Sabemos que, durante o ano, as vendas no comércio não são estáveis. Temos alguns meses melhores, que geralmente estão ligados a datas comemorativas, e outros piores. Por isso, precisamos estar prontos para essa flutuação. Feriados e datas comemorativas são excelentes momentos para criar promoções ou pacotes exclusivos/temáticos para atrair novos, ou até mesmo antigos clientes.

As principais datas comemorativas utilizadas pelo comércio são o Natal, o dia das mães e o dia dos namorados. Além da Black Friday, que não está ligada a nenhum feriado aqui no Brasil, mas se tornou um importante período para o comércio nacional.

Como usar feriados e datas especiais para lucrar mais.

Marketing Sazonal: Como as Datas Comemorativas Podem Atrair Clientes

O marketing sazonal, que se refere a promoções feitas para eventos e períodos específicos do ano, é uma ferramenta muito importante para se aproximar dos clientes atuais e atrair novos consumidores. 

Essas datas normalmente envolvem comemorações familiares, que dizem respeito ao amor, à esperança e outros sentimentos que ficam mais evidentes nas pessoas. Por isso, os clientes estão mais suscetíveis a comprar e investir em suas casas.

Como Personal Organizer, é necessário entender quais são as datas mais importantes para os seus clientes e o que você poderia trabalhar em cima deles para aquecer as suas vendas.

No Natal, por exemplo, muitas pessoas costumam receber parentes e amigos de fora para serem hospedados em suas casas. 

É uma excelente oportunidade para serviços de organização, já que ninguém quer receber os hóspedes em um ambiente desorganizado. Além de poder colocar toda a decoração de natal sem maiores preocupações.

Mas nas outras datas, em que não podemos explorar muito essa possibilidade, sempre podemos trabalhar com descontos, pacotes especiais ou temáticos, “organização presente“ (assim como muitas lojas têm seus cartões presente), por exemplo.

No dia das mães, você pode criar um pacote cozinha+sala, que pode ser dado de presente, por exemplo, organizando a sala e a cozinha das mamães, para que elas possam curtir essa data tão especial sem precisar se preocupar em arrumar e organizar a casa para receber os filhos e netos.

Nessas datas comemorativas e outros feriados, em que você vai criar promoções e pacotes diferentes dos tradicionais, faça com que toda a identidade visual da marca esteja de acordo com a data. Incremente a promoção dos posts do Facebook, faça stories falando do tema no Instagram e crie sorteios.

Para que esses períodos sejam aproveitados ao máximo, você precisa definir um objetivo. Sem uma meta definida você não consegue avaliar se a campanha ou promoção funcionou ou não.

Planeje as Datas Comemorativas e Feriados ao Longo do Ano

Crie um calendário com as datas relevantes para o seu negócio e já comece desde já a planejar as ações que serão executadas em cada data, os objetivos e metas de cada uma.

Como tudo que é diferente e fora da nossa rotina, precisamos ter atenção redobrada na hora de planejar e executar essas ações. As condições de cada uma devem ser expostas de forma clara, para que você não passe por nenhum mal-entendido com seus clientes.

Você possui um site em que vende seus pacotes de organização online? É sempre bom se preparar para um fluxo maior de acessos e vendas e, assim, evitar que o seu site caia e você perca as vendas pelas quais trabalhou tanto. Consulte o responsável pela sua página e se informe!

Aproveite a data comemorativa e crie conteúdo especial sobre ela. Fale sobre organização focada em cômodos ou assuntos pertinentes à data em questão. Traga seu cliente para suas redes e para a sua página com conteúdos relevantes para ele, já que o momento é propício para isso.

No dia dos namorados, por exemplo, uma ideia é criar posts ensinando a deixar um ambiente mais romântico e aconchegante gastando pouco ou utilizando itens que já temos em casa. É uma excelente maneira de conseguir tráfego orgânico para a sua página e levar o cliente até os seus serviços!

E então, o que achou das minhas dicas? Comente abaixo e me diga!
Quer aprender ainda mais? Confira a Loja A Personal Organizer.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.