O período de quarentena por conta do coronavírus não tem sido fácil para ninguém. Mas, para quem tem crianças em casa, tudo parece mais difícil. No entanto, não é nada que algumas atividades para se entreter e entreter as crianças não resolva!

Os pequenos têm muita energia, não entendem direito o que está acontecendo e ainda não lidam bem com a frustração, o que torna toda situação especialmente complicada.

Antes de tudo, sente com seus filhos e explique de maneira clara, e pertinente à idade deles, tudo o que está acontecendo.

Planejando Atividades Para Entreter as Crianças
Planejando Atividades Para Entreter as Crianças

Fale sobre o vírus, formas de contágio, sobre como se prevenir e o motivo pelo qual não poderemos sair de casa por uns dias.

Você também vai precisar explicar sobre o trabalho em casa. Muitos estão seguindo a quarentena e, por isso, passaram a fazer home office.

Nesse cenário, conciliar o trabalho em casa com as crianças presentes o tempo todo pode ser um malabarismo que parece impossível. Mas, com paciência e união de todos, é possível fazer desse momento algo bom.

Com nossas vidas corridas e muitas distrações para as crianças, quanto tempo você tem passado de fato com seus filhos?

Aproveite esse período de quarentena e se aproxime deles, dedique tempo à eles, brinque com eles!

Tenha em mente que seus filhos estão fora da escola e que, por isso, algumas habilidades precisam ser trabalhadas a fim de que o prejuízo não seja muito grande.

O ideal aqui é que tenhamos dois tipos principais de atividade: as para entreter as crianças e as para te manter entretido nesse período de quarentena.

Ideias de Atividades Para Entreter as Crianças

Se você precisa fazer home office, ou ainda se tem que cuidar da casa, você vai precisar que seus filhos fiquem “contidos“ por um período de tempo.

Para entreter as crianças e fazer com que eles deixem você trabalhar, será preciso oferecer a eles atividades que prendam a atenção.

Quebra-cabeças são uma ótima opção. Dependendo da idade dos seus filhos e do tamanho do jogo, podem levar um bom tempo para serem montados.

É uma atividade que trabalha a atenção, a memória, a concentração, e a coordenação motora fina, no ato de pegar as peças (movimento de pinça).

Desenhos para colorir estão entre as atividades preferidas das crianças e, assim como os quebra-cabeças, trabalham um conjunto de habilidades bem semelhante ao que seria na escola.

Imprima desenhos dos personagens preferidos das crianças e coloque eles perto de você ou até na mesma mesa em que estiver trabalhando (se for a mesa de jantar, por exemplo).

Se você for artesã profissional ou por hobby, tiver materiais como botões, miçangas e pedrinhas misturados (parafusos também servem), dê para as crianças separarem e organizarem. Trabalharemos várias habilidades aqui e ainda terminará com a bagunça organizada.

Nessa hora, liberar o uso da tela para as crianças pode ser uma ideia. Apenas fique atenta para que não passem o dia todo no vídeo game ou celular. Limite o tempo e use a tecnologia com sabedoria.

Aposte Em Atividades Que Gastem Energia

Há várias opções aqui para entreter as crianças e fazer com que elas gastem energia.

Crie um circuito para elas seguirem, em que precisem vencer obstáculos pulando, passando por baixo, andando em cima de um desenho feito de fita no chão. 

Vai fazer uma bagunça, mas vai valer a pena! As crianças gastarão bastante energia e vão trabalhar equilíbrio e coordenação motora.

Outra dica é esconder objetos pela casa e pedir que as crianças encontrem. Estabeleça prêmios para cada objeto. Vai fazer com que os pequenos corram pela casa e se cansem bastante. Para facilitar e evitar muita bagunça, distribua bilhetes com pistas pela casa.

Dê Tarefas Para Entreter as Crianças

 Existem muitas atividades do cotidiano de uma casa que podem ser ensinadas e delegadas às crianças. Estabeleça uma escala para arrumar as camas, catar os brinquedos, lavar a louça…

Inclua seus filhos no preparo das refeições, dê tarefas pertinentes à idade de cada um e estimule com elogios e orientações (sempre claras e com voz suave).

Se tiverem um bichinho de estimação, dê às crianças tarefas como troca de água, comida, ou recolher as fezes.

Tente incluir as crianças em todas as tarefas que for executar dentro de casa, seja arrumar um armário, seja passar roupa (eles podem colocar as roupas nos cabides e levar para o lugar, por exemplo).

E Quais Podem Ser as Melhores Atividades Para se Entreter na Quarentena?

Bom, quando o assunto é a gente se entreter, fica bem mais fácil! Afinal, cada um de nós conhece seus gostos e preferências, e não vai ser difícil identificar o que pode ser feito para passar o tempo durante a quarentena.

Por causa de toda essa situação, muitas empresas e instituições liberaram atividades gratuitas como cursos, visitas online a museus, shows e palestras por meio de lives no Instagram, entre outras programações.

Além disso, você pode tirar um tempo para ler aquele livro que comprou e não conseguiu começar ou terminar, assistir a um bom filme, fazer uma noite de queijos e vinhos ou outra comida que você e sua família apreciem e se sintam bem.

Esse ainda é um momento muito oportuno para arrumar a bagunça e colocar a casa em ordem. Uma ideia para se entreter pode ser elencar um cômodo por dia para dar “uma geral”. Jogue o que não serve mais no lixo, separe para doação o que ainda for útil e limpe tudo.

Aproveite os dias em casa e cuide do seu lar, da sua família, da sua saúde física e mental. Assim, estaremos mais fortes quando tudo isso passar!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.