hábito desde que ele faça sentido para você, que ele realmente seja seu objetivo. Somente assim você poderá dedicar-se a ele com amor e dedicação.

Quer criar hábitos de manter a casa sempre organizada? Então lembre-se sempre dos benefícios que ele vai trazer pra sua vida. Assim, todo o processo será mais prazeroso e, a cada dia que passar, ver sua evolução só trará alegrias e mais resultados.

E então? O que você achou das minhas dicas? Tem mais alguma que possa ajudar no processo de criação de novos hábitos? Compartilha comigo pelos comentários!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.