Estamos vivendo dias apreensivos graças à chegada do novo coronavírus ao nosso país. Muitos estados brasileiros já estão mantendo o maior número de pessoa possível em casa e, com isso, muitas delas estão sendo apresentadas a uma nova modalidade de ofício: trabalhar em casa.

Dicas para trabalhar em casa

Muitas pessoas têm em seu imaginário que trabalhar em casa é um sonho. Mas, como tudo nessa vida, há vantagens e desvantagens. E se esse momento não for administrado com cuidado, o sonho pode virar um pesadelo.

Estar em casa torna muito mais fácil estar dispersa e não ser dedicada como se é no ambiente corporativo.

Televisão, as crianças em casa, barulhos dos vizinhos, nossa geladeira à nossa disposição, todas aquelas tarefas domésticas pendentes que estamos adiando há meses… Tudo isso pode fazer com que o nosso tempo em home office renda muito menos do que no escritório.

Nesse momento específico, trabalhar em casa não é uma escolha e sim uma necessidade, então os contras dessa prática precisam ser contornados da melhor forma possível. Por isso, separei algumas dicas para você se organizar para trabalhar em casa!

1. Não Faça Home Office de Pijama

Sim, eu sei que é muito cômodo ficar de pijama o dia inteiro. Afinal, você está em casa, qual o problema?

O problema é que o pijama sugere ao nosso cérebro que estamos relaxados, que estamos em um “momento preguiça“ e isso não é real se estamos cumprindo expediente.

Você não precisa se arrumar como se fosse para o trabalho, mas coloque uma roupa que não seja de dormir ou de faxina (é sério).

2. Não Trabalhe Sentada no Sofá

Eu sei, eu sei. É muito mais confortável ficar ali, jogada no sofá, em frente à televisão. Mas mais uma vez, você está fazendo ao seu cérebro um convite irresistível para a distração e a falta de foco.

Arrume a mesa, separe um espaço para você poder trabalhar esses dias de afastamento social. Um espaço onde você consiga organizar as coisas que precisa de forma semelhante a como funciona no trabalho.

Estar sentado com a postura correta, em uma mesa organizada, ajuda a manter o fluxo de trabalho parecido ao que você mantém na empresa. 

3. Se Possível, Fique Em Um Cômodo Separado do Restante da Casa

Sabemos que muitas pessoas moram em casas e apartamentos pequenos ou com muitos outros familiares. E que nessa condição de quarentena, estarão todos em casa ao mesmo tempo e o dia todo.

Mas, se possível, trabalhe em uma mesa no seu quarto, ou em algum outro cômodo onde não haja tanto movimento de pessoas entrando e saindo, falando, assistindo televisão etc. Isso tira nosso foco e nos deixa menos produtivas quando precisamos trabalhar em casa.

4. Mantenha Os Seus Horários Mesmo ao Trabalhar em Casa

Comece a trabalhar no mesmo horário em que faria no escritório. Faça as pausas de almoço e lanche nos mesmos horários e encerre o seu expediente como de costume. Não se distraia e fique trabalhando além do horário (acredite, isso acontece muito).

Tente manter a sua rotina – pelo menos no que diz respeito aos horários – o mais próximo possível do que você está habituada. Isso ajuda a manter a organização e conseguir produzir num ritmo parecido com o do escritório.

Mudar para home office é sempre uma questão de adaptação. Normalmente, as pessoas preparam um cômodo, um “escritório“ para poderem trabalhar de casa. 

No entanto, nesse momento de crise, em que fomos pegos de surpresa e enviados para trabalhar de casa sem nenhum tipo de preparação, é preciso fazer o melhor com o que temos. E nos mantermos o mais produtivas e focadas possível.

Espero que as dicas sejam úteis, que ajudem nesse momento tão delicado e complicado. Também espero que estejam todas bem e sendo responsáveis e cautelosas, se dedicando na prevenção da COVID-19!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.