Dicas de Organização Para o Seu Home Office

Quando atendo clientes, muitas vezes encontro o quarto de hóspedes completamente tomado por tralhas, enquanto minha cliente trabalha em uma mesa “escondida” em um canto da sala de jantar, pois acredita não ter outro lugar em sua casa para trabalhar.

Sempre dou prioridade a construir um espaço onde minha cliente possa ser produtiva, sem sacrificar a estética ou a funcionalidade da casa como um todo.

E para criar um home office, muitas vezes tenho que buscar espaço no “tal” quarto de hóspedes, que passa a exercer múltiplas funções. Mas isso não é problema pois, a verdade é que seu home-office pode ser muito mais do que o espaço onde você trabalha.

como organizar home office

 

Trabalho é uma das muitas funções que o seu escritório pode vir a ter, especialmente se você tiver que compartilhá-lo com outros membros da família ou se ele tem que fazer as vezes de quarto para hóspedes ou algo assim.

Para crianças, por exemplo, o seu home-office pode ser um ótimo lugar para fazer o dever de casa enquanto passa tempo com o papai ou a mamãe, contando com a sua ajuda quando precisar. Nos finais de semana, seu home office pode se transformar em um espaço para liberar a sua criatividade com trabalhos artesanais.

Vejamos abaixo algumas idéias para maximizar o espaço e o uso do seu home office.

Crie um Design Para o Seu Espaço

 

Pense como você planeja utilizar o seu home office antes de começar a empurrar a mobília de um lugar para outro ou correr para a loja para comprar algo.

Se você trabalhar de casa, sua mesa terá uma função durante toda a semana, devendo ser confortável e oferecer espaço para trabalho e armazenagem suficiente para você estar comfortável.

Considere adicionar uma mesa multifuncional em outra parte ou parede deste espaço, que possa ser utilizada por outros membros da família.

Um console como o usado neste espaço abaixo poderia ser uma solução para o dever de casa e uma estação de computador para as crianças.

 

 

Crie espaços multifuncionais para o seu home office

 

Utilize mobília, tapetes, iluminação e divisórias como painéis móveis para criar múltiplos espaços e aumentar a funcionalidade. O uso de painéis estreitos de cortina usando trilhos no teto, oferecem privacidade a hóspedes quando você precisa dividir o ambiente.

A iluminação tem um papel importante em como nos sentimos em um ambiente. Opte por lustres com lâmpadas de maior potência para a iluminação do teto, e deixe as de voltagem mais baixa para abajures ou luminárias para cada área, de acordo com a sua função.

 

 

Se você precisa de múltiplas estações de trabalho, posicione mesas ou escrivaninhas frente a frente ou criando um L para definir claramente as áreas de trabalho de cada usuário.

 

 

 

Escolha armazenagem com cuidado

 

As melhores soluções de armazenagem nem sempre vem na forma de arquivos ou caixas.

Peças que podem ser facilmente guardadas ou escondidas quando não estão em uso são excelente soluções para espaços compartilhados ou com múltiplas funções.

Invista em cadeiras e mesas dobráveis para melhor aproveitamento do espaço quando não for necessário.

 

 

Compre pufes e poltronas que ofereçam armazenagem extra para colocar arquivos, armazenar material de escritório extra ou mesmo a roupa de cama de hóspedes.

 

 

Dê um cantinho para as crianças estarem junto com você

 

Se você vai incluir uma área para o dever de casa das crianças, envolva-as no processo e nas escolhas.

Para famílias com mais de uma criança, escolha uma mesa que possa servir para duas ou mais pessoas e incentive-as a compartilhar uma mesa ou estação de trabalho

Deixe-as escolher suas próprias cadeiras ou caixinhas coloridas para armazenagem de material escolar. Quanto mais elas se identificarem com o espaço, mais elas irão querer passar tempo ali com você.

Qual a sua dica favorita para organizar o seu home office?

 

Similar Posts

5 Comments

  1. BOm dia, adoro suas dicas.. Mas eu tenho uma mesa no meu quarto que é o meu home office. E não consigo mante-la arrumada.. Meu apartamento e muito pequeno, passe dicas sobre isso.. Obrigada

  2. Marcia Alexandrino says:

    Atenção para a relação janela monitor/notebook. Posicionar a estação de trabalho de frente para a janela vai cansar as vistas com a claridade de fundo, já ficar de costas vai refletir na tela. O idéia é Posicionar a estação de lado para a janela. Beijins.

    1. Oi, Márcia. Muito obrigada pela sua dica, muito importante para a saúde dos nossos olhos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.